Você está visualizando atualmente Entenda o que é a Internet das Coisas e como ela pode beneficiar sua empresa

A Internet das Coisas trouxe uma nova realidade para os negócios através do surgimento de tecnologias cada vez mais avançadas, que estão sendo integradas à rede de Internet e permitindo a otimização dos processos de venda, melhoria na experiência do cliente e, até mesmo, automatização do trabalho.

Desse modo, neste post, veremos um pouco mais sobre o conceito de Internet das Coisas e como isso pode beneficiar as empresas. Boa leitura!

O que é Internet das Coisas?

A Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) está relacionada ao fato de que vários objetos que, antes, não eram conectados à Internet, agora, podem sê-lo. Isso torna a tecnologia inteligente.

Dessa forma, temos desde eletrodomésticos até cidades inteligentes (Smart Cities), que são conectadas à Internet. Algumas empresas têm usado essa tecnologia, por exemplo, para a realização de pesquisas, como é o caso da IBM e da Siemens AG, que fazem o monitoramento dos sistemas de transporte, iluminação etc.

Quais os benefícios para o seu negócio?

São inúmeros os benefícios que a Internet das Coisas pode proporcionar para o sucesso das empresas. Veja abaixo alguns exemplos.

Medicina

A Internet das Coisas pode contribuir para que as pessoas tenham mais qualidade de vida. Com ela, os hospitais podem contar com geladeiras que, através de etiquetas RFID, medem a temperatura dos medicamentos e transmitem avisos automaticamente, sem precisar de uma intervenção manual. Com isso, ganha-se na garantia da qualidade dos produtos armazenados e na otimização logística dos estoques.

Da mesma forma, algumas clínicas médicas investem milhões em IoT — por exemplo, na compra de monitores de pressão e temperatura, permitindo fazer o cruzamento dos dados do paciente em tempo real, possibilitando que os médicos tenham controle sobre a saúde dos pacientes à distância por meio da rede de Internet.

Agronegócio

A Internet das Coisas tem muitos recursos a oferecer para o agronegócio, como por exemplo, equipamentos de irrigação otimizados, que através de medições do solo e a previsão do tempo, conseguem determinar a quantidade ideal de água e o momento de irrigar as plantações. Também através de sensores que detectam a presença de pragas é possível definir a melhor utilização de defensores agrícolas. E, através da transmissão desses dados pela Internet, torna possível a tomada de decisões mais rápidas e precisas, que garantem melhores e maiores safras.

Como exemplo, podemos citar o software Climate FieldView, que realiza o mapeamento de todo o terreno para que as áreas mais férteis possam ser usadas para o plantio.

Indústria

A indústria também está sendo aperfeiçoada com o uso da Internet das Coisas, aumentando a produtividade através da maior precisão e automatização dos processos.

Com isso, as máquinas podem ser integradas por meio da Internet. Por exemplo, há sensores que transmitem mensagens aos usuários com dados de monitoramento de produção e de funcionamento dos equipamentos.

Outro exemplo são os dispositivos integrados à rede de energia, que possibilitam a distribuição de maneira inteligente — o que proporciona muito mais economia para as empresas.

Informações na nuvem

Com a integração de muitos objetos com a rede de Internet, consequentemente, a quantidade de dados será muito grande para o armazenamento em dispositivos físicos.

Por isso, outro grande benefício da Internet das Coisas para as empresas é poder guardar as suas informações na nuvem. Essas informações podem ser localizadas por meio de qualquer dispositivo com acesso à Internet.

A sua organização pode contar com o serviço de uma empresa terceirizada e especialista em cloud computing, para oferecer as melhores oportunidades de armazenagem de dados com total segurança na nuvem.

Portanto, você aprendeu, neste artigo, como a Internet das Coisas funciona e quais os seus benefícios para as empresas. É útil que você possa inovar em sua organização, encontrando formas de implantar essa tecnologia para otimizar o trabalho e gerar mais vendas.

E aí? Gostou de saber como a Internet das Coisas pode ajudar a sua empresa? Deixe o seu comentário para que possamos responder as suas dúvidas.

Este post tem 2 comentários

  1. Carlos Poletti

    Obrigado pelo artigo sobre Internet das Coisas. Que serviços a Webcenter oferece para o abrigo de informações na nuvem ?
    Atenciosamente
    Carlos Poletti

    1. Help Desk

      Carlos,

      Hoje nós oferecemos Servidores na Nuvem que podem rodar aplicativos (tipo ERP, CRM, …), aplicações específicas, banco de dados.

      Também oferecemos Serviços de Disaster Recovery na Nuvem ou on Premise. Estes serviços visam manter a disponibilidade e integridade de suas aplicações e dados em casos de acidentes. Acidentes simples como um simples erro de operação que tenha deletado dados inadvertidamente até acidentes graves como um incêndio no ambiente que seu servidor estiver.

      Um serviço que acho muito adequado para o seu tipo de empresa é o webdrive. Este serviço é um gerenciador de arquivos na Nuvem, onde você pode armazenar e compartilhar seus arquivos de trabalho com colaboradores, clientes e fornecedores de sua empresa. O grande charme do serviço é o total controle que você tem sobre como seus arquivos podem ser acessados e por quem, além da facilidade de acessá-los de diversos lugares, até mesmo do seu celular e também saber quem os acessou. Isso tudo com um sistema anti-ransomware, o que diferencia muito a nossa solução em relação a outras do mercado.

      Se preferir um contato direto, por favor, preencha o formulário abaixo:

      https://www.webcenter.com.br/fale-com-o-especialista/

      Atenciosamente,
      Luiz Paulo Amaral

Deixe um comentário