Você está visualizando atualmente Power BI: Como esta profissão está inovando o TI?

Power BI é um recurso da Microsoft que ajuda a organizar e interpretar uma grande quantidade de dados dentro das empresas.

O avanço dos recursos tecnológicos facilitou a captação de dados, mas acompanhá-los é um desafio.

O processo de análise de informações é fundamental para obter bons resultados, visto que é por meio deles que os gestores conseguem embasar suas decisões e torná-las mais assertivas.

Diante disso, é fundamental saber interpretar os dados e buscar soluções que simplifiquem o processo. Sabendo dessa necessidade dentro das organizações, surgiram várias ferramentas de Business Intelligence.

Por meio delas, é possível coletar, tratar e estruturar as informações por meio de um relatório ou painel. Existem softwares com modernos recursos que analisam os dados e promovem o compartilhamento de ideias.

Mas o Power BI se destaca porque é mais eficiente, sua qualidade é superior e ainda tem vantagens inéditas oferecidas pela Microsoft.

Ele aumenta a produtividade e a otimização dos expedientes, sintetiza e centraliza as informações de diferentes fontes e ainda as apresenta de maneira criativa, interativa e imersiva.

Neste artigo, vê-se o que é Power BI, as profissões que beneficia, quem é o profissional analista, por que aprender e por que a profissão está em alta.

O que é Power BI

Power BI é a ferramenta de Business Intelligence da Microsoft e ela possui uma coleção de serviços para reunir, sintetizar e veicular dados para o usuário.

Ele possibilita a conexão de informações de diferentes sistemas, como planilhas de Excel e arquivos armazenados em nuvem descomplicando a maneira como a corporação agrupa e filtra diversos dados como:

  • Números;
  • Estatísticas;
  • Valores;
  • Listas;
  • Gráficos.

Por meio dele, os profissionais que atuam em uma empresa de baia de atendimento 4 lugares conseguem trabalhar por meio de uma interface simples e intuitiva.

O propósito é facilitar a visualização dos dados em um dashboard promovendo mais envolvimento do espectador ao cliente com o modo como as informações são apresentadas.

Ele reduz a complexidade ao disponibilizar e adaptar respostas em seus painéis e, além disso, ele pode ser usado por meio de diferentes dispositivos, como computadores, tablets, smartphones, de entre outras.

Além de ser coerente, a ferramenta utiliza recursos visuais envolventes e trabalha com exibições atrativas permitindo o compartilhamento de insights, automação de processos, desenvolvimento de soluções e criação de agentes virtuais.

Profissões que se beneficiam com o Power BI

Power BI: Como esta profissão está inovando o TI?Os variados recursos tecnológicos existentes hoje beneficiam as empresas e os profissionais de muitas maneiras, e o Power BI também o faz com primazia.

Uma das grandes vantagens desse segmento é a sua acessibilidade, ou seja, para trabalhar com ele e operá-lo, não é necessário ter uma graduação específica.

Na verdade, dentro de um fabricante de estante personalizada, qualquer profissional pode utilizá-lo, sendo formado em outra área ou não.

No entanto, é fato que algumas áreas têm mais facilidade para utilizá-lo, como os profissionais de administração, tecnologia da informação, matemática e ciências contábeis.

Quem é o profissional de BI

O Power BI é um recurso que pertence ao Business Intelligence, por isso profissionais que atuam nesse setor são os mais recomendados para utilizar o sistema, embora ele possa ser operado por qualquer pessoa, como já foi falado.

Os profissionais de Business Intelligence são responsáveis por transformar dados em informações inteligíveis, e isso acontece por meio de ferramentas. Eles se encarregam de tornar a vasta quantidade de dados em informações úteis.

Quem deseja construir uma boa carreira na área precisa transitar entre os setores de negócio e tecnologia da informação e conhecer muito bem todos eles.

Seu perfil deve ser capaz de unir o mundo dos negócios e da tecnologia, além de ter uma boa compreensão sobre eles. É assim que será capaz de extrair e analisar os dados, além de recomendar estratégias de crescimento.

Dentro de um fabricante de impressora senha atendimento, ele vai examinar sistemas e procedimentos e encontrar maneiras de aumentar a eficiência e a efetividade da corporação.

Ele vai reunir todas as informações dos concorrentes e montar uma estratégia que seja capaz de aumentar o setor e melhorar o faturamento.

É alguém que deve ter uma visão holística do cenário organizacional, conhecer as ferramentas da área e considerar os modos com os quais a corporação desenvolve políticas sobre a coleta de dados e metodologia de análise de dados.

Por que aprender Power BI?

Até aqui ficou claro que o Power BI é um recurso muito útil para as empresas, e por essa razão cada vez mais negócios estão adotando a ferramenta. Isso por si só já é um bom motivo para conhecê-la, mas existem muitas outras razões como:

Ferramenta acessível

O Power BI é um recurso que pode ser muito barato para os negócios ou até mesmo gratuito, tendo em vista que existem 4 versões que podem ser usadas, SIM do Desktop, PRO, On-Promises e Premium.

Um fabricante de crachás pode trabalhar com qualquer uma delas, porque basicamente a maior diferença entre elas é a capacidade de armazenamento disponível e o nível de segurança caso as informações sejam exportadas para a nuvem.

Integrável ao Excel

O recurso pode se conectar a diferentes fontes de dados como bancos locais, arquivos do Excel, serviços online e páginas da internet.

Quando alguém quer exportar dados, geralmente procura as informações desejadas e faz a exportação para o Excel e após isso inicia análise de dados.

Por meio do Power BI o procedimento é muito mais simples, pois tudo o que o usuário precisa fazer é ir até os dados desejados, clicar na opção “analisar Excel” e ambos os sistemas vão interagir entre si para exportar as informações.

Sistema ágil

O bem mais valioso para qualquer empresa ou profissional é o tempo, e com a ajuda do Power BI, fica muito mais fácil resolver problemas, automatizar o trabalho e economizar tarefas repetitivas.

Ao aprender esse recurso, o gestor de um fabricante de painel de led externo outdoor consegue administrar, compartilhar e analisar dados numerosos e de maneira rápida e eficiente podendo ganhar tempo.

Variedade de uso

Outro grande diferencial da ferramenta é a disponibilidade de uso por meio das versões para desktop, versão software, e versão móvel.

Com isso, é possível criar, compartilhar e analisar informações necessárias do modo que for mais agradável para o usuário.

Power BI: Como esta profissão está inovando o TI?Análises automáticas

Por meio do Power BI é possível usar uma ferramenta que oferece insights rápidos e que pode ser utilizada para apresentar sugestões de melhorias.

Depois de carregar o relatório, ela analisa insights rápidos e por meio deles oferece informações e sugestões que cabem ao usuário aceitar ou não.

Um fabricante de tapete personalizado para empresa pode obter até 50 fatos interessantes sobre as informações analisadas podendo ter diferentes linhas de raciocínio, encontrando muitas alternativas em que não podia ou poderia pensar.

Por que a profissão está em alta?

O Power BI é a ferramenta de Business Intelligence que mais cresce no mundo, podendo ser usada para transformar dados em informações importantes.

Profissionais de agora e do futuro devem entender sobre resolução de problemas e dados e, nesse sentido, o Power BI surge como uma ferramenta cada vez mais importante para isso.

Atualmente, no LinkedIn, existem cerca de 15.000 vagas diretas ou indiretas relacionadas ao recurso, e elas estão presentes em diversas áreas de atuação. Desde uma empresa de propaganda de som até uma empresa de tecnologia.

O mais interessante é que, ao pesquisar sobre profissões do futuro, o que mais se vê são áreas relacionadas aos dados, e todos os setores possuem dados que precisam ser transformados em informações relevantes para a empresa.

Qualquer profissional pode aprender a usar a ferramenta e se preparar para o futuro. É muito importante desenvolver a capacidade de análise de dados, resolver problemas e trabalhar com essa ferramenta da Microsoft.

A boa notícia é que existem cursos gratuitos e totalmente on-line e que ainda oferecem certificado e material didático.

Um fabricante de brindes de luxo para clientes pode oferecer esse curso aos seus colaboradores para que aprendam o que é e como usar o Power BI, como criar projetos dentro dele e como desenvolver dashboards interativos.

Eles também aprendem como transformar dados em informações relevantes e como se tornar um profissional analítico e que seja capaz de resolver problemas, tudo o que qualquer negócio precisa.

Considerações finais

Hoje em dia, existem três elementos muito importantes para corporações no mundo todo: a captação, a manipulação de dados e as ferramentas tecnológicas.

Qualquer negócio que queira crescer precisa saber trabalhar esses aspectos para que possa melhorar seus processos, estratégias de marketing, atendimento ao cliente, de entre outros pontos fundamentais.

O Power BI é uma ferramenta muito importante nesse sentido e que ainda traz muitas oportunidades de trabalho no mercado.

 Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário