Servidor fora do ar: saiba como identificar e corrigir o problema

Servidor fora do ar: saiba como identificar e corrigir o problema

Manter os servidores da empresa sempre funcionando é algo essencial para garantir o bom funcionamento do negócio.

Um servidor fora do ar pode ocasionar diversos problemas, como a indisponibilidade dos sistemas empresariais, quedas na produtividade dos colaboradores, clientes insatisfeitos por não conseguirem realizar transações importantes ou consultar informações na plataforma da empresa.

Quer saber como evitar que esse problema aconteça na sua organização? Acompanhe o post e mantenha suas aplicações sempre no ar!

O que é um servidor?

Os servidores são equipamentos de alta performance capazes de executar aplicações para vários usuários conectados a uma rede de computadores. Eles apresentam diversas funcionalidades para atender às demandas desses usuários e são indispensáveis para as empresas de todos os portes.

Essas funcionalidades podem ser o armazenamento de arquivos e bancos de dados, contas de e-mail, compartilhamento de recursos como impressoras, acesso às plataformas empresariais etc.

Algumas de suas vantagens são a facilidade para gerenciar os dados do negócio de forma centralizada e permitir o acesso remoto de usuários às aplicações da empresa.

Os servidores podem ser locais ou na nuvem. No primeiro caso, os servidores são adquiridos pela empresa e organizados em um espaço apropriado, como um Data Center.

Já os servidores em nuvem não precisam ser adquiridos, pois são de empresas especializadas nesse serviço e são utilizados de forma remota pela empresa contratante.

A nuvem é uma alternativa interessante para empresas que precisam de servidores com alta capacidade de processamento, mas não podem investir em servidores robustos de alto custo.

Essa também é uma opção para aquelas que buscam pela segurança e comodidade de não precisar armazenar grandes servidores na empresa e fazer sua manutenção.

Quais fatores podem deixar o servidor fora do ar?

Diversos fatores podem fazer um servidor ficar fora do ar e é muito importante conhecê-los para resolver o problema de forma rápida e efetiva. Os principais motivos normalmente são:

  • defeitos nos equipamentos;
  • ataques cibernéticos;
  • erros provocados por colaboradores;
  • problemas na rede;
  • configurações erradas.

Para identificá-los, é preciso estar sempre atento aos alertas dados pelo sistema operacional, software de banco de dados, antivírus etc., além de realizar testes nos dispositivos.

Como resolver o problema?

Para manter o servidor sempre no ar, é importante não deixar brechas de segurança no sistema para evitar ataques e erros cometidos por membros da equipe.

Se o servidor é local, também é necessário que ele passe por manutenções regularmente para verificar defeitos nos dispositivos e checar suas configurações.

Veja a seguir algumas outras formas de manter o servidor da empresa sempre no ar:

Invista em soluções de cloud computing

Com a cloud computing, além de não ter que se preocupar com os gastos relativos a compra e manutenção de equipamentos próprios, você certamente terá menos problemas, como o servidor ficar fora do ar.

Isso porque as empresas especializadas nesse tipo de serviço costumam contar com servidores potentes e com tecnologias de ponta, que garantem maior segurança e praticidade para manter seus sistemas sempre disponíveis para os clientes e colaboradores.

Tenha um Disaster Recovery

Uma solução de recuperação de dados como o Disaster Recovery (DRaaS) também é capaz de evitar o problema.

Ele replica os dados do servidor principal da empresa em um servidor secundário, que assume o controle da situação em caso de situações emergenciais, como ataques cibernéticos, falhas humanas, problemas de rede, panes elétricas etc.

Dessa forma, os sistemas empresariais continuam funcionando sem interrupções em caso de adversidades inesperadas, até que o problema seja resolvido.

Mantenha uma rotina de backups

Fazendo backups regularmente, você diminui os riscos de perder algum dado importante em caso de problemas como ataques ao servidor da empresa e evita que ele fique fora do ar por longos períodos até conseguir eliminar a ameaça.

Para isso, basta recuperar o último backup consistente feito e os sistemas da empresa poderão voltar a funcionar como antes.

Seguindo as dicas que apresentamos, será muito mais fácil identificar problemas com o servidor fora do ar e corrigir o problema. Lembre-se de que a melhor forma de não ter que lidar com esse tipo de adversidade é evitar que ela aconteça.

Quer evitar problemas com o servidor fora do ar em sua empresa? Então conheça quais são os tipos de backups mais comuns!

Powered by Rock Convert

Deixe uma Resposta

%d blogueiros gostam disto: