Você sabia que sites do governo norte-americano já foram bloqueados por hackers que fazem com que milhares de máquinas acessem ao sistema e sobrecarreguem o servidor, interrompendo assim o uso de toda a plataforma. A essa interferência damos o nome de ataques DDoS (Distributed Denial of Service).

Pois bem, isso não é comum somente em sites de governos ou bancos. Por causa da corrida pelo mercado, muitos concorrentes podem querer prejudicar o site da sua empresa contratando hackers que realizam esse trabalho.

Pensando nisso, no post de hoje vamos entender o que são os ataques DDoS e como a sua organização pode se proteger disso. Confira conosco!

O que são ataques DDoS?

Como dito antes, os ataques DDoS (ataque de negação de serviço) são uma forma que os hackers encontraram para interromper o acesso a um determinado site. Com isso, os recursos de um sistema ficam indisponíveis para os seus usuários.

Antes esses ataques eram feitos para atrapalhar a investigação da polícia ou com o intuito de bloquear o processamento de dados bancários, porém hoje se tornaram mais complexos e perigosos, tirando o sono das equipes de TI. Uma vez que agora o alvo são empresas de pequeno e médio porte.

Quais são os seus tipos?

Há três tipos de ataques de DDoS:

  • largura de banda: satura a performance de rede do servidor, bloqueando totalmente o seu uso;
  • recursos: acaba com os recursos do sistema, não permitindo nenhuma resposta;
  • exploração de uma falha de software: Denominado “exploit”, usa, como o nome já diz, uma falha de um software para infectar a máquina e controlá-la.

Como eles ocorrem?

Diferentemente das invasões de computadores, os ataques DDoS disparam vários pacotes ao mesmo tempo para um único servidor, sobrecarregando os sistemas e não disponibilizando qualquer forma de acesso.

Na prática, o invasor direciona milhares de acessos a um site, isso sobrecarrega o sistema fazendo com que o site ou servidor saia do ar.

Os hackers controlam milhares de máquinas que vão entrar no site da sua empresa ao mesmo tempo. Chamamos isso de controle zumbi, pois os usuários não sabem que as suas máquinas estão infectadas.

Quais prejuízos eles podem trazer?

São muitos os prejuízos para a sua empresa, caso você seja pego de surpresa com esses ataques. Podemos destacar a perda de muitos negócios, pois os clientes tentarão o acesso ao site da sua organização, mas ele se encontrará fora do ar por causa desses ataques de DDoS.

Ademais, isso será vantajoso para os seus concorrentes. Quando o usuário tentar fazer a compra de algum produto no site da sua empresa e perceber que ele não está em funcionamento, certamente vai procurar uma alternativa para satisfazer as suas necessidades.

Como prevenir ataques DDoS?

Previna-se contra esses ataques, protegendo a infraestrutura da sua empresa, detectando com antecedência essas ameaças. Você pode se proteger alterando a localização dos servidores e evitando pontos de falhas.

Além disso, você precisa contar com o serviço de uma empresa terceirizada que pode oferecer a segurança escalável para combater todos os ataques que surgirem. Essa proteção vai absorver e filtrar o tráfego DDoS da sua rede de internet. Isso contribuirá para que os usuários não tenham dificuldade com a conexão.

Neste post, você aprendeu sobre como são os ataques DDoS, quais são os seus tipos, os prejuízos que eles podem trazer para a sua companhia e como se proteger deles. É aconselhável que você procure pelo serviço de uma empresa especializada em segurança contra esses ataques para a sua tranquilidade.

Então, gostou do nosso artigo sobre o que são os ataques DDoS e como se proteger deles? Deixe o seu comentário abaixo e conte sua experiência para a gente.

 

Este post tem 2 comentários

  1. Luiz Paulo

    Excelente artigo. Uso o serviço de vocês para proteger nosso site de e-commerce. Estamos muito satisfeitos !!!
    Parabéns pelo novo site e pela ótima iniciativa de fazer este blog. Boa Sorte.

    1. Help Desk

      Olá Luiz Paulo !

      ficamos contente com o seu feed back.

      Atenciosamente,

      Equipe Webcenter

Deixe um comentário