Você está visualizando atualmente Quais são as 5 principais tendências de TI previstas para 2019?

Com a chegada de um novo ano, é natural que os empresários busquem por novidades em suas organizações. Isso porque, somente assim, se garante que o negócio siga colhendo resultados positivos nos próximos meses que estão por vir.

Dentro desse contexto, compreender quais são as principais tendências de TI para 2019 também é um assunto relevante para os empresários e gestores da área. E, para que você fique bem-informado, elaboramos uma lista com as principais delas. Confira!

1. Objetos autônomos

Os objetos autônomos, como drones, robôs, entre outros itens, tendem a se tornar mais populares no decorrer de 2019. No meio empresarial, isso significa que as máquinas seguirão em constante expansão para a realização de diversas atividades nas empresas, principalmente nas indústrias.

Isso não quer dizer, no entanto, que softwares e hardwares substituirão os seres humanos nas organizações. Muito pelo contrário, cada vez mais será valorizada a mão de obra que souber lidar com as novas tecnologias. É por isso que o profissional de TI deve sempre buscar por atualizações profissionais.

2. Experiência imersiva

Dispositivos que proporcionam experiências imersivas em realidades virtuais, como óculos inteligentes, devem ganhar mais espaço. Muito embora os estudos para esse tipo de recurso ainda estejam em fase inicial, eles devem começar a desapontar no meio empresarial em 2019.

Algumas empresas tendem a utilizar recursos de realidade virtual e realidade aumentada para desenvolver treinamentos com colaboradores, por exemplo. A área de TI, nesses casos, precisa estar preparada para dar todo o suporte necessário.

3. Sistemas de nuvem ainda mais seguros

armazenamento de dados em nuvem é uma tecnologia que veio para ficar nas empresas. Nas tendências de TI para 2019, isso deve ser ainda mais intensificado, e os técnicos em TI terão que estar ainda mais atentos para os dados guardados virtualmente.

A tendência é que os sistemas tornem-se mais seguros, evitando invasões nos sistemas e outros tipos de violações de segurança cibernética. Cabe ao gestor de Ti buscar por novos conhecimentos para garantir a implementação dos novos recursos em sua empresa.

4. Infraestrutura programável de ponta a ponta

Como haverá aumento no uso de plataformas em nuvem, também aumentará o uso de softwares como serviço, os conhecidos SaaS. Por conta disso, as infraestruturas programáveis de ponta a ponta poderão ser executadas mais facilmente.

As empresas, nesse sentido, terão habilidades para executar a sua TI com foco em utilizar os aplicativos e dados de forma mais estratégica, adaptando-os conforme a necessidade de cada momento.

5. Aplicativos personalizáveis

Para ganhar o consumidor, cada vez mais as empresas apostarão no desenvolvimento de aplicativos personalizáveis. Nesse caso, será disponibilizado aos usuários recursos de acordo com sua preferência nas plataformas.

Além da personalização feita de forma planejada, recursos de inteligência artificial e machine learning devem fazer com que os desenvolvedores compreendam as preferências de cada indivíduo.

Essas são algumas das tendências de TI para 2019. Fique atento a elas para obter êxito em sua empresa no ano que está começando. Assim, você abrirá margem perante os concorrentes.

Gostou dessas tendências? Então, compartilhe este post nas redes sociais! Assim mais pessoas terão acesso a essas informações relevantes.

Deixe um comentário