Webcenter

Como produzir um portfólio virtual?

Início » Blog » Como produzir um portfólio virtual?
Como produzir um portfólio virtual?
Ferramentas

Fazer site se tornou algo essencial para quem deseja ser encontrado na internet, e isso não é apenas para quem possui empresa, mas também para profissionais que desejam oferecer os seus serviços. 

No segundo caso, é importante que esses profissionais criem a sua página online, que geralmente é um portfólio virtual. 

Essa página tem o objetivo de mostrar trabalhos que já foram realizados e, assim, apresentar como o profissional é capacitado para realizar determinadas tarefas. 

Então, se você precisa de um portfólio online, pode ser que esteja se perguntando como fazer a criação do seu. 

Não importa se você é uma empresa que deseja ter mais clientes ou um indivíduo em busca de novas oportunidades de emprego, saber como divulgar os seus produtos ou serviços é extremamente importante para atingir seu objetivo.

Com isso, provavelmente você pode estar preocupado com a possibilidade dessa tarefas ser muito difícil, principalmente se você não tem experiência em construir site. 

Se isso está acontecendo com você, não se preocupe. Hoje, neste artigo, daremos algumas dicas importantes e que poderão te ajudar a produzir um portfólio virtual. 

Continue a leitura e confira! 

Dicas para criar um portfólio virtual

Criar um portfólio virtual pode ser desafiante, mas não precisa ser um “bicho de sete cabeças”. 

Basta saber algumas dicas importantes que você poderá dar os primeiros passos para a criação de um portfólio de qualidade. 

Para te ajudar, aqui está uma lista com algumas dicas que separamos e que poderão te ajudar a construir o seu portfólio. 

1. Escolha a plataforma para a criação

Para criar um portfólio virtual você precisará escolher em qual plataforma ele será desenvolvido. 

Como produzir um portfólio virtual?É importante deixar claro que as dicas que separamos é para quem deseja fazer tudo sozinho, mesmo que não tenha nenhuma experiência anterior em construção de site ou portfólio. 

Esse fato restringe um pouso as opções, mas não significa necessariamente que o resultado final da página será prejudicada. 

Para a criação de um portfólio, existem duas ferramentas que costumam ser utilizadas: WordPress e Wix. 

O WordPress é uma plataforma gratuita e de código aberto que é muito versátil, fácil de usar e flexível. Inclusive, essa é uma opção muito utilizada para a criação de sites profissionais. 

O Wix também é uma ferramenta de criação de sites online e também é muito fácil de ser utilizada. Basta acessar o site, fazer a sua inscrição e começar a criar o seu portfólio. 

2. Defina a estrutura/conteúdo

Depois que escolher a plataforma que utilizará para a criação do portfólio, está na hora de “colocar a mão na massa” e começar a construí-lo. 

Um bom portfólio tem uma estrutura simples. Ele tem basicamente quatro elementos principais: 

  • Introdução (quem é você);
  • Projetos – trabalhos realizados;
  • Seus serviços;
  • Informações para contato. 

3. Faça uma boa introdução

A parte de introdução pode ser um grande desafio para muitas pessoas, mas ela é fundamental para que as pessoas saibam quem você é e saibam do que você é capaz. 

Por esse motivo, faça uma boa introdução (apresentação breve). Aqui estão algumas informações importantes e que você deve considerar incluir: 

  • Uma boa foto (profissional);
  • Seu nome;
  • Uma linha sobre o que você faz. 

4. Mostre os seus projetos

Depois da introdução — que deve ser atraente o suficiente para a pessoa que a está lendo, que podem ser clientes ou empregadores —, vem a seção mais importante do seu portfólio. 

Aqui é onde você deve mostrar os projetos que já realizou. Se eles não conseguirem obter a atenção dos potenciais clientes ou empregadores, nenhum outro texto será capaz de fazer com que eles queiram te contratar. 

Tenha muita atenção aos detalhes e pense que essa parte do portfólio funciona como uma vitrine para apresentar o seu trabalho. 

Além disso, caso tenha, você também pode incluir depoimentos de clientes ou empregadores para quem já trabalhou e tem algo positivo a dizer sobre você. 

5. Inclua os dados para contato

Por último, mas não menos importante, ofereça às pessoas informações para que elas entrem em contato com você. 

Felizmente, graças aos avanços nas ferramentas de criação de site, como o WordPress e o Wix, hoje em dia é muito fácil incluir não somente informações para contato, mas também oferecer outras formas para que elas enviem solicitações. 

Por exemplo, no caso do WordPress você pode instalar um plugin chamado Contact Form 7. Já com o Wix, você pode adicionar um formulário de contato diretamente pela ferramenta. 

Caso não queira incluir um formulário para contato, certifique-se de incluir todas as formas possíveis para que as pessoas entrem em contato com você, como: telefone fixo, celular, e-mail, WhatsApp, etc. 

Conclusão

Um portfólio virtual é uma excelente ferramenta para aquisição de clientes ou para busca de empregos. 

Uma vez que esteja pronto e online, ele fica disponível durante 24 horas por dia, todos os dias da semana. Logo, as pessoas podem acessá-lo sempre que precisarem. 

Lembre-se de que um portfólio não serve apenas para conseguir mais clientes ou um novo emprego, mas também para alcançar pessoas que, por exemplo, atuam no mesmo nicho que você. 

Com isso, você pode obter parcerias, o que pode ajudar um ao outro a crescer por indicação de trabalho. 

Além disso, um portfólio online permite fazer novos contatos e expandir sua rede de maneiras que você não conseguiria de outra forma. 

Artigos Relacionados

Tipos de e-mail: pessoal, corporativo, spam e outros

Vinicius

O que é o Webdrive? Saiba o que é e como começar a usar.

Vinicius

Passo a passo da instalação WP

Vinicius

Deixe um comentário