Você está visualizando atualmente O que é virtualização de servidores e como ela pode ser utilizada?

Os gestores estão sempre em busca de maneiras de otimizar a utilização dos recursos de TI nas empresas, tanto para aumentar a eficiência como para reduzir custos no setor. Investir na virtualização de servidores é uma boa estratégia para atingir esse objetivo.

Além de evitar gastos desnecessários com a infraestrutura de TI, a virtualização apresenta diversos outros benefícios para as empresas. Quer saber quais são eles e entender melhor como funciona essa tecnologia? Veja a seguir!

O que é virtualização de servidores?

A virtualização de servidores trata-se de uma tecnologia que permite utilizar os recursos computacionais de um único servidor físico para criar diversos servidores virtuais. Para isso é instalado no servidor físico um software chamado hipervisor, responsável por controlar o compartilhamento de recursos entre os servidores virtuais.

Esses servidores têm configurações próprias, recursos de hardware como memória, capacidade de processamento e espaço de armazenamento reservados para si, além de poderem ter sistemas operacionais diferentes.

Quando é recomendado utilizá-la?

É recomendado usar a virtualização quando a empresa enxerga a necessidade de ter diversos servidores para variadas aplicações. Ela também é indicada nos casos em que o servidor físico da empresa não esteja sendo cem por cento aproveitado, para evitar o desperdício de recursos computacionais.

Quais são seus benefícios?

A virtualização de servidores pode trazer diversos benefícios para as empresas. Veja os principais a seguir:

Aumento de produtividade

A virtualização de servidores diminui problemas com servidores fora do ar. Assim, essa indisponibilidade não mais impactará a produtividade de seus colaboradores. Além disso, a realização de backups é facilitada e pode ser concluída em menos tempo.

Além disso, é possível duplicar servidores, criar snapshots e migrar os servidores para outros locais, facilitando o gerenciamento dos recursos.

Otimização do espaço físico

Sem a necessidade de distribuir diversos servidores no local, a utilização do espaço físico da empresa será otimizada. Dessa forma, haverá mais espaço livre para dispor outros equipamentos e realizar outras atividades necessárias.

Redução de custos

Com a virtualização de servidores é possível reduzir custos com a compra e a manutenção de equipamentos físicos, que geram muitos gastos para o negócio. Além disso, a empresa gastará menos energia elétrica.

Facilidade de gerenciamento

Essa tecnologia também simplifica o gerenciamento das informações e processos da empresa, já que será possível gerenciar todos os servidores em um só lugar. Assim, você poderá mantê-los sempre atualizados e funcionando corretamente.

Como posso implementá-la?

Para implementar a virtualização de servidores em sua empresa, é necessário ter um servidor físico para instalar o software hipervisor e criar os servidores virtuais. A quantidade de servidores virtuais que podem ser criados e o desempenho de cada um deles dependem da performance do servidor físico adquirido.

As vantagens da virtualização de servidores também estão presentes em soluções de cloud computing, que integram os recursos de vários servidores físicos de alta tecnologia para criar os servidores virtuais. Dessa forma, é possível ter acesso a recursos computacionais ilimitados, que podem ser contratados de acordo com as necessidades de cada organização, de forma flexível e prática.

Como você pôde ver, a virtualização de servidores pode ser uma ótima opção de investimento para empresas que desejam aumentar a eficiência do setor de TI de forma econômica, além de facilitar o gerenciamento dos recursos da área.

Você gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto? Então siga-nos nas redes sociais — estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn — e não perca nenhum de nossos artigos!

Deixe um comentário