Você está visualizando atualmente Quais os setores em que a TI mais atua?

No setor TI existem diversas subdivisões para atuação, mas todas elas envolvem a tecnologia.

Conhecer quais são os setores em que a TI mais atua é fundamental para que os graduandos tenham noção de qual selecionar no futuro.

Atualmente, a tecnologia está muito mais envolvida com as empresas, independentemente de quais setores elas atuam e qual o tamanho. Isso porque ela faz parte, cada vez mais, do desenvolvimento e também infraestrutura geral dos ambientes corporativos. Sendo assim, faz-se necessário buscar por profissionais que atuam no setor TI

A busca por profissionais dessa área está crescendo cada dia mais, e esse é o principal motivo das empresas buscarem por técnicos em TI para ingressarem no seu time. Essa também é a resposta por existirem diferentes subdivisões no setor TI em que os graduandos podem atuar. 

O que faz um profissional do setor TI?

Assim que você decide entrar em um site ou aplicativo, verificando a disponibilidade de determinado serviço ou produto, como a aquisição de um plano de saúde empresarial, os usuários realizam o seu cadastro no local. 

Após finalizar o cadastramento, escolhem realizar o pagamento desse serviço ou produto com um cartão de crédito. Assim que o pagamento é processado, um e-mail é encaminhado para a sua caixa de mensagem citando o procedimento de entrega do produto. 

Mas para que todo esse procedimento ocorra em questão de segundos, é necessário passar por vários processos. 

Um dos primeiros processos é criar sites, selecionar uma boa hospedagem para ele, conferir o estoque dos produtos e também realizar o cadastro de novos clientes. O sistema de segurança também é um dos fatores que mais importam durante todo esse processo. 

Durante todo esse processo, os profissionais do setor TI são responsáveis para que os usuários consigam, de fato, realizar suas compras nos sites e aplicativos. 

São eles que fazem com que uma empresa funcione 24 horas ao dia, ampliando as opções dos processamentos e melhorando as oportunidades nos negócios. 

Na sequência, confira as principais áreas que um profissional do setor TI poderá exercer suas atividades: 

Quais são as áreas de atuação para os graduandos de TI?

Atualmente, o mercado de tecnologia é um dos que mais estão crescendo. E, para que todas as demandas sejam atendidas, novas carreiras estão sendo criadas.

Uma coisa em comum entre todas essas vagas é a busca pela melhor solução dos desafios relacionados ao setor TI. Um exemplo disso é a segurança digital, além do planejamento de rotinas. 

Todas essas habilidades servem para que os recursos existentes sejam aproveitados da melhor maneira. 

Baseando-se nesse aspecto, todas as pessoas que desejam ingressar em um curso de TI devem compreender quais são as áreas disponíveis. 

Essa também é uma maneira de selecionar a área que mais se encaixa em seu perfil. Confira, a seguir, as principais áreas do setor TI: 

  • Segurança da Informação

Os graduandos que desejam atuar no setor de segurança da informação devem garantir toda a confiabilidade, integridade e disponibilidade dos dados que circulam toda a infraestrutura ou rede do TI. 

  • Administração de Banco de Dados

Atualmente, existem diversos profissionais e estudiosos que defendem como o desenvolvimento da tecnologia transformou a informação em uma das moedas mais valiosas do mundo. Sendo assim, o gerenciamento e a proteção dos dados são indispensáveis na atualidade. 

  • Gestor de TI

O gestor de TI atua na área de organização do fluxo de trabalho dentro do setor de tecnologia de uma empresa. São eles os responsáveis por criar o planejamento de ações, assim como o gerenciamento dos processos e a organização das equipes. 

  • Desenvolvimento de Software

Uma das primeiras áreas que surgiu dentro dos setores de TI foi o desenvolvimento de software. Atualmente, uma das partes mais importantes desse segmento é a criação de aplicativos. 

  • Suporte Técnico

Os profissionais que atuam nessa área são essenciais para qualquer empresa, independentemente de seu segmento ou tamanho. Ele é o responsável por organizar a parte física de uma rede local de computadores, assim como os sistemas operacionais da organização. 

  • Programação

Uma ampla que envolve diversos segmentos. Os profissionais dessa área são responsáveis desde a atualização dos softwares até a criação de games para uma organização. São eles os responsáveis por criarem um planejamento e segui-lo, garantindo os melhores resultados.

Todas essas áreas precisam da dedicação e melhor conhecimento dos estudantes, a fim de entregar os melhores resultados. 

Buscar o conhecimento necessário é essencial para que os profissionais desse segmento possam se organizar, planejar-se e também gerenciar as suas atividades diárias. 

Mas também existem outras áreas de atuação que os graduandos do setor TI podem ingressar. Isso vai depender do perfil de cada acadêmico e quais são os seus interesses pessoais. 

Como é o mercado de trabalho para os profissionais de TI?

Mesmo com uma demanda cada vez maior, o mercado de trabalho de TI está enfrentando dificuldades para encontrar profissionais capacitados. 

Para se destacar nas áreas de atuação, é necessário ingressar nas melhores opções de cursos, os quais irão auxiliar com as melhores práticas e técnicas dentro do setor. 

Uma das maneiras de garantir esse destaque é conhecer mais sobre as empresas que você deseja atuar. 

Também é válido conversas com os profissionais que já fazem parte dela, garantindo o crescimento e aprendizado constante dentro dessa empresa. 

Essa é a melhor maneira de se aprofundar em todos os conceitos do setor e conseguir o destaque desejado na profissão. 

Quanto às atividades diárias que esses profissionais realizam, destacam-se as seguintes: 

Quais são as atividades de um profissional do setor de TI?

Os profissionais do setor TI são responsáveis por realizar o gerenciamento de todas as informações de uma organização, a fim de criar e distribuir para as redes dos computadores. 

Também são eles que lidam com todo o processamento de dados de uma empresa, incluindo a parte de engenharia de software, hardware, informática e software.

Mas não são somente essas atividades que esses profissionais são responsáveis. Claro que em alguns anos atrás eles deveriam tomar atitudes para resolver problemas relacionados a isso, mas hoje em dia ter conhecimento somente nessas áreas não é o suficiente. 

Hoje em dia os profissionais desse setor devem criar estratégias para competir diretamente com outras empresas. São eles que planejam, desenvolvem e organizam novos sistemas em uma empresa, com o mesmo objetivo: impulsionar as atividades e entregar os melhores resultados. 

Deixe um comentário