Construa uma cultura de redução de risco na sua empresa

Construa uma cultura de redução de risco na sua empresa

Os dados de uma empresa estão suscetíveis a inúmeras ameaças digitais, e os cibercriminosos estão sempre inovando suas formas de atuação. Portanto, é preciso buscar formas de proteger devidamente os dados do negócio e garantir a segurança da informação. Para isso, é importante construir uma cultura de redução de risco na sua organização, que deve ser seguida por todos os colaboradores.

A falta de segurança para os dados da empresa traz diversos riscos que podem prejudicar o funcionamento de suas atividades, sua imagem no mercado e, consequentemente, a lucratividade do negócio. Neste post, você conhecerá, portanto, quais são esses riscos e por que é tão importante evitá-los. Veja a seguir!

Vazamento e sequestro de dados confidenciais

O vazamento de informações sigilosas, com certeza, impactará o negócio negativamente, já que elas são essenciais para seu funcionamento. Portanto, é importante investir em soluções de segurança e orientar devidamente os colaboradores em relação à sua manipulação, para que elas não sejam monitoradas ou repassadas a terceiros.

Além disso, ataques criminosos como os ransomwares, que “sequestram” os dados do negócio por meio de criptografia e cobram para que a empresa possa reavê-los, estão se popularizando cada vez mais ultimamente. Por isso, é importante manter uma rotina de backups bem elaborada, já que nunca é possível saber se os dados realmente serão recuperados após um ataque como esse.

Perdas financeiras

Quando a prevenção de problemas de segurança não é feita de forma efetiva, a empresa pode ter muitos custos desnecessários para tentar reverter a situação. Inclusive, em caso de empreendimentos que necessitam manter suas aplicações sempre disponíveis para os clientes, esse prejuízo pode ser ainda maior. Isso porque se um ataque ou imprevisto ocorrer, diversas transações poderão deixar de ser realizadas durante um tempo indeterminado, gerando perdas financeiras.

Além disso, problemas como o vazamento de dados confidenciais podem expor informações estratégicas do negócio para seus concorrentes, que se aproveitarão para obter vantagens competitivas em relação à sua empresa e diminuir seus lucros.

Vulnerabilidade a desastres

Infelizmente, toda empresa está sujeita a desastres como roubos, inundações, incêndios, panes na rede elétrica, falhas humanas, entre outros. Apesar de nem sempre ser possível prever e impedir que problemas como esses aconteçam, existem maneiras de se evitar que eles tragam ainda mais consequências, como a perda de informações importantes.

Uma solução de recuperação de dados, como o Disaster Recovery, torna-se indispensável nesses casos, já que garante a continuidade das atividades do negócio em situações adversas.

Perda de credibilidade no mercado

Problemas de segurança podem prejudicar a reputação da empresa, desvalorizando seus serviços e diminuindo suas oportunidades de negócio. Caso eles venham a público, possíveis clientes do empreendimento poderão ficar receosos e, consequentemente, evitarão contratar os serviços da sua organização, mesmo que eles sejam de qualidade.

Além disso, impasses como esses podem dificultar a sua obtenção de novos clientes e, inclusive, também a reduzir as chances de fidelização dos que já são consumidores do seu produto ou serviço.

Ações judiciais

Os dados confidenciais de uma empresa não dizem respeito somente aos seus processos e estratégias, mas, também, incluem informações valiosas sobre seus clientes, mantidas sob sua responsabilidade direta.

A exposição indevida dessas informações pode trazer danos irreparáveis, que podem se tornar um bom motivo para a promoção de ações judiciais contra sua empresa, causando perdas financeiras e de credibilidade.

Construindo uma cultura de redução de risco em sua empresa você diminuirá as vulnerabilidades do seu negócio e evitará os problemas que mencionamos. Portanto, não meça esforços e busque já soluções que possam ajudar você a preveni-los.

Quer saber como aumentar a segurança dos dados da sua empresa? Veja 5 dicas de segurança digital para colocar em prática imediatamente.

Deixe uma Resposta

%d blogueiros gostam disto: