Sua empresa precisa de um Disaster Recovery? Descubra agora!

Sua empresa precisa de um Disaster Recovery? Descubra agora!

Você não compraria um carro sem obter um seguro, então por que você teria um negócio sem um plano de recuperação de desastres? Disaster Recovery é uma parte crucial da estratégia de TI de todas as empresas e, sem ela, você se abre para o potencial de perda de dados catastrófico.

Um desastre pode ser qualquer coisa que coloca as operações de uma organização em risco, desde um ataque cibernético até falhas de equipamentos em desastres naturais. O objetivo, com Disaster Recovery, é que uma empresa continue operando o mais próximo possível do normal. Saiba mais sobre isso neste artigo!

Responsabilidade e atribuição de tarefas

Um plano de Disaster Recovery é tão forte quanto as pessoas que o executam. Por esse motivo, encorajar seus funcionários a participar do processo de planejamento, lhes dará mais investimentos na empresa e no plano como um todo.

Descrever papéis e tarefas específicas para os funcionários realizarem em uma situação de desastre ajuda a garantir uma recuperação rápida e efetiva. Assim, sua empresa vai sofrer menos tempo de inatividade e enfrentar menos perda com uma resposta organizada dos funcionários.

Gestão de ativos

O processo de planejamento de Disaster Recovery coloca o inventário completo de todos os seus ativos em um local conveniente. Isso é benéfico em termos de preparação para desastres, entendendo onde e quais são seus recursos, tornando-os mais fáceis de gerenciá-los.

Gerenciamento de rede

O plano de Disaster Recovery coloca tudo em perspectiva, incluindo sua rede subjacente. Por meio do processo de documentação detalhada dos protocolos, as empresas podem entender completamente a rede, facilitando a reparação de problemas rapidamente.

Perspectiva de testes

A beleza do planejamento de um desastre antes de um realmente ocorrer é que você tem a capacidade de colocar seu plano à prova. Um passo que muitas empresas tendem a saltar devido ao tempo e ao esforço que leva para realizar.

O teste de um plano de Disaster Recovery é uma das etapas mais importantes no processo de planejamento e detém inúmeros benefícios para sua empresa. Como você pode gastar o tempo para planejar e não ter certeza de que o seu plano realmente funcionará?

Testar um plano Disaster Recovery permite às empresas o benefício do teste e erro. Além disso, eles podem descobrir fraquezas no plano e modificá-lo de acordo. Isso economizará tempo e dinheiro a longo prazo e assegurará que uma empresa seja, de fato, protegida em caso de desastre.

Economia de custos

Um dos maiores benefícios para o planejamento de recuperação de ativos é a economia de custos a longo prazo que ele concede às empresas. Com uma estratégia de Disaster Recovery efetiva, as empresas podem se recuperar mais rapidamente, evitando os custos de perda de receita e de clientes associados ao tempo de inatividade.

O processo de planejamento de Disaster Recovery é como um seguro para seu ambiente de TI. Na verdade, ter um plano de contingência, caso o pior venha a acontecer, é essencial para a continuidade do negócio.

E enquanto um plano de Disaster Recovery ajuda as empresas a se manterem organizadas em termos de recuperação, existem inúmeros outros benefícios que incluem redução de custos, segurança, flexibilidade e economia de tempo.

Agora que você entende a importância de um plano de Disaster Recovery, não deixe de entrar em contato conosco para conhecer mais!

Deixe uma Resposta

%d blogueiros gostam disto: