Você está visualizando atualmente Você conhece os principais tipos de redes de computadores? Confira!

O surgimento das redes de computadores com certeza representou uma grande evolução para as pessoas e empresas, trazendo diversos benefícios. Entre eles, destacam-se a possibilidade de troca de informações entre diferentes usuários, o compartilhamento de recursos computacionais, conectar a sede e as filiais de uma empresa e, principalmente, ter acesso à internet, tão presente em nosso cotidiano.

Existem diversos tipos de redes de computadores e é muito importante conhecê-los, já que eles têm funcionalidades diferentes e cada um é mais adequado para determinada situação. Quer saber quais são os principais? Então acompanhe o post!

LAN

A LAN (Local Area Network – Rede local) é uma rede de pequeno porte, normalmente utilizada para conectar dispositivos que não estejam muito distantes entre si, presentes em um mesmo local. Ela é muito utilizada nas empresas, casas, instituições de ensino, etc.

Um tipo de rede local muito popular atualmente é a WLAN (Wireless Local Area Network – Rede local sem fios), que dispensa o uso de cabos para conectar os dispositivos e é bastante flexível e fácil de implementar.

MAN

A MAN (Metropolitan Area Network – Rede metropolitana) possui um alcance maior que o da LAN e normalmente é utilizada para interligar dispositivos que estejam a uma distância média uns dos outros, como dentro de uma mesma cidade.

Ela é capaz de interligar, por exemplo, as redes locais de prédios de diversos bairros, ou diferentes unidades de uma universidade ou empresa que estejam próximas umas das outras. Esse também é o tipo de rede usado pelos provedores de internet.

RAN

A RAN (Regional Area Network – Rede regional) é parecida com a rede MAN, podendo ser considerada uma subcategoria desse tipo de rede. Porém, ela possui um maior alcance, permite conectar um número maior de dispositivos e oferece maior velocidade que a rede metropolitana.

Ela é capaz de conectar dispositivos de uma mesma região geográfica, sendo muito usada por órgãos públicos, por exemplo. Normalmente, essa conexão é feita por meio de cabos de fibra óptica.

WAN

A WAN (Wide Area Network – Rede de longa distância) tem um grande alcance e permite conectar redes locais ou metropolitanas umas às outras, dentro de um mesmo país ou até mesmo em diferentes continentes, como no caso da internet.

Assim como acontece com as LANs, também há redes de longa distância sem fios, que são usadas por empresas de telefonia celular. Organizações que possuem filiais em diferentes países podem conectá-las por meio de uma WAN, mas a rede VPN é uma solução mais econômica nesse caso.

VPN

A VPN (Virtual Private Network – Rede privada virtual) é uma rede particular criada sobre uma rede pública — a internet. Dessa forma, os dispositivos da rede são conectados por meio da internet, sem a necessidade de utilizar meios físicos para isso, como os fios. Assim, é possível interligar dispositivos de qualquer lugar do mundo.

A principal vantagem de usar uma VPN é o fato de que ela utiliza criptografia e encapsulamento para que os dados trafeguem pela rede de forma segura. Além disso, ela é muito útil para estabelecer a comunicação entre diferentes unidades de uma mesma organização e para que os colaboradores acessem a rede da empresa remotamente, como no caso de viagens de negócios.

Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a entender as diferenças entre os principais tipos de redes de computadores.

Você gostou do conteúdo? Já conhecia todos os tipos de redes que apresentamos? Conte-nos nos comentários!

Este post tem um comentário

  1. RAIMUNDO EVANGELISTA

    Parabéns, muito útil ??

Deixe um comentário