Você está visualizando atualmente Saiba como aumentar a produtividade da sua equipe e ter melhores resultados

O comprometimento e desempenho dos colaboradores são fatores determinantes para que uma empresa alcance seus objetivos e obtenha melhores resultados. Por isso, muitos gestores querem saber como aumentar a produtividade de sua equipe e evitar problemas com funcionários ociosos e desmotivados.

Existem diversos motivos que podem ocasionar adversidades como essas e é preciso identificá-los antes que prejudiquem ainda mais a lucratividade do negócio.

Quer saber como aproveitar melhor o potencial de sua equipe? Veja a seguir algumas práticas que poderão ajudar você!

Ofereça as ferramentas e infraestrutura necessárias

A falta de ferramentas adequadas pode aumentar muito o tempo necessário para a execução de uma tarefa. Portanto, pergunte aos funcionários se há alguma forma de facilitar o trabalho, verifique a viabilidade de cada uma das ideias que surgirão e busque soluções para cada um dos problemas apresentados pela equipe. Algumas questões que podem ajudar a identificá-los são:

  • os equipamentos utilizados estão funcionando corretamente?
  • os softwares da empresa estão atualizados?
  • eles têm todas as funcionalidades necessárias para a execução das tarefas?
  • está faltando algum material no ambiente de trabalho?
  • há alguma tarefa que possa ser automatizada?

Melhore a comunicação interna

Uma boa comunicação interna é fundamental para o bom andamento das atividades e para evitar perdas de tempo. Por isso, todos os colaboradores devem ter acesso às informações empresariais em tempo real, e é preciso buscar formas de garantir uma boa integração entre os setores, já que eles, muitas vezes, dependem uns dos outros.

Uma ótima maneira de resolver essa questão é investindo em soluções tecnológicas, como o ERP em nuvem. Além de apresentar maior estabilidade, ele facilita o acesso remoto de usuários ao sistema, o que é indispensável para empresas que têm funcionários trabalhando em casa ou viajando constantemente.

Defina metas individuais e coletivas

A definição de metas garante que todos os esforços sejam feitos na direção correta, e os objetivos da empresa sejam alcançados. Cada objetivo pode ser dividido em várias metas, o que facilita a organização do tempo. Deixe claro para a equipe qual é a importância de cada meta e como ela vai contribuir para o alcance do objetivo final. Assim, todos terão noção da importância de seu trabalho e se envolverão melhor com o sucesso do projeto.

Procure definir metas individuais de acordo com o papel de cada colaborador, pois elas vão trazer motivação e garantir a busca constante por novos resultados. As metas coletivas também são muito importantes, pois fortalecem o trabalho em equipe e fazem com que os colaboradores trabalhem em conjunto para aumentar a produtividade como um todo.

Agilize o fluxo de trabalho

Para aumentar a produtividade da sua equipe, é necessário otimizar o tempo de trabalho e buscar gastar menos tempo com tarefas que não são prioritárias. Por isso, é necessário ter uma lista de atividades que precisam ser feitas e identificar quais são as mais urgentes e indispensáveis.

Para fazer uma melhor gestão do tempo, faça com que os funcionários registrem sempre a duração de cada tarefa, identificando quais delas estão afetando mais a produtividade. Além disso, diminua o tempo gasto com distrações, como redes sociais ou jogos, que devem ser reservados para os intervalos de descanso.

Forneça feedbacks constantes

Os feedbacks são essenciais para melhorar a performance da equipe, pois permitem que os colaboradores saibam quais de suas práticas estão dando certo e o que precisa ser mudado para alcançar melhores resultados. Seja objetivo em seus feedbacks e forneça-os de forma empática para os funcionários, pois, assim, eles entenderão melhor os direcionamentos e saberão que você está tentando contribuir com sua evolução profissional.

Incentive, também, os membros da equipe a fornecerem feedbacks uns aos outros, pois isso melhora a comunicação e facilita a resolução de problemas, já que os colaboradores que trabalham juntos conhecem bem o comportamento uns dos outros.

Agora que você já sabe como aumentar a produtividade de sua equipe, procure adotar as práticas apresentadas aqui e sempre buscar novas formas de motivar os seus colaboradores. Lembre-se que o reconhecimento e a valorização dos profissionais são de extrema importância para mantê-los sempre engajados com o trabalho, ok?

Você já segue essas práticas ou utiliza outras formas de aumentar a produtividade em sua empresa? Conte-nos nos comentários!

Deixe um comentário