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A terceirização de serviços dentro de uma empresa por vezes é fundamental.

A demanda de atividades que cercam os negócios são muitas e para isso contratar um serviço de Outsourcing de TI torna-se fundamental.

Essa técnica aplica-se somente nas questões empresariais e quando ela é aplicada facilita muito os trabalhos do dia a dia, pois eles podem ser divididos, colaborando muito com os funcionários.

O acúmulo dos trabalhos sobrecarrega o andamento e desempenho de uma empresa de manutenção predial, por exemplo, que acaba por não conseguir cumprir os prazos determinados, nas questões financeiras e administrativas.

Diante disso, o Outsourcing de TI auxilia de forma geral, atingindo todas as áreas que se beneficiam com ele, indo muito mais além do que o próprio departamento de Tecnologia da Informação.

O que é Outsourcing de TI?

Nada mais é do que terceirizar serviços envolvidos na área de TI de uma empresa, fazendo com que os gestores economizem tempo, o que faz com que todas as soluções possam ser aplicadas de forma prática e mais colaborativa.

Essa terceirização tem sido cada vez mais utilizada pelas empresas no sentido de fazer com que as necessidades deste departamento sejam supridas adequadamente tendo como uma das suas vantagens o baixo custo de investimentos.

Pequenas e grandes empresas de cabeamento horizontal e vertical, por exemplo, costumam fazer uso dessa técnica, mantendo a segurança em suas informações, por meio de um planejamento adequado realizado antecipadamente.

Existem algumas áreas que podem se beneficiar amplamente dessa técnica, através da computação em nuvem, otimizando os trabalhos internos que passam a atender aos objetivos da empresa. Alguns deles são:

  • Consultorias;
  • Escritórios de contabilidade;
  • Área jurídica;
  • Recursos humanos;
  • Departamento de marketing;
  • SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor).

Os escritórios de contabilidade, por exemplo, podem fazer o direcionamento de pagamentos, tomar conta da tesouraria, como também realizar declarações de imposto de renda para uma empresa.

A área jurídica, por sua vez, torna-se responsável pela elaboração de contratos e protege as empresas de rastreador portátil de longa duração de processos trabalhistas movidos pelos colaboradores.

O jurídico pode ainda checar se ocorreram fraudes, mantendo a organização sempre dentro dos aspectos legais, evitando possíveis multas diante de atitudes que se desviam das leis vigentes.

A área de recrutamento e seleção consegue que os processos seletivos sejam mais específicos na contratação de candidatos, identificando exatamente os que mais se enquadram no perfil de vaga solicitado pela empresa.

No setor de marketing digital, o Outsourcing de TI auxilia para que a área cuide das redes sociais, atraindo novos clientes de avental personalizado com logotipo, por exemplo, direcionando os conteúdos que possam se transformar em mais vendas.

No Serviço de Atendimento ao Consumidor, essa técnica prepara as equipes para a solução de dúvidas, por parte dos consumidores automatizando os chatbots e aperfeiçoando os atendimentos em aplicativos ou por telefone.

Isso torna a equipe bem mais preparada, fazendo com que a competitividade diante da concorrência seja ainda melhor e no futuro isso vai refletir no alavancar das vendas e no aumento do retorno financeiro para a empresa.

Outsourcing de TI: 4 motivos para adquirirPor que contratar serviços de Outsourcing de TI?

Existem alguns motivos que levam à contratação desse tipo de serviço e para garantir que essa parceria funcione corretamente, abaixo estão listadas quatro razões para que a tomada de decisão seja correta, antes da assinatura de um contrato. Eles são:

  • Quando são identificadas as reais necessidades dos negócios;
  • Quando há necessidade de uma melhor infraestrutura;
  • Quando as necessidades internas não são supridas;
  • Quando as soluções internas não estão funcionando adequadamente.

Nem sempre o departamento de TI interno da empresa possui uma infraestrutura adequada para suprir as demandas diárias de trabalho, não só pelo acúmulo das atividades, mas também porque não conta com uma tecnologia mais avançada.

A falta dessa estrutura mais especializada e moderna impacta diretamente nos resultados finais de vendas de estação de trabalho 3 lugares, por exemplo.

Isso pode ocorrer justamente pelo fato da organização não possuir serviços tecnológicos compatíveis, que possam identificar as reais necessidades dos consumidores, baixando o número de negociações.

Por isso, a contratação de um serviço de Outsourcing em TI é muito importante, pois não facilita apenas as inúmeras atividades dos colaboradores, mas também porque, com ela, a empresa passa a conseguir diversos benefícios.

Benefícios do Outsourcing de TI

Após a decisão de fechar um contrato nesse tipo de prestação de serviço terceirizado e tendo escolhido a melhor empresa por meio de pesquisas de mercado, ou através de indicações, a organização se beneficia com os seguintes pontos:

  • Redução de custos internos;
  • Aquisição de uma tecnologia de ponta;
  • Maior segurança nas informações internas;
  • Ganhos maiores em produtividade;
  • Agilidade nos trabalhos internos;
  • Flexibilização de horários;
  • Satisfação dos clientes internos e externos.

Para que o Departamento de TI consiga suprir as demandas de trabalhos internos, é necessário um número suficiente de colaboradores na área. O que ocorre é que os custos para contratação ou possíveis demissões são muito elevados.

Muitas vezes, se for feita uma comparação entre esses gastos internos e a contratação desse serviço, pode sair muito mais barato para um restaurante evento corporativo.

Isso porque a manutenção desses colaboradores dentro do restaurante é bastante excessiva, afinal, inclui planos de saúde, ticket alimentação e refeição, auxílio combustível ou até a substituição de funcionários durante as férias, entre outros.

A empresa que contrata o serviço de Outsourcing de TI, ainda consegue estar à frente de uma tecnologia de ponta, nem sempre encontrada internamente.

Com elas, é possível ter maior produtividade por parte dos colaboradores, agilizando os trabalhos internos e ainda permitindo uma maior flexibilização no horários de trabalhos, deixando os funcionários mais disponíveis para auxiliar outras áreas.

Por meio de todas essas vantagens, é muito mais fácil obter mais negociações de sala planejada pequena simples, porque a infraestrutura oferecida por um contrato dessa prestação de serviços pode ser bem melhor daquela encontrada dentro da empresa.

É importante salientar que é fundamental analisar as cláusulas contratuais, para identificar se tudo o que está sendo oferecido pela empresa parceira nessa área realmente oferece as melhores condições.

Modelos de Outsourcing de TI

Existem três formatos básicos de contratação de Outsourcing de TI: Offshore Outsourcing, Onshore Outsourcing e Nearshore Outsourcing.

Com o Offshore Outsourcing, muitas vezes, a manutenção da infraestrutura, o desenvolvimento de softwares e o suporte são direcionados para outros países como a Índia, China e Rússia, onde a ascensão tecnológica é maior.

Nessas regiões, a contratação de funcionários capacitados é mais baixa e diante da instabilidade econômica, os serviços nesta área tornam-se mais atrativos para a empresa.

Outsourcing de TI: 4 motivos para adquirirNo entanto, é necessário observar a cultura desses povos para que não ocasione falhas na comunicação dos trabalhos e aqueles que corriqueiramente falam o inglês são os mais procurados.

Já com o Onshore Outsourcing a contratação dos serviços é realizada dentro do próprio país, estado ou cidades, justamente pelo fato de que o mesmo idioma e cultura favorecem amplamente a comunicação.

Em se tratando do Nearshore Outsourcing, a terceirização de equipes pode ser feita em países vizinhos, cuja cultura e idioma são semelhantes. Sem contar o fato de que o fuso horário é praticamente igual, facilitando o contato e os trabalhos.

As vantagens na contratação de serviços de outsourcing de TI são bem atrativas, mas existem alguns pontos que requerem bastante atenção por parte do contratante, antes de adotar esse modelo.

Na terceirização desses serviços, o acesso à informações restritas e importantes são muito grandes. Por isso, é necessário checar a credibilidade da empresa e se ela possui recursos que evitam os ataques cibernéticos.

Por outro lado, o gestor da empresa contratante tem que se dedicar totalmente apenas ao desenvolvimento dos seus colaboradores internos. Portanto, é essencial identificar se a companhia terceirizada conta com uma equipe de primeira.

O engajamento e a proximidade entre a equipe terceirizada e o time do contratante pode não ser muito próximo. Por isso, é fundamental que ambas tenham conhecimento do mesmo idioma, para que a diferença de cultura não afete os trabalhos.

São pontos a serem observados, porém muitos gestores optam em contratar a própria equipe de e por isso é recomendável buscar empresas terceirizadas especializadas nas mesmas tecnologias usadas internamente.

Os serviços de Outsourcing em TI, obviamente, não envolvem pessoas que buscam por serviços de assistência técnica celular perto de mim, pois eles são utilizados apenas dentro dessa loja, por exemplo.

Considerações finais

O Outsourcing de TI é uma contratação de serviços terceirizados amplamente utilizados pelas empresas. Isso facilita o trabalho dos colaboradores, e ainda diminui os custos de contratação de funcionários, por exemplo.

Utilizando esse tipo de serviço terceirizado o impacto nas negociações de vendas de produtos e serviços é bem maior, alavancando a entrada financeira.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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