Você está visualizando atualmente Draas: entenda o que é e quais são os benefícios para sua empresa

Toda empresa precisa eventualmente lidar com contratempos no cotidiano do trabalho, e procurar maneiras de se prevenir contra adversidades faz parte de uma boa gestão de TI. Uma delas é o DRaaS (Disaster Recovery as a Service), um serviço de recuperação de dados indispensável para empresas que precisam manter suas aplicações funcionando 24 horas por dia.

O DRaaS replica continuamente os dados do servidor da empresa e permite que eles sejam recuperados rapidamente no caso de desastres inesperados, como inundações, indisponibilidade da rede, panes elétricas, ataques ocasionados por problemas de segurança, falhas humanas e outros impasses que podem ocorrer a qualquer momento.

Confira a seguir alguns dos benefícios que o DRaaS traz para sua empresa!

Neutraliza riscos

Ao enfrentar algum contratempo, tornam-se necessárias diversas intervenções, como reparos na infraestrutura e recuperação de dados, fazendo com que a equipe de TI da empresa fique sobrecarregada. Além disso, podem surgir perdas financeiras, que se tornarão ainda maiores quanto mais tempo o servidor levar para se recuperar. Com o DraaS, esses impactos são neutralizados, e sua equipe pode concentrar-se em resolver o problema com calma.

Reforça a disponibilidade da infraestrutura de TI

O Disaster Recovery executa todo o ambiente de produção da empresa, incluindo todas as aplicações contidas no servidor principal, bancos de dados, sistemas operacionais e configurações de rede, durante todo o tempo necessário para que o servidor principal se recupere do desastre. Dessa forma, você pode continuar contando com os recursos de sua infraestrutura de TI sem interrupções, por um preço bastante acessível às empresas de todos os portes.

Garante a continuidade dos negócios

Com os sistemas funcionando de forma ininterrupta, nenhuma transação deixará de ser feita pelos clientes na plataforma da empresa. Além disso, seus colaboradores poderão continuar trabalhando normalmente, sem perda de produtividade devido à indisponibilidade dos sistemas empresariais. Assim, o desastre ocorrido não provocará enormes impactos nos seus lucros, já que o negócio continuará funcionando normalmente.

Permite recuperar dados de forma rápida

O DraaS evita perdas de tempo com reparos de servidores e recuperação de backups em casos de emergência, já que essas tarefas poderiam ser bastante demoradas e deixarem o sistema da empresa fora do ar por longos períodos. As melhores soluções de Disaster Recovery contam com baixos índices de RTO e RPO, o que permite recuperar os dados de forma ultra veloz.

Melhora a imagem da empresa

Quando os clientes percebem que o sistema da empresa fica fora do ar por muito tempo, acabam ficando com uma má impressão sobre a qualidade dos serviços prestados. A situação torna-se ainda pior quando isso acontece frequentemente, o que pode afastar os usuários. O DraaS livra sua empresa de problemas como esse, mantendo suas aplicações sempre disponíveis.

Como você viu neste artigo, o Draas é um investimento que realmente traz diversos benefícios para o negócio. Porém, é preciso ter em mente que, para ter mais segurança nos processos internos da empresa e conseguir um custo-benefício ideal, é necessário buscar a ajuda de profissionais especializados nesse serviço.

Você está pronto para ter os benefícios do DraaS na sua empresa? Então entre já em contato conosco e conheça nossa solução!

Deixe um comentário