Você está visualizando atualmente Recuperar arquivos excluídos e fazer versionamento de arquivos.

Recuperar arquivos excluídos e fazer versionamento de arquivos. Saiba neste passo a passo como fazer.

 O Webdrive possui, entre outros, dois recursos que são muito úteis no dia-a-dia das empresas: a lixeira e o versionamento.

Com a lixeira, é possível recuperar arquivos apagados e não estão mais disponíveis na pasta do usuário.

E o versionamento permite recuperar versões anteriores dos arquivos que foram salvos com modificações.

Vamos ao passo-a-passo.

1- Lixeira – Recuperando arquivos/pastas excluídos

A lixeira do Webdrive por padrão, armazena arquivos ou pastas apagadas por 15 dias.

Dentro deste período é possível acessar e recuperar qualquer arquivo ou pasta que tenha sido excluído por um usuário que possui permissão de modificação.

Na imagem abaixo, podemos ver o exemplo de uma planilha eletrônica que foi apagado pelo usuário e agora está na lixeira.

Recuperar arquivos excluídos e fazer versionamento de arquivos

  • Para recuperar um arquivo, siga os passos abaixo:
  1. Para acessar os seus arquivos/pastas deletados clique em “Arquivos Apagados” localizado no canto inferior esquerdo da página inicial do Webdrive.
  2. Para selecionar um ou mais arquivos marque a caixa de seleção no ícone do arquivo ou pasta que deseja.
  3. A opção “Restaurar” devolve o arquivo ou pasta na estrutura original.
  4. Clique nos 3 pontos para abrir a opção de excluir definitivamente o arquivo.
  5. Ao lado dos 3 pontos é mostrada a data em que o arquivo foi excluído.

Pronto, o seu arquivo será recuperado na mesma pasta onde estava antes de ser excluído.

Obs.: O tempo que a lixeira armazena os arquivos pode ser ampliado ou diminuído de acordo com sua necessidade, lembrando que a lixeira também consome o espaço contratado para seu Webdrive, para mais informações entre em contato conosco.

Importante: Ao excluir um arquivo da lixeira definitivamente o espaço é liberado na sua quota, porém não será possível recuperar mais o arquivo em questão.

2- Versionamento de arquivos – Recuperando versões anterior dos arquivos editados

É comum editarmos aquivos e, depois de algum tempo, nos arrependermos das mudanças que fizemos. Nesta situação, tudo o que queremos é poder retornar o arquivo ao estado anterior às modificações.

Para cada modificação salva no arquivo, o Webdrive grava uma nova versão, que pode ser recuperada pelo usuário a qualquer momento.

Por padrão, o Webdrive armazena as alterações feitas em seus arquivos por até 30 dias. Na imagem abaixo, podemos ver as versões de um arquivo editado:

Recuperar arquivos excluídos e fazer versionamento de arquivosPara retornar o arquivo para uma versão anterior, siga o passo-a-passo abaixo:

  1. Para verificar as versões disponíveis para o seu arquivo, abra o menu flutuante de seu arquivo e selecione a opção “Detalhes”
  2. Ao lado direito serão exibidas algumas opções de detalhes do arquivo, clique em “Versões”.
  3. É possível checar o período no qual o arquivo foi alterado. Selecione a versão que quer recuperar e clique na seta para baixar o arquivo da versão escolhida.
  4. Você também pode preferir que o arquivo recuperado sobrescreva o arquivo anterior. Para isso, basta clicar no ícone com uma seta circular. O arquivo mais recente (que foi sobrescrito) passará a aparecer na listagem de versões e também poderá ser restaurado ou baixado se necessário. O arquivo sobrescrito não se perderá.

Obs.: O tempo que o Webdrive armazena as versões dos arquivos pode, assim como no caso da lixeira, ser ampliado ou diminuído de acordo com a sua necessidade. Vale lembrar que as versões também consomem o espaço contratado para seu Webdrive, para mais informações ou para solicitar alteração entre em contato conosco.

Como solicitar suporte

O Webdrive é uma ferramenta poderosa, mas, ao mesmo tempo, muito intuitiva. Desta forma, todos os níveis de usuário podem facilmente se habituar com o sistema. Entretanto, dúvidas mais específicas podem surgir e para isso estamos a disposição para ajudá-lo a tirar o máximo de proveito do seu Webdrive.

Você pode entrar em contato conosco através do nosso site, através do chat on-line ou pelo formulário de contato “Fale com o Suporte”.

Pode também abrir um chamado em nosso suporte técnico 24 horas pelo (11) 3526-3129.

Deixe um comentário