Cloud Computing: o que é, como funciona e quais suas vantagens?

Cloud Computing: o que é, como funciona e quais suas vantagens?

A cloud computing ou computação em nuvem é considerada por muitos especialistas de TI como uma das inovações mais disruptivas da era digital. Ela oferece um ambiente de operação mais rápido, estável, barato e seguro, transformando a forma com que as empresas dos mais variados portes e segmentos operam e gerenciam seus negócios.

Mesmo em pauta atualmente nas organizações, o conceito ainda parece misterioso para muitas pessoas. Por isso, preparamos este artigo para que você entenda melhor o que é, como funciona e quais os benefícios a computação em nuvem pode trazer para sua empresa. Confira!

O que é cloud computing?

Por ser baseada em internet, a tecnologia em nuvem tem origem igualmente antiga. Porém, só passou a ser considerada relevante para os negócios durante a década de 1990, com o surgimento de empresas conhecidas como ASP (Provedor de Serviços e Aplicações). Desde então, não parou de crescer.

Na verdade, a cloud ou nuvem são computadores em que as informações ficam armazenadas de forma segura e podem ser acessadas via internet de qualquer lugar. Consiste em utilizar essa tecnologia de acesso como serviço, que passa a ser disponibilizado ao cliente à medida que ele solicita.

Lidamos com vários desses serviços diariamente, como e-mail, banco online e redes sociais. Hoje, além de armazenamento e processamento, é possível contratar serviços de software que vão desde aplicações simples, como editores de textos, a sistemas completos de gerenciamento empresarial, como ERPs.

Como funciona?

Conforme mencionamos, os arquivos e dados são armazenados em servidores que podem ser acessados independentemente da sua localização. Esses servidores fazem parte de uma infraestrutura poderosa, com alta capacidade computacional e recursos de segurança.

Uma estrutura robusta dessas tem um alto custo e, na maioria dos casos, capacidade bem mais elevada do que um negócio precisa. Por isso, um único servidor pode armazenar dados de diferentes empresas, que são processados e transferidos para outros à medida que a demanda exige.

Podemos dizer que adquirir um serviço de nuvem é contratar o fornecimento desses recursos. Hoje existem três modelos de cloud computing: a pública, a privada e a híbrida. As diferenças são no nível de controle da infraestrutura que o gestor tem e como os serviços são configurados.

A nuvem pública é a mais comum. Nela, os recursos são compartilhados por usuários diferentes e a manutenção é de responsabilidade do provedor do serviço.

Na nuvem privada, o gestor de TI tem controle sobre a infraestrutura, não há compartilhamento de recursos. É geralmente usada por empresas que precisam de processamento dedicado.

Já a híbrida, como o nome sugere, é uma mescla entre as duas anteriores. Portanto, é uma boa solução para empresas que não podem migrar totalmente seus sistemas para nuvem pública.

Vantagens

Acesso de qualquer lugar

A mobilidade é uma das principais características da computação em nuvem. Os documentos e informações passam a estar disponíveis aos funcionários a qualquer momento. Isso possibilita economizar tempo, facilitar o trabalho e aumentar a eficiência, além de permitir que os gestores acompanhem os processos em tempo real.

Dados em segurança

Armazenar dados de terceiros é uma grande responsabilidade. Por isso, provedores de cloud computing investem constantemente em segurança. Todos os dados são criptografados e o acesso é restrito a somente aqueles que estão autorizados. Há também um cuidado especial para evitar perdas de dados. Backups de segurança são feitos periodicamente e o cliente ainda tem a opção de contratar ou ele mesmo fazer backups adicionais.

Redução de custos e flexibilidade

Com a adoção da tecnologia em nuvem, é possível reduzir drasticamente os custos com TI. Máquinas potentes podem dar lugar a computadores mais básicos, já que agora a parte pesada do processamento fica por conta do provedor. Da mesma forma, uma equipe de TI numerosa não é mais necessária.

A infraestrutura não só é capaz de atender às suas demandas atuais, como também está preparada para suportar situações de pico e expandir de forma responsiva, dando segurança para o crescimento do seu negócio.

Os modelos de cloud computing permitem que diferentes tipos de empresas possam utilizar as vantagens da nuvem e tornar seu negócio mais estável e confiável. E você? Está pronto para ver como a nuvem pode transformar sua empresa? Então, conheça nossas soluções!

Deixe uma Resposta

%d blogueiros gostam disto: