Você está visualizando atualmente Data Center e Cloud Computing: o que são e como utilizá-los?

Para as empresas, é cada vez mais evidente a necessidade delas terem os seus dados guardados de forma segura. Somente assim é possível tirar maior proveito de estratégias de big data e também garantir a segurança de informações sigilosas dos clientes.

A tecnologia tem se desenvolvido muito nesse sentido, e as organizações podem optar por soluções, como data center e cloud computing. Assim, resguardam-se as informações e os dados que serão utilizados de forma adequada.

Acompanhe os tópicos a seguir e compreenda e o que são o data center e o cloud computing, bem como a melhor forma de utilizá-los.

O que é um data center?

Quando falamos em data center, estamos nos referindo a um ambiente que é projetado para que os servidores e outros arquivos de uma empresa sejam abrigados e ativos na rede.

Esse sistema tem como objetivo garantir que os softwares e os programas utilizados pela empresa sempre rodem com qualidade, garantindo que o negócio tenha continuidade. Os ERPs e os CRMs são exemplos de programas que funcionam apenas quando há um data center eficiente na organização.

O equipamento deve sempre ter links de conexão diferentes e alguns fornecedores de bakcbone. Isso fará com que os programas que estão hospedados no data center estejam sempre disponíveis para serem acessados quando for necessário.

E o que é cloud computing?

O cloud computing, por sua vez, é um conjunto compartilhado de recursos configuráveis do sistema de computador e de serviços de nível superior que podem ser provisionados sempre de forma rápida, pela internet. Trata-se de um método que depende do compartilhamento de recursos para obter economia de escala e coerência, funcionando de forma semelhante a uma utilidade pública.

Ao utilizar uma nuvem de terceiros, as organizações podem dar prioridade para os seus negócios principais, em vez de gastar com seus recursos próprios para esse serviço. Nesse caso, há uma otimização de atividades, sendo essa uma das principais vantagens desse modelo.

Data center e cloud computing: como utilizá-los?

O data center e o cloud computing são coexistentes, porém, no primeiro caso, é preciso que a empresa tenha um equipamento próprio. Nessas situações, podem ocorrer riscos, como incêndios e enchentes, que farão com que os dados sejam perdidos e a organização prejudicada.

O mesmo não ocorre com o cloud computing, pois os dados são copiados para diferentes localidades. Além disso, essa opção garante mais flexibilidade para as empresas.

Se uma organização perceber que necessita de mais espaço para armazenar os seus dados, basta que solicite uma mudança de plano no servidor que tem contratado. No caso de ter um data center próprio, é necessário adquirir um equipamento com mais capacidade.

De maneira geral, podemos dizer que data center e cloud computing são tecnologias essenciais para as empresas modernas. Porém, escolher a segunda opção pode ser mais vantajoso e econômico para o negócio.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Quer compartilhar situações que você vivenciou ao usar um data center ou a computação em nuvem na sua empresa? Então deixe um comentário no espaço abaixo. Sua participação é sempre bem-vinda por aqui!

Deixe um comentário