Recuperar arquivos excluídos e fazer versionamento de arquivos. Saiba neste passo a passo como fazer.
O Webdrive possui, entre outros, dois recursos que são muito úteis no dia-a-dia das empresas: a lixeira e o versionamento.
Com a lixeira, é possível recuperar arquivos apagados e não estão mais disponíveis na pasta do usuário.
E o versionamento permite recuperar versões anteriores dos arquivos que foram salvos com modificações.
Vamos ao passo-a-passo.
1- Lixeira – Recuperando arquivos/pastas excluídos
A lixeira do Webdrive por padrão, armazena arquivos ou pastas apagadas por 15 dias.
Dentro deste período é possível acessar e recuperar qualquer arquivo ou pasta que tenha sido excluído por um usuário que possui permissão de modificação.
Na imagem abaixo, podemos ver o exemplo de uma planilha eletrônica que foi apagado pelo usuário e agora está na lixeira.
- Para recuperar um arquivo, siga os passos abaixo:
- Para acessar os seus arquivos/pastas deletados clique em “Arquivos Apagados” localizado no canto inferior esquerdo da página inicial do Webdrive.
- Para selecionar um ou mais arquivos marque a caixa de seleção no ícone do arquivo ou pasta que deseja.
- A opção “Restaurar” devolve o arquivo ou pasta na estrutura original.
- Clique nos 3 pontos para abrir a opção de excluir definitivamente o arquivo.
- Ao lado dos 3 pontos é mostrada a data em que o arquivo foi excluído.
Pronto, o seu arquivo será recuperado na mesma pasta onde estava antes de ser excluído.
Obs.: O tempo que a lixeira armazena os arquivos pode ser ampliado ou diminuído de acordo com sua necessidade, lembrando que a lixeira também consome o espaço contratado para seu Webdrive, para mais informações entre em contato conosco.
Importante: Ao excluir um arquivo da lixeira definitivamente o espaço é liberado na sua quota, porém não será possível recuperar mais o arquivo em questão.
2- Versionamento de arquivos – Recuperando versões anterior dos arquivos editados
É comum editarmos aquivos e, depois de algum tempo, nos arrependermos das mudanças que fizemos. Nesta situação, tudo o que queremos é poder retornar o arquivo ao estado anterior às modificações.
Para cada modificação salva no arquivo, o Webdrive grava uma nova versão, que pode ser recuperada pelo usuário a qualquer momento.
Por padrão, o Webdrive armazena as alterações feitas em seus arquivos por até 30 dias. Na imagem abaixo, podemos ver as versões de um arquivo editado:
Para retornar o arquivo para uma versão anterior, siga o passo-a-passo abaixo:
- Para verificar as versões disponíveis para o seu arquivo, abra o menu flutuante de seu arquivo e selecione a opção “Detalhes”
- Ao lado direito serão exibidas algumas opções de detalhes do arquivo, clique em “Versões”.
- É possível checar o período no qual o arquivo foi alterado. Selecione a versão que quer recuperar e clique na seta para baixar o arquivo da versão escolhida.
- Você também pode preferir que o arquivo recuperado sobrescreva o arquivo anterior. Para isso, basta clicar no ícone com uma seta circular. O arquivo mais recente (que foi sobrescrito) passará a aparecer na listagem de versões e também poderá ser restaurado ou baixado se necessário. O arquivo sobrescrito não se perderá.
Obs.: O tempo que o Webdrive armazena as versões dos arquivos pode, assim como no caso da lixeira, ser ampliado ou diminuído de acordo com a sua necessidade. Vale lembrar que as versões também consomem o espaço contratado para seu Webdrive, para mais informações ou para solicitar alteração entre em contato conosco.
Como solicitar suporte
O Webdrive é uma ferramenta poderosa, mas, ao mesmo tempo, muito intuitiva. Desta forma, todos os níveis de usuário podem facilmente se habituar com o sistema. Entretanto, dúvidas mais específicas podem surgir e para isso estamos a disposição para ajudá-lo a tirar o máximo de proveito do seu Webdrive.
Você pode entrar em contato conosco através do nosso site, através do chat on-line ou pelo formulário de contato “Fale com o Suporte”.
Pode também abrir um chamado em nosso suporte técnico 24 horas pelo (11) 3526-3129.