Como melhorar a segurança do e-mail corporativo?

Como melhorar a segurança do e-mail corporativo?

O e-mail é uma das ferramentas mais usadas na internet, pois garante agilidade na comunicação entre os colaboradores das empresas. Em especial no ambiente corporativo, é fundamental investir na segurança de e-mail para garantir o sigilo das informações e evitar que “pragas virtuais” se disseminem.

Para manter o ambiente digital saudável e “higienizado”, além de investir em inovação, é essencial que os colaboradores de uma empresa estejam cientes dos principais cuidados básicos para garantir a segurança dos dados que circulam na rede diariamente.

Neste artigo vamos abordar algumas dicas importantes que ajudarão você a melhorar a segurança do sistema de e-mail da sua empresa. Confira!

 

Dicas para manter a segurança de e-mail

Desde a elaboração de senhas, passando pelos cuidados básicos com arquivos e servidores suspeitos, existe uma série de procedimentos simples que podem garantir um nível maior de segurança na troca de e-mails na sua empresa.

Elabore senhas complexas

Todos os e-mails necessitam de uma senha para acesso. Essa senha tem duas funções: acessar a caixa postal e o conteúdo das mensagens dentro dela e enviar mensagens. É muito comum um hacker roubar a senha de uma conta de email e fazer uso dela para o envio de mensagens fraudulentas, que visam disseminar vírus e roubar informações das vítimas. Por isso, criar senhas menos óbvias é uma ótima forma de diminuir a vulnerabilidade do sistema de email, além de ser um procedimento rápido e simples.

Existem alguns truques para a elaboração de uma senha, como mesclar letras maiúsculas e minúsculas junto com números e caracteres especiais. Também é importante evitar o uso de datas como aniversário, nome próprio ou senhas muito curtas, pois podem ser facilmente “quebradas” com o auxílio de softwares especializados.

Cuidado com os arquivos anexos

Para coibir o recebimento de arquivos mal intencionados, investir em filtros para o servidor é o primeiro passo no sentido de diminuir potenciais ataques por e-mail. Além de rastrear e alertar sobre mensagens perigosas, criar filtros pode bloquear determinados tipos de arquivos, como os executáveis e outras extensões que podem carregar programas nocivos.

Mantenha a sua equipe treinada

Não basta investir em tecnologia se o seu time não está treinado. É como um time de futebol onde os jogadores não utilizam estratégia e tática em conjunto para chegar ao gol do adversário.

Por estar sempre em contato com outras empresas, servidores e arquivos externos, as pessoas da sua equipe podem acabar abrindo portas para a entrada de ameaçã na rede da sua empresa. Por isso, investir em treinamento para manter seu time a par sobre os procedimentos de segurança é fundamental para reduzir os índices de invasão e ataques através do serviço de e-mail.

Faça sempre um backup das informações

Criar backup dos dados é essencial para qualquer empresa garantir a integridade das informações mais importantes do seu cotidiano. Na eventualidade da ocorrência de um ataque ou disseminação de vírus, será possível recuperar a informação comprometida ou perdida.

Hoje, existem diferentes soluções para recuperar suas informações. Faça sempre a escolha que lhe permite a maior disponibilidade, como é o caso do Disaster Recovery, permitindo a continuidade dos seus serviços em situações emergenciais.

Controle a troca de informações confidenciais

É muito comum que os profissionais usem a troca de mensagens para a transmissão de informações e arquivos confidenciais. O uso de dados criptografados e protocolos de segurança ajudam a manter a segurança de um servidor empresarial, evitando a ação de programas maliciosos.

 

Principais cuidados com a segurança

Confira a seguir alguns dos principais cuidados com a segurança de e-mail em uma empresa:

Antispam

O antispam é uma das ferramentas básicas mais importantes para aumentar o nível de segurança de um servidor. Sua aplicação é essencial, pois ajuda a filtrar a entrada de vírus nas caixas de e-mail da empresa além de facilitar o dia-a-dia do usuário, eliminando mensagens indesejadas.

MX secundário

O MX secundário é um serviço essencial para garantir o armazenamento das mensagens em caso de falhas ou interrupções no servidor de e-mail de uma empresa, evitando que mensagens com erro de entrega retorne aos remetentes originais. 

Relay

O serviço de Relay é essencial para as empresas que utilizam conexões de banda larga, pois evita que as mensagens sejam rejeitadas nos servidores de destino. Como utiliza servidores monitorados e com alto nível de confiabilidade, esse serviço permite garantir a reputação do IP de envio.

 

Como falamos, a mensagem eletrônica se tornou uma ferramenta indispensável para o mundo corporativo e consequentemente, investir na segurança de e-mail é fundamental para manter os servidores de sua empresa estáveis e protegidos. 

E você, o que achou do nosso artigo sobre segurança de e-mail? Siga nosso perfil nas redes sociais e confira mais dicas sobre tecnologia! 

 

Deixe uma Resposta

%d blogueiros gostam disto: