Você está visualizando atualmente Design Thinking na gestão de TI: entenda sua importância

Se você tem dúvidas sobre a Importância do Design Thinking na gestão de TI, este artigo é para você!

Estamos testemunhando um fenômeno fascinante nos últimos anos. Cada vez menos empresas estão obtendo a maior fatia do bolo dos lucros, ao mesmo tempo em que espalham sua influência pelo mundo. 

Então, como é que grandes organizações como Apple, Microsoft e Samsung, por exemplo, estão no topo de seu jogo, perturbando setores inteiros? A resposta é simples – o pensamento de design é o que lhes permitiu superar outras empresas. 

Mais e mais organizações estão percebendo o valor da implementação do método em seu processo de produção e criação de serviço.

Hoje o futuro de uma empresa está nas mãos de seus usuários. Se as necessidades dos clientes não forem atendidas, essas organizações estarão condenadas. 

Não importa se você tem uma loja de brinquedos ou empresa de tecnologia, pensar no seu cliente é fundamental para obter sucesso. 

É por isso que as empresas com visão de futuro estão minimizando o risco de lançar um produto que as pessoas não vão gostar, criando rapidamente protótipos por meio do processo de design thinking. 

Mas o design thinking pode ir além, chegando na gestão de TI – ou em empresa de TI – e proporcionando diversos benefícios no setor. 

Continue a leitura para entender melhor a importância do Design Thinking na gestão de TI! 

O que é design thinking?

O design thinking é um processo de resolução de problemas que se concentra na solução das necessidades de um grupo específico de pessoas.

A abordagem visa combinar as necessidades dessas pessoas com o que é tecnologicamente possível e converter isso em uma estratégia de negócios que oferece valor e oportunidade de mercado.

O design thinking pode ser usado por todos os tipos de empresas. Para obter sucesso a longo prazo, elas precisam explorar totalmente o que funciona atualmente, enquanto exploram novas ideias. 

A estratégia é baseada em inovação. Por esse motivo, por mais que ela seja aplicada em outros setores que não seja de design, é importante pensar como um web designer. 

Assim, é possível visualizar aspectos cognitivos, emocionais e estéticos para observar determinadas situações com empatia e identificar problemas que podem ser solucionados. 

Com isso, o design thinking pode ser utilizado na área de TI. 

Importância do Design Thinking na gestão de TI

Quando se trata da área de TI, o design thinking pode ser usado, por exemplo, quando é necessário aplicar técnicas para entender problemas e necessidades de clientes. 

Dessa maneira, fica mais fácil identificar e entender problemas e encontrar gargalos, como também identificar riscos de processos e falta de procedimentos para criar soluções. 

Quando você emprega essa estratégia na área de TI, significa que está antecipando a resolução de problemas. Com isso, poderá reduzir custos na sua empresa. 

Possíveis situações poderão ser identificadas antes do projeto ser finalizado, já que todos os participantes terão uma visão holística das suas atividades. 

Da mesma maneira, os seus clientes vão se sentir mais satisfeitos com os resultados, o que poderá agregar valor a sua empresa. 

Porém, para obter bons resultados, é necessário ter atenção as seguintes etapas: 

Definição do projeto

A primeira coisa que você deve fazer é determinar quais são os problemas a serem solucionados e quais pessoas estarão envolvidas neles, como: clientes, usuários, colaboradores e assim por diante. 

É importante que você identifique as necessidades que deverão ser atendidas e também considere a opinião de todos os profissionais envolvidos. 

Também verifique quais são as expectativas e as ideais de cada pessoa que participa do projeto. 

Aqui, você poderá identificar pequenos problemas do dia a dia ou até mesmo outros que sejam muito maiores. Um bom exemplo é a necessidade de aperfeiçoar a segurança de um equipe. 

Investigação de problemas

Aqui, você precisará desenvolver a empatia dos envolvidos no projeto. O grande objetivo é que eles se coloquem no lugar do usuário para detectar possíveis desafios, limitações e soluções. 

Para fazer isso, crie personas, ou seja, personagens semi fictícios que irão representar usuários, de acordo com características reais. Com isso, as utilizações do dia a dia devem ser analisadas. 

Por exemplo, imagine que você oferece um sistema de gestão e seus clientes estão com dificuldades em utilizá-lo. Logo, a sua equipe de TI precisará detalhar os desafios, identificar os problemas de usabilidade e alterar as funções que forem necessárias. 

Brainstorming

A fase de brainstorming é muito importante para fazer a coleta de ideias que surgiram depois das outras etapas já realizadas. 

Também é muito importante que as opiniões dos clientes sejam levadas em consideração.

Porém, esse processo envolve tanto sugestões positivas quanto negativas. Portanto, anote todas elas, já que uma ideia que inicialmente parece ser inaplicável, pode se transformar em um ótimo projeto em um outro momento. 

Depois de coletar todas as opiniões, é a hora de aplicá-las ao modelo de negócio. É dessa maneira que os bons insights são utilizados em uma empresa. 

Aqui, alguns exemplos que poderiam na área de TI são as ideias para funcionalidades, layout, dashboard com dados, etc.

Conclusão

A Importância do Design Thinking na gestão de TI nos mostra que as áreas de aplicação são realmente brandas.

Quanto mais você investir em soluções para identificar problemas e solucioná-los, maior será o crescimento da sua empresa. 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que agora esteja mais claro como o design thinking deve ser aplicado na gestão de TI. 

 

Deixe um comentário