Você está visualizando atualmente O que a equipe precisa saber sobre o Firewall Corporativo

Neste post, você vai entender tudo o que sua equipe precisa saber sobre o firewall corporativo para começar a mudar os aspectos mais internos da empresa, elevando a produtividade.

Afinal, não se trata apenas de uma alteração, mas uma nova forma de ver como o gerenciamento acontece, previsões futuras e demais. Tudo com a segurança essencial e com uma implementação eficaz.

Premissas básicas do Firewall Corporativo

A princípio, a equipe de TI precisa saber o tipo de firewall e o que essa classificação significa.

Por exemplo, muitas empresas escolhem um endpoint, que é aquela instalação em uma máquina ou incorporado dentro de um sistema. Com isso, é possível controlar o tráfego usando apenas aquela estação.

Mas existem outros que optam por um firewall de perímetro. Já que este consegue fazer uma ponte usando servidores e internet. Logo, não há essa limitação de máquina/estação.

Outra questão bastante comum é se existe algum tipo ideal de negócio que deve utilizar tal tecnologia. E a resposta é que não.

Com a transformação digital, todos as empresas têm a ganhar ao fazer a implementação dessas ferramentas, já que traz mais segurança para os negócios.

Portanto, sempre que existe a preocupação com a segurança das informações (o que deveria ser uma regra), a recomendação é investir em um firewall.

Neste cenário, é importante que a equipe domine essa tecnologia e entenda a demanda. Para configurar e gerenciar tudo corretamente. Se você tem um firewall de alta performance, mas a sua equipe não sabe fazer nada com ele, significa que não está colhendo as vantagens do investimento.

Guia Prático para Escolher o Melhor Firewall para sua EmpresaBAIXE AGORA NOSSO GUIA PRÁTICO
[Guia Prático] Para Escolher o Melhor Firewall para sua Empresa

Proteção máxima: principais atuações da tecnologia

Ao contrário do que muitos imaginam, os golpes não acontecem de forma visível ou rapidamente identificada. Muitas vezes, os ataques a segurança rodam em segundo plano e, quando descobertos, podem já ter danificado o sistema ou roubado informações.

O que a equipe precisa saber sobre o Firewall CorporativoUma forma prática de entender isso é considerar alguns programas básicos de antivírus instalados em computadores e notebooks. Alguns bloqueiam a ameaça rapidamente, enquanto outros só avisam que alguma coisa está errada quando o mallware já prejudicou o seu aparelho. Nestes casos, há poucas alternativas viáveis e uma delas é a formatação.

Pensando nas empresas, no volume e na importância dos dados presentes no sistema, não pode haver esse espaço para erros.

Assim, o firewall corporativo atua:

  • Detectando ataques internos;
  • Atualiza patches;
  • Atualiza e corrige falhas de configuração;
  • Previne ataques.

Por isso você deve considerar qual o melhor tipo de firewall para sua empresa.

O que a equipe precisa saber sobre o firewall corporativo: foco na eficiência

Enfim, entre as informações indispensáveis que as equipes devem ter sobre essa ferramenta se refere ao plano de ação focado na eficiência.

Isso significa que existem pessoas por trás desse sistema e que o mesmo só vai funcionar em sua totalidade se houver um plano a ser seguido.

Dessa forma, toda a equipe deve saber quais são os perfis e regras definidas para navegação e acesso. Sabendo que isso é algo que vai ser atualizado. Afinal, cada vez mais, os ataques evoluem e ficam mais inteligentes.

Além disso, é imprescindível definir as configurações de VPN, regras de filtragem, bem como a implementação do mecanismo de defesa.

Pensando nisso, a Webcenter apresenta uma solução de Firewall com sistema avançado com regras de filtro, inspeções, proxy, integração ao AD e monitoramentos, QOS para serviços prioritários. Mas você também terá o monitoramento por protocolos de rede e utilização do servidor, como memória, load e disco.

Caso tenha dúvidas ou queira saber mais, converse com um dos consultores especialistas e detalhe as necessidades do seu negócio.

Deixe um comentário