Você está visualizando atualmente 5 ferramentas de BI que você precisa conhecer

O Business Intelligence (BI) é uma estratégia que utiliza a tecnologia para analisar dados e obter informações importantes para o negócio. Existem diversas ferramentas de BI que podem ser utilizadas para conseguir essas informações, auxiliando na tomada de decisões, na redução de custos, na otimização de processos internos da empresa etc.

Os dados analisados podem vir de diversas fontes, como planilhas, bancos de dados, relatórios ou os sistemas da própria empresa, como o CRM e o ERP. A forma como essa análise é feita depende da ferramenta de BI utilizada, por isso é tão importante conhecer as diversas opções disponíveis no mercado. Quer saber quais são elas? Acompanhe a leitura!

1. Google Data Studio

A ferramenta de BI do Google permite a criação de relatórios que facilitam a visualização e interpretação das informações que contribuem com a geração de métricas para o negócio. Além disso, ele possui integração com outras ferramentas da companhia como o Google Ads, Analytics e BigQuery.

Os relatórios são totalmente customizáveis, podendo ser editados por qualquer um dos membros da equipe, e as mudanças são salvas em tempo real, o que facilita o trabalho colaborativo. A ferramenta gratuita é capaz de atender bem às necessidades de pequenas e médias empresas.

2. IBM Watson Analytics

A Watson Analytics é uma ferramenta baseada em cloud computing que permite analisar dados em diversos formatos. Esses estudos são visualizados diretamente em um dos navegadores web com os quais ela é compatível.

Alguns dos diferenciais dessa ferramenta são a possibilidade de criar dashboards e infográficos com as informações descobertas, fazer análises complexas de forma rápida e simplificada e examinar dados vindos do Twitter — é possível utilizar uma versão gratuita para conhecer melhor o funcionamento do instrumento.

3. Tableau

O Tableau é compatível com os principais bancos de dados do mercado e pode ser implantado tanto na nuvem quanto em servidores locais. Ele pode ser acessado por dispositivos móveis ou computadores e oferece a possibilidade de se fazer uma avaliação gratuita da ferramenta.

Um dos principais diferenciais do Tableau está na facilidade da análise visual dos dados. Ele conta com gráficos dinâmicos e painéis interativos, que permitem que você arraste e solte elementos na tela para explorar os dados de maneira simples e intuitiva.

4. Adobe Analytics

No Adobe Analytics, os dados podem ser visualizados de forma simplificada em painéis ou de forma detalhada em relatórios personalizados, que podem ser compartilhados por e-mail ou em dispositivos móveis.

Além disso, ele é capaz de analisar e fornecer informações sobre a utilização dos aplicativos móveis da empresa e ajuda a fazer análises de marketing. Essas análises permitem identificar melhor quais são as estratégias adotadas que estão dando melhores resultados, como campanhas de e-mails, divulgação em redes sociais ou comerciais televisivos, para direcionar melhor os investimentos.

5. Stilingue

A Stilingue é uma ferramenta brasileira, criada para obter e analisar dados de diversos meios online, como redes sociais, blogs, fóruns etc. que são uma fonte inesgotável de informações úteis para o seu negócio, seja para aumentar suas vendas ou fazer melhores investimentos.

Essas informações podem ser usadas para descobrir tendências de mercado, verificar o que as pessoas estão pensando sobre seus serviços e como está o posicionamento da marca no mercado, fazer uma análise de concorrência, descobrir quais são as características dos consumidores que apresentam maior interesse por seus produtos etc. Esses fatores são essenciais para tomar decisões efetivas e alcançar melhores resultados.

Agora que você já conhece as principais ferramentas de BI, é importante analisar cada uma delas e selecionar as mais adequadas para a sua organização. Afinal, sua empresa, com certeza, já possui uma grande quantidade de dados disponíveis, prontos para serem analisados e usados a favor do crescimento do negócio.

O artigo foi útil para você? Então não se esqueça de compartilhá-lo nas redes sociais para que seus contatos saibam sobre as ferramentas de BI!

Deixe um comentário