Você está visualizando atualmente 4 vantagens do gerenciamento de arquivos na nuvem

Para garantir um gerenciamento de arquivos seguro e eficiente, que possibilite a alta disponibilidade de informações, a computação em nuvem propicia uma nova geração de sistema de arquivos, simplificando a infraestrutura das empresas.

Os benefícios dessa tecnologia já estão sendo amplamente discutidos, bem como os desafios de implementação.

Para conhecer as diversas vantagens da cloud computing, acompanhe este artigo até o final.

O que é computação em nuvem?

A computação em nuvem é um paradigma que descentraliza o acesso a informações e permite a guarda dos arquivos na Internet. Antes da cloud computing, as empresas tinham a obrigação de instalar um servidor local, arcar com todos os custos e cuidar da manutenção e da segurança.

No entanto, com essa nova forma de armazenamento, os dados são salvos em servidores virtuais na grande rede global e são acessíveis a qualquer momento pelos proprietários.

Ou seja, em vez de um local específico para guardar informações valiosas, você dispõe de uma tecnologia que distribui os dados em diferentes servidores. Veremos, a seguir, com mais detalhes, por que considerar esse modelo de armazenamento.

Quais as vantagens do gerenciamento de arquivos com essa tecnologia?

1. Acesso em tempo real

Um dos principais benefícios é a possibilidade de acessar os arquivos na nuvem a qualquer momento e de qualquer local. Isso favorece as empresas quando precisam de informações para tratar com os clientes, por exemplo. A tomada de decisão também fica mais rápida e ágil quando o gestor dispõe de uma funcionalidade que otimiza o tempo.

Assim, é possível eliminar gargalos operacionais, maximizar a produtividade das atividades e atender melhor os clientes.

2. Flexibilidade

As soluções em nuvem permitem que as empresas paguem somente pelo que utilizam e contem com a possibilidade de aumentar o espaço sempre que precisarem de forma rápida. Já quando utilizam sistemas locais, as companhias precisam de um longo e caro processo de aquisição e instalação para conseguir uma capacidade de armazenamento maior.

Essa vantagem favorece, principalmente, o crescimento das empresas, permitindo uma escalabilidade maior e mais facilidade na gestão de informações.

3. Segurança

Os sistemas em nuvem implementam recursos robustos de segurança para evitar perda e corrupção de dados. Com os backups automáticos e a criptografia, os arquivos ganham importantes camadas de proteção, o que traz segurança ao dia a dia da empresa. Como os dados ficam armazenados em um ambiente monitorado, as possibilidades de sequestro dessas informações diminuem consideravelmente.

As aplicações de cloud também trazem soluções de disaster recovery (recuperação de desastres) que permitem uma retomada das atividades depois de algum incidente que comprometa os dados.

4. Sustentabilidade

Com sistemas em nuvem, é possível economizar energia, espaço e refrigeração, já que a empresa não precisará manter uma infraestrutura local. O número de impressões em papel também diminui, uma vez que o acesso aos arquivos é feito de forma virtual. Com menos máquinas, a emissão de dióxido de carbono é reduzida também.

A relação entre cloud e sustentabilidade já é algo bastante discutido ultimamente — inclusive, um termo foi cunhado para representar esforços da área para preservar o meio ambiente: TI verde.

Quais as vantagens do Webdrive da Webcenter?

Tudo isso que foi citado já faz parte da solução Webdrive da Webcenter. Com ela, você passa a ter rastreabilidade sobre a criação, a remoção ou a alteração dos seus arquivos, a proteção contra Ransomware, a recuperação rápida em casos de acidentes e o acesso simplificado de qualquer dispositivo.

A solução da Webcenter é baseada em quatro princípios básicos: armazenamento, compartilhamento, disponibilidade e segurança. Você fica livre para contratar apenas o que precisa, mas conta com uma possibilidade de expansão sempre que necessário.

A cloud computing facilita bastante a vida dos empresários e trabalhadores, pois garante maior segurança, menores custos e a disponibilidade de que você precisa para manter seu sistema sempre no ar. A solução da Webcenter traz todos esses benefícios e muito mais, com um suporte que o ajudará e cuidará de todas as questões técnicas, desde a implantação até a manutenção.

Agora que você conseguiu entender as principais vantagens do gerenciamento de arquivos em cloud, confira em detalhes a solução o Webdrive da Webcenter!

Deixe um comentário