Você está visualizando atualmente Como a gestão de TI pode ajudar a sua empresa a conquistar o mercado

Administrar um negócio nos tempos atuais, sem levar em conta a gestão de TI, pode ser um grande desperdício. As possibilidades de gerar resultados mais positivos e efetivos é uma das principais facetas que este campo do conhecimento pode trazer aos empreendimentos.

Se você ainda não sabe como realizar isto, continue lendo e entenda melhor com este post.

Auxílio na tomada de decisão

Saber lidar com o volume de informações disponíveis sobre o seu nicho de mercado e a própria organização dos dados gerados por sua empresa (número de vendas, produtos estocados, folha de pagamento, etc) é um fator estratégico do qual você não pode abrir mão.

Um DSS, sigla para decision-support system, é um programa capaz de gerar dados estatísticos comparativos que lhe ajuda a ter maior clareza sobre um ponto que ainda é nebuloso para você em seu negócio.

Digamos, por exemplo, que você queira saber quanto custaria aumentar sua produção nos próximos meses e qual seria o impacto orçamentário nos empreendimentos. Por meio deste software é possível gerar dados estatísticos e realizar comparações que trarão uma visão completa para você tomar a sua decisão.

Neste contexto, não podemos esquecer também da inteligência artificial, que por conta própria é capaz de compilar dados e organizá-los a fim de gerar agilidade nos processos administrativos. Muitos bancos, por exemplo, utilizam este tipo de facilidade em sua estrutura para combater fraudes e administrar inadimplência.

Essas vantagens permitem que você fique mais bem informado e seguro para tomar decisões e para fazer as escolhas mais acertadas.

Controle das informações por meio da gestão de TI

O que não faltam hoje são tecnologias que permitem compilar e organizar dados diversos, seja para controle orçamentário, planejamento financeiro ou mesmo recursos humanos.

Por meio da gestão de TI você pode aproveitar destas facilidades para ter maior controle das informações que circulam por sua empresa, fazendo assim uma administração mais veloz e descomplicada. Tempo vale dinheiro e saber aproveitar este recurso também é essencial para sair na frente.

Uma ferramenta essencial neste processo é a Big Data e o motivo disso é simples: o consumidor hoje está online todo o tempo, acessando os mais diversos tipos de informações e ofertas. Conhecê-lo profundamente exige o cruzamento de dados diversos e uma análise correta que somente o uso do Big Data pode realizar. Aprofunde-se nisso.

Facilitação nas transações financeiras

A facilitação nas transações financeiras é outro benefício possibilitado pela gestão de TI. Desde pagar fornecedores ou até mesmo funcionários, as diversas formas de pagamento eletrônico e de debitação automática podem, mais uma vez, fazer com que você ganhe tempo e torne seu negócio mais ágil.

O Transaction Processing System, conhecido sob a famosa sigla TPS, é um dos maiores exemplos de que é completamente possível ser mais eficaz nas transações financeiras por meio da gestão de TI.

As possibilidades não acabam por aí e o Entreprise Resource Planning (ERP) ou, em bom português, Sistema Integrado de Gestão Empresarial, pode interligar sistemas de gestão diversos da corporação em uma mesma ferramenta e ainda ser armazenada em nuvem por meio Cloud Computing. São muitas as alternativas e você precisa conhecê-las.

Métricas de performance

Qualquer site, rede social ou plataforma online que se preze, oferece algum tipo de geração de métrica ao usuário. Quem tem um blog ou uma página no Facebook sabe bem disso quando acessa seu relatório de performance e vê qual foi o alcance de suas publicações, por exemplo.

No universo da gestão de TI isso vai muito além e você pode gerar métricas de performance sobre os mais diversos aspectos do seu negócio que podem estar tanto envolvidos com o marketing digital que falávamos acima como aspectos comerciais relativos à vendas, controle orçamentário, etc.

Como pôde ver, este campo da tecnologia pode oferecer muito ao seu empreendimento. Várias empresas já fazem uso disto para obter melhores resultados e sairem na frente. Não fique fora dessa!

Se gostou de saber como a gestão de TI pode ajudar a sua empresa a conquistar o mercado mas ainda quer esclarecer algum ponto, deixe seu comentário. Será um prazer  ajudar você a obter melhores resultados em seu negócio.

Deixe um comentário