Segurança de dados: saiba como ela é importante para o seu negócio

Segurança de dados: saiba como ela é importante para o seu negócio

A segurança de dados é algo indispensável para as empresas, devido ao valor que eles representam. Portanto, é preciso buscar formas de gerenciar as informações do negócio da melhor maneira possível, prevenindo-se em relação aos diversos tipos de vulnerabilidades às quais elas estão sujeitas.

Muitos contratempos podem surgir quando a informação não é protegida de forma apropriada, o que pode ser ocasionado por problemas como redes e conexões inseguras, armazenamento inadequado de informações, backups mal planejados, erros por parte de colaboradores, softwares desatualizados, etc.

Neste artigo, você vai entender melhor sobre a importância da segurança de dados e como proteger as informações confidenciais da sua empresa. Acompanhe!

O que é segurança de dados?

A segurança da informação tem como base três elementos:

  1. disponibilidade: a informação deve estar sempre disponível para acesso quando necessário;
  2. integridade: os dados devem ser preservados contra alterações indevidas;
  3. confidencialidade: somente pessoas autorizadas pelo proprietário das informações podem acessá-las ou modificá-las.

No meio empresarial, a segurança de dados trata-se da proteção de informações importantes para o negócio, como dados sobre clientes, colaboradores, estratégias, processos internos e outros fatores essenciais para seu sucesso no mercado. Devido à sua importância, é preciso tomar muito cuidado para que essas informações não sejam perdidas ou acessadas de forma inconveniente.

Quais são suas vantagens?

Ao adotar práticas que garantam a segurança da informação, a empresa evita diversos problemas, como fraudes, vazamento de dados e ações judiciais, que poderiam comprometer sua imagem no mercado.

Além disso, investindo em segurança digital, será possível diminuir as chances de imprevistos que provoquem indisponibilidade nas aplicações da empresa, o que causaria insatisfação dos clientes e, consequentemente, perdas financeiras.

Como garantir a segurança de dados?

Existem diversas formas de proteger melhor as informações sigilosas do negócio. Veja a seguir alguns fatores que podem ajudar a aumentar a segurança de dados em sua empresa:

Controles físicos

Procure manter a segurança dos dispositivos utilizados para acessar os dados do negócio, contando com proteções como logins de acesso. Além disso, adote outros métodos de segurança, como a criptografia de discos, para dificultar o acesso de terceiros às informações compartilhadas entre os colaboradores.

Também é interessante realizar um controle de acesso aos espaços físicos da empresa, para que somente funcionários autorizados possam entrar nos locais onde ocorrem os serviços essenciais de TI e outras atividades importantes. Assim, as chances de problemas por falhas humanas serão diminuídas.

Proteção contra vírus

Hackers estão sempre buscando brechas de segurança e são um grande motivo de preocupação para as empresas. Portanto, é necessário ficar atento para prevenir possíveis ataques cibernéticos e infecções por vírus.

As principais formas de acesso indesejado aos dados empresariais são por meio de vírus recebidos por mensagens de spam nos e-mails corporativos, visita a sites inadequados e downloads de aplicações pouco confiáveis. Sendo assim, evite esses problemas e mantenha o antivírus sempre atualizado.

Armazenamento em nuvem

Manter a segurança de um servidor local para armazenamento de dados pode ser uma tarefa complicada, já que eles exigem uma manutenção bastante cuidadosa. Por esse motivo, a tendência é que cada vez mais empresas invistam em soluções de cloud computing.

Além de reduzir custos com manutenções constantes, o armazenamento em nuvem garante a disponibilidade de dados e a segurança das informações do negócio.

Política de recuperação de dados

É extremamente importante ter uma política de recuperação de dados para evitar maiores problemas no caso de algum incidente, como ataques por hackers, equívocos cometidos por funcionários, desastres naturais, entre outros acontecimentos que possam comprometer a segurança dos dados empresariais. Dessa forma, invista em backups bem planejados ou soluções mais robustas de Disaster Recovery.

Como você pôde ver, a segurança de dados é uma das áreas que mais demandam atenção na rotina empresarial e é muito importante adotar práticas que permitam gerenciar as informações de forma mais segura.

Você quer mais dicas para proteger os dados da sua empresa? Então, saiba como melhorar a segurança do e-mail corporativo.

Deixe uma Resposta

%d blogueiros gostam disto: