5 dicas de proteção para evitar perda de dados na sua empresa

5 dicas de proteção para evitar perda de dados na sua empresa

Um dos patrimônios mais importantes de uma empresa é o seu banco de dados. Por isso, protegê-lo e deixá-lo acessível para as pessoas certas no momento certo pode representar a diferença entre o fracasso e o sucesso do negócio. Muitos empreendimentos ainda sofrem com a perda de dados por pura falta de conhecimento.

Em tempos em que o machine learning é o maior aliado do homem quando tratamos de inovações tecnológicas, dar prioridade à segurança para evitar a perda de dados é algo vital para qualquer marca.

Pode acontecer de você perder os dados seja por qual for a razão, mas também há o risco, evidentemente bem mais perigoso, de que eles sejam roubados. Dessa forma, alguém terá acesso a informações confidenciais da sua empresa.

Para que isso não aconteça, listamos neste artigo 5 dicas de proteção para você ficar seguro e evitar a perda de dados. Confira!

1. A importância da eliminação de dados sensíveis

Quando dados sensíveis não se fazem mais necessários, é muito importante se livrar deles. Isso porque informações presentes nesses conteúdos poderiam cair em mãos erradas, o que talvez represente prejuízo ao seu negócio.

Assim, trate de destruir absolutamente todos os documentos confidenciais antes de irem para a reciclagem. Da mesma forma, certifique-se de remover todos os dados de dispositivos eletrônicos, como smartphones, tablets, computadores e HDs externos.

2. A proteção com utilização de senhas fortes

Os hackers vivem em função de descobrir senhas, então é fundamental cercar-se de cuidados também nesse quesito. Por isso, assegure-se que todos os computadores da sua empresa estejam resguardados, com a proteção da senha da rede e das contas dos usuários.

Nesse sentido, imponha aos funcionários a obrigação de alterar senhas padrão para códigos mais fortes, com uma boa variedade de caracteres e que sejam mais complexas, com a inclusão de letras maiúsculas e minúsculas, números e até sinais. Dessa maneira, evita-se a perda de dados.

3. A aplicação de ferramentas de proteção de dados

Não deixe de aproveitar ferramentas de proteção de dados que deixam as informações confidenciais bem longe de pessoas mal intencionadas. Conheça as principais do mercado:

Essas ferramentas percorrem um longo caminho na proteção de dados comerciais sensíveis que, normalmente, incluem informações pessoais de clientes e funcionários.

4. A opção pela criptografia de dados em todos os aparelhos

Qualquer dispositivo utilizado em seu negócio que esteja conectado à rede deve ser protegido com criptografia de dados, incluindo smartphones, laptops, tablets, computadores e até mesmo aplicativos que os funcionários façam uso.

Quando os dados são criptografados, os únicos usuários que poderão acessá-los são aqueles que têm autorização específica para fazê-lo. Vale ressaltar que a criptografia não impede uma interceptação, mas dificulta a decodificação da mensagem. Assim, uma pessoa que acessar sua rede indevidamente, não conseguirá ler nada além de um monte de bits sem sentido.

5. O armazenamento de dados em um plano de backup

Por fim, é sempre importante contar com um plano de backup para se prevenir contra a perda de dados confidenciais. É nele que todos os seus dados devem estar armazenados.

Além disso, ele precisa representar um local seguro para armazenagem de informações e que seja separado de sua rede. Em muitas situações, os arquivos de backup são armazenados em locais distintos, para o caso de acidentes, incêndio, assalto, desastres naturais e outros infortúnios.

Por fim, lembre-se de atualizar todos os dados com frequência e efetuar testes periodicamente para ter a segurança de que as informações estejam bem preservadas, legíveis e imunes a possíveis perdas.

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