A webcenter oferece serviço baseado em Cloud Computing de Disaster Recovery

E se seu prédio, sofrer um ataque terrorista ? E se um furacão atingir seu datacenter ? E se ocorrer um terremoto na sua Filial ?

Você acredita que estas alternativas estão muito longe de acontecer com você. Isto não acontece no Brasil.  Então, você já pensou se uma inundação ocorrer na sua empresa e destruir seus equipamentos ? Ou se a rede elétrica que abastece seus escritórios sofrer uma grande variação de tensão e “queimar” o seu servidor.

E se um vírus ransomware invadir sua rede e encriptografar todos os seus dados. E se um desatento funcionário do seu departamento de TI executar uma função errada e inutilizar temporariamente seu servidor.

Sim, a vida não é feita de “e se”, mas de fatos reais. Tudo isto pode acontecer com os dados de sua empresa. Você sabia que nos EUA, segundo a consultoria Gartner, após um desastre com perda de dados, 51% dos negócios deixam de operar.

O que você está fazendo para evitar que isto ocorra com os dados de sua Empresa ?

A prevenção é o melhor negócio.

A webcenter oferece ao mercado a solução de Disaster Recovery (DRaaS) que permite a sua empresa alta proteção e recuperação de seus dados de forma ultra veloz. Para obter máxima disponibilidade, a webcenter utiliza dois métodos complementares, o método a quente e o método a frio.

Trata-se de uma contingência, onde todos os dados são replicados para um servidor hospedado em site secundário, em um datacenter separado fisicamente do site primário, de tal forma que na ocorrência de uma contingência é possível executar todo o ambiente de produção no site secundário imediatamente após detectado o problema do site primário.

No modo a quente, os dados são replicados em períodos de 30 segundos a 15 minutos dependendo da configuração utilizada (RPO – Recovery Point Objetive). Estas replicações são os pontos de restaurações possíveis que serão utilizados para recolocar em operação o sistema que sofreu uma emergência (desastre).

É possível armazenar 24 pontos de restauração do ambiente produtivo das últimas 24 horas, assim, será armazenado a última replicação realizada e outros 23 pontos de restauração separados por 1 hora de diferença. Assim, é possível restabelecer todos os serviços do site primário no site secundário com a recuperação de até 30 segundos (RPO) de dados alterados e disponibilização no site secundário em até 15 minutos (RTO – Recovery Time Objetive).

Trata-se de uma contingência, onde é realizado um backup diário do servidor em produção, através de imagens, em um disco de armazenamento (storage) separado fisicamente do servidor.

Na ocorrência de uma emergência (desastre) é possível colocar imediatamente em operação um novo servidor em produção a partir dos discos de armazenamento da nuvem webcenter em até 15 minutos após identificação do incidente.

Diferentemente dos backups tradicionais, não é necessário aguardar a recuperação total dos dados no novo servidor antes de iniciar a produção, é possível rodar os servidores a partir da própria mídia onde são feitos os backups.

Neste cenário, como padrão, são criados até 10 pontos de recuperação, 1 para cada dia dos últimos 10 dias. Se necessário, é possível configurar um número maior de pontos de recuperação de modo que a política de retenção do cliente seja atendida.

Desta forma, é possível restabelecer todos os serviços do servidor de produção com a recuperação de até 24 horas (RPO – Recovery Point Objetive) de dados alterados e disponibilização da produção em até 15 minutos (RTO – Recovery Time Objetive)

O método a quente de recuperação é indicado quando ocorre a indisponibilidade da rede ou equipamentos onde o servidor em produção está operando. Trata-se de uma contingência estrutural.

O método a frio é indicado quando ocorre o comprometimento dos dados da aplicação, por exemplo: base de dados corrompidas, base de dados alteradas e/ou removidas erroneamente, e no caso de um ataque ransomware.

A abordagem tradicional de parar o sistema, restaurar a parte afetada e recuperar as transações ou dados perdidos, costuma ser insatisfatória na maioria dos casos por implicar em longos períodos de indisponibilidade. Por exemplo, a restauração de um backup tradicional pode levar horas, e se a emergência requer a substituição de partes do equipamento, a parada da sua aplicação pode levar dias.

Abaixo alguns diferenciais de nossa solução:

  • Dupla segurança – seus dados são replicados em dois datacenters diferentes;
  • Abordagem completa de recuperação – você pode recuperar a sua aplicação através do método a quente ou recuperar sua aplicação pelo método a frio, dependendo do tipo da ocorrência emergencial;
  • Baixo RPO – Recovery Point Objetive.
  • Baixo RTO – Recovery Time Objetive
  • No caso de necessidade de ativação do site secundário não há necessidade de alteração de registros de DNS, ou regras de firewall, uma vez que não ocorre a alteração dos números de IP utilizados
  • Proteção DoS e DDoS

Agende um bate-papo com nosso consultor de negócios.

Para detalhar suas necessidades e entender como a Webcenter pode ajudá-lo !