Você está visualizando atualmente Backup na nuvem vs backup local: qual é a melhor opção para o seu negócio?

Nesse post, vamos trazer um assunto importante e levanta uma série de dúvidas, o backup na nuvem vs backup local e qual dessas opções é o melhor para o seu negócio.

Afinal, são dois sistemas distintos, com diferenças importantes, vantagens e desvantagens. Sendo um duelo que considera as tendências, novidades do setor, tecnologias e as expectativas, principalmente quando falamos em segurança de dados.

Desse modo, é essencial destacarmos quais são as garantias dessas soluções, como isso impacta na proteção e quando cada modelo é indicado. Vamos lá!

Backup na nuvem vs backup local: resumo prático

Primeiramente, resumiremos brevemente cada um desses tipos de backup, mais especificamente o funcionamento de cada um deles.

Assim, o backup local ou tradicional é a solução mais antiga. Este surgiu com o objetivo de proteger dados e informações de um negócio efetuando cópias de segurança salvas em um ambiente interno, na própria empresa.

Com isso, há um espaço no qual existem computadores, sistemas e hardwares de disco rígido, exigindo servidores. Por isso, esses sistemas ficam integrados independentemente ou a uma estrutura física, para poderem “rodar”.

Simultaneamente, o backup tradicional utiliza uma série de dispositivos físicos para salvar esses dados. Como HDs externos, CD/DVDs, fitas magnéticas e outros. Inclusive, existem uma série de empresas que, mesmo migrando para a nuvem, ainda usam a fita como meio de proteção offline, para evitar que dados sensíveis fiquem em sistemas que podem sofrer ataques cibernéticos.

Dessa forma, se refere a um sistema e que as cópias das informações em estruturas físicas, principalmente dentro dos negócios.

Por outro lado, o backup na nuvem ou cloud backup é a tendência para copiar informações rapidamente, otimizar os processos, proteger os dados e facilitar a acessibilidade.

Em síntese, esse backup salva as informações em um servidor, hospedado por um provedor, ou seja, algo online. Inclusive, esse é um dos meios mais acessíveis e seguros, visto que está mais protegido contra desastres naturais, por exemplo.

A nuvem é repleta de uma série de mitos, principalmente em relação aos preços dessa solução, seguridade e dispensa de colaboradores. Questões essas que já desmistificamos aqui na Webcenter.

Portanto, oferecemos um serviço de cloud computing com processadores isolados, memória dedicada e diferentes opções. Logo, você terá rápida performance, transferência gratuita de entrada e saída, maior liberdade de escolha e custos simplificados, evitando surpresas.

Qual é a melhor opção para o seu negócio?

Por fim, chegamos ao ponto principal desse conteúdo, qual seria a melhor opção para o seu negócio entre backup na nuvem vs backup local. Inclusive, é aqui que muitos empreendedores falam da regra 3-2-1: tenha três cópias das suas informações, escolha duas mídias diferentes e tenham uma solução off-site.

Isso tudo se refere ao cenário atual de mercado, com trabalhos baseados em nuvem, onde tudo é rápida, exige questões imediatas e mobilidade de trabalho. Ao mesmo tempo, é preciso proteger contra desastres, como uma queda de energia ou infiltrações, ganhar novas funcionalidade e ter um bom custo-benefício.

Afinal, o backup é um investimento.

Com isso, as duas opções possuem uma fatia do mercado. Há empresas que não abrem mão do backup local e outras que dispensam este, migrando para a nuvem.

A nossa indicação, é observar os prós e contras de cada modalidade, comparando-as e verificando a partir das suas necessidades. Confira:

Blog_backupnuvem_vs_backuplocal_img2Vantagens e desvantagens backup local

  • O aceso é fácil;
  • Os discos rígidos ficam cada vez mais rápidos,
  • Bom controle de segurança;
  • Custo alto, principalmente com maquinários e manutenções;
  • A escalabilidade é difícil;
  • Apresenta vulnerabilidades;
  • Recuperação em ataques ou desastres complicada.

Vantagens e desvantagens backup na nuvem 

  • Baixo custo inicial e futuro;
  • Ampla acessibilidade, em qualquer lugar e hora;
  • Diversas ferramentas de segurança;
  • A escalabilidade é fácil;
  • Boas chances de recuperação em casos de desastres;
  • Algumas restaurações podem ser mais lentas;
  • Há a necessidade de crescer o sistema conforme o volume de informações.

Cabe destacar que as desvantagens do backup na nuvem são mínimas e facilmente contornáveis. Justamente por isso, se destaca como a melhor opção do mercado.

A partir disso, aqui entregamos todos os recursos de forma diferenciada, com custos simplificados para você não ter surpresas e ainda contamos com pacotes de soluções personalizadas para a sua empresa.

Assim, você elimina altos custos com equipes de T.I. e s adapta ao mercado, as soluções tecnológicas, bem como protege o que é mais importante para a sua empresa: dados.

Enfim, lembre-se de sempre considerar as necessidades de desempenho da sua empresa, bem como os gargalos internos que vem encontrando. Gradualmente, você eleva os resultados e visualiza as mudanças.

Para acompanhar as novidades do setor, tendências e dicas, o Blog Webcenter é continuamente atualizado e dividido em categorias de acesso. Aproveite para conversar com um dos nossos consultores e tirar demais dúvidas.

Deixe um comentário