Você está visualizando atualmente Microsoft Sway: saiba mais sobre essa ferramenta!

Com o grande avanço tecnológico e necessidade de automação dos processos, constantemente empresas lançam programas que podem facilitar esses processos e otimizar o tempo dos profissionais de diversas áreas, como é o caso do Microsoft Sway.

O Microsoft Sway é uma nova ferramenta oferecida pelo Microsoft Office cujo acesso pode ser conseguido por meio do sway.office.com na barra superior do menu com uma conta corporativa ou escolar através do Microsoft 365. 

Essa ferramenta, que surgiu recentemente, é uma nova forma de trabalhar com textos e imagens na nuvem, podendo ser considerada como uma alternativa para o PowerPoint.

O que é o Microsoft Sway? 

O Microsoft Sway é um programa que foi lançado em agosto de 2015 pela Microsoft e que permite aos usuários que textos e mídias sejam combinados para a criação de um site, compartilhando relatórios de comunicação, fatos pessoais e apresentações. 

Por exemplo, um diálogo entre usuários referente a um remédio homeopático para cãibras pode ser passado para outras pessoas como forma de transmitir as informações necessárias e a opinião pessoal a respeito dele. 

Essa ferramenta é gratuita e pode ser usada por usuários que tenham uma conta do tipo Hotmail, Live ou Outlook, que são produtos Microsoft. 

O que é possível criar com o Microsoft Sway? 

Com o Microsoft Sway é possível criar um site mais sofisticado, com três tipos de layouts diferentes, para exibir conteúdos mais inteligentes sendo que esses layouts podem ser alterados a qualquer momento. 

Os formatos utilizados são verticais, horizontais e na forma de apresentação de slides e também tem como especificar se eles devem ser usados da direita para a esquerda e todos esses formatos se adequam para um site de entrega rápida de documentos.  

A escolha do tipo de layout acaba sendo um facilitador de uma determinada estética ou serve de apoio a uma função específica e no caso dele ser horizontal pode se adequar a narrativas exclusivas. 

Agora, se for durante uma apresentação de slides, o Microsoft Sway tem como ser percorrido quadro a quadro agrupando conteúdos importantes sobre uma câmera de segurança monitorada pelo celular garantindo que sejam ajustados em apenas um slide. 

Tanto no layout vertical quanto no horizontal, ambos se encaixam para uma leitura mais clássica e o sistema de rolagem pode ser usado no lugar da movimentação quadro a quadro.  

O programa fornece para o usuário sete estilos diferentes de apresentação de conteúdos, decoradores, inserção de legendas da imagem, uso de cores e texturas aplicadas de plano de fundo. São eles:

Primeiro estilo 

O primeiro estilo usa a combinação de filtros de imagens, planos de fundo, títulos, molduras e alinhamento à esquerda.  

Segundo estilo

O segundo estilo pode ser usado para a criação de um design de uma agenda personalizada masculina com imagens e textos centralizados, por exemplo.  

Terceiro estilo

Já o terceiro estilo possui planos de fundo, títulos sofisticados, imagens com molduras com alinhamento à esquerda. As imagens ficam lado a lado ou dependendo do espaço uma embaixo da outra. 

Quarto estilo

O quarto modelo, possui perspectiva de design com textos à esquerda, imagem otimizada e ajuste de espaços.  

Quinto estilo

Ele possui um design arrojado, variedade de texturas, decoração vibrante e combinação entre conteúdo e plano de fundo com um toque pessoal nas imagens.  

Sexto estilo

No sexto estilo, é possível criar cenários para álbuns de fotos com conteúdo sofisticado e clean, com imagens centralizadas.  

Sétimo estilo 

Por fim, o sétimo estilo tem planos de fundos animados com textos decorados, e um educandário escola consegue montar o site tendo como base o modelo pré-definido que é disponibilizado pela ferramenta.   

Esse programa fornece várias opções de cores, orientações para o texto e legendas com imagens como também diversidade de fontes, redução e ampliação das animações de acordo com a preferência do usuário na montagem de um alinhador automotivo 3D.  

Na parte inserir do menu as imagens podem ser carregadas a partir do OneDrive ou do computador ou podem ser selecionadas do Bing, Flickr ou Pickit.  

O recurso mais avançado que ele oferece é a identificação de uma imagem independentemente do dispositivo onde ele é exibido.  

Como criar um modelo no Microsoft Sway? 

Um novo modelo pode ser criado do zero dentro da ferramenta, tendo como base um tópico ou conteúdo de arquivo já existente. Para criar um novo modelo é possível seguir os passos abaixo descritos: 

  • Selecionar “começar”; 
  • “Criar novo” com base em um tópico; 
  • “Inserir” o tópico; 
  • Selecionar “criar estrutura de tópicos”; 
  • Iniciar com base em um documento; 
  • Selecionar “Abrir”; 
  • Formatar o conteúdo; 
  • Selecionar “Título do Sway”; 
  • Digitar uma descrição curta e significativa sobre o Sway; 
  • Clicar em compartilhar. 

Além disso, criar uma apresentação na ferramenta usando o celular é bem simples porque o aplicativo conta com uma versão em português. 

Basta clicar em “Criar novo” na página principal e um coaching empoderamento feminino pode fazer uma apresentação do local onde ministra o curso. Este aplicativo fornece alguns exemplos de modelos para inspirar a criação dos usuários. 

Microsoft Sway: saiba mais sobre essa ferramenta!Vantagens do Microsoft Sway 

O usuário que decide explorar a ferramenta pode encontrar benefícios que o auxiliam nas apresentações tais como: 

  • Automaticidade; 
  • Criação de conteúdo; 
  • Formas de apresentação; 
  • A plataforma pode ser usada no ensino a distância. 

A capacidade de ser algo automático facilita o trabalho de criação, fazendo com que um tema geral possa ser ajustado nas opções que ele oferece. 

O mecanismo de design por exemplo escolhe a forma como um cartão de uma assistência técnica de celular próximo a mim vai aparecer, ainda que o usuário não tenha muito controle sobre a formatação de elementos individuais que queira utilizar.  

Diferentemente do PowerPoint, o Microsoft Sway não tem opções de criação de conteúdo e toda mídia que precisa ser inserida tem que ser carregada no programa por meio de diversas fontes como o YouTube, Facebook, Flickr, Word e Excel. 

Ou seja, uma apresentação no Sway pode ser colocada no Word ou uma apresentação feita no PowerPoint pode se converter em uma história com cabeçalhos, textos e mídias de forma automática e ser dividida em cartas e seções.  

O usuário pode escolher a forma como a ferramenta será visualizada, podendo ser por rolagem vertical, horizontal ou no modo apresentação dando flexibilidade a apresentação e como ela será colocada em um site para depois compartilhá-la. 

O Microsoft Sway tem capacidade de ser incorporado a outras plataformas como as de ensino a distância para facilitar o dinamismo das aulas e a interatividade entre os alunos. 

Os professores podem criar as aulas por meio da ferramenta porque os recursos online disponibilizados para organizar as lições são criados na nuvem como as notas, por exemplo.  

Eles podem compartilhar as lições nas aulas entre os alunos também. Hoje é possível ter aula a distância por meio de qualquer dispositivo que tenha conexão com a internet como tablets e smartphones. 

O Microsoft Sway foi criado visando essa mobilidade e é uma ferramenta que facilita o aluno a acessar o conteúdo das aulas de maneira prática sem causar prejuízo aos estudos.  

Essa é uma ferramenta que facilita a montagem de apresentações de forma descomplicada permitindo que imagens, textos e vídeos possam ser importados de um computador, tablet ou smartphone. 

As criações feitas por ela podem ser acessadas no computador através do OneDrive, o serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft. 

O formato que esse modelo proporciona consegue se adaptar a qualquer tamanho de tela e nele o usuário pode publicar qualquer tipo de trabalho diretamente em sites, descartando os editores de web ou aplicativos especiais.  

A plataforma permite o compartilhamento das apresentações e possibilita o trabalho simultâneo com vários participantes de um projeto, através do OneDrive.  

Considerações finais  

As apresentações criadas por meio do Sway vão muito além de simples slides. Com ele é possível publicar fotografias diariamente e outros trabalhos sem a necessidade de um editor web ou aplicativos especializados. 

É um novo caminho para criar conteúdos visualmente agradáveis, podendo inserir gifs e esse aplicativo já está disponibilizado em 67 idiomas. 

Para que a ferramenta seja baixada, é necessário uma conexão com a Internet e o usuário deve permanecer online para fazer o gerenciamento do layout e conteúdo. 

Para armazenar uma cópia offline do conteúdo basta exportá-lo do Microsoft Sway para o Word ou em PDF. 

O conteúdo pode ser impresso também e é uma ferramenta que necessita de uma conta Hotmail, Live ou Outlook.com. 

Essa ferramenta oferece sete estilos de apresentação de conteúdo, imagens, planos de fundos, textos decorados e independente do tipo de dispositivo para ser visualizado.  

Com ela, a apresentação é organizada de forma automática em formatos iguais as páginas da web e ainda pode fazer a alteração dos layouts deixando a apresentação mais aprimorada. 

É uma forma que a Microsoft encontrou para unir a versatilidade de um slide show facilitando a publicação de informações em um formato eficiente e natural para ser colocado na internet sem a necessidade de conhecer códigos ou designs.  

É uma novidade do Pacote Office, cujo objetivo é facilitar a criação de apresentações interativas, e as escolas a distância utilizam amplamente esse recurso. 

Dessa forma as aulas podem ser acessadas com facilidade, de qualquer lugar, os conteúdos podem ser compartilhados e os alunos podem interagir entre si sem qualquer tipo de prejuízo no aprendizado. 

Com o Microsoft Sway fica muito mais fácil criar apresentações, elaborar conteúdos e deixar o site muito mais atrativo e tudo isso pode ser feito sem muito esforço e de forma descomplicada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário