Você está visualizando atualmente O que é RTO e RPO e quais são seus impactos para o negócio?

São vários os problemas que podem colocar em risco os dados de um negócio, como defeitos em equipamentos, falhas por parte de funcionários da empresa, desastres naturais ou ataques cibernéticos. Um serviço de proteção de dados é indispensável nesses casos, mas para saber medir sua eficiência é necessário conhecer os significados de RTO e RPO.

Esses conceitos são fundamentais para a elaboração de uma boa estratégia, a fim de garantir a continuidade das atividades do negócio em situações críticas e evitar a perda de dados cruciais. Neste artigo, você vai descobrir o que é RTO e RPO e como eles podem impactar os negócios. Acompanhe!

O que é RTO?

Recovery Time Objective (RTO) é uma métrica que indica o tempo em que o servidor da empresa pode ficar fora do ar, com os serviços indisponíveis, após algum incidente que causou sua interrupção. Ou seja, ele representa o tempo máximo que o servidor deve levar para se recuperar em caso de um desastre.

Suponha que em um determinado momento o servidor parou de funcionar e, uma hora depois, voltou a operar normalmente. Nesse caso, dizemos que o RTO é de uma hora. Esse é o tempo para que a falha que ocasionou a interrupção dos sistemas possa ser identificada e corrigida.

O que é RPO?

Recovery Point Objective (RPO) é um índice que especifica a quantidade máxima de tempo entre o último backup bem-sucedido realizado e o momento em que os serviços foram interrompidos devido a algum incidente.

Todos os dados que foram alterados durante esse tempo provavelmente serão perdidos, então, podemos dizer que o RPO também representa a quantidade de dados que não poderão ser recuperados.

Dessa forma, se uma empresa realiza backups diariamente, o tempo entre a realização de um backup e a ocorrência de algum desastre será de, no máximo, vinte e quatro horas. As alterações que haviam sido feitas nos arquivos durante esse tempo serão perdidas, e o RPO será de vinte e quatro horas.

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Como o RTO e RPO impactam os negócios?

É essencial que os sistemas e serviços da empresa estejam sempre disponíveis para os clientes e colaboradores. Portanto, as taxas aceitáveis de RTO e RPO devem ser calculadas de acordo com as necessidades da empresa, de modo que as interrupções no funcionamento dos servidores impactem o menos possível na rotina do negócio.

Para isso, é preciso considerar os efeitos que uma indisponibilidade nos sistemas da empresa poderia causar. Quanto mais indispensáveis forem os serviços do negócio, menos tempo eles podem ficar fora do ar e sua recuperação deve ser a mais rápida possível. Isso influencia diretamente na escolha de softwares, hardwares e na política de backups da empresa, que deve utilizar tecnologias bem elaboradas.

Empresas que precisam manter aplicações no ar ininterruptamente durante todo o dia, devem buscar índices baixos de RTO e RPO. Ao contratar um serviço de proteção de dados como o Disaster Recovery as a Sevice (DRaaS), é preciso levar em conta essas métricas, sendo que quanto menores forem as taxas de RTO e RPO do serviço, melhor será para o seu negócio.

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