Você está visualizando atualmente Conheça as principais diferenças entre DRaaS e Backup Online!

Implementar soluções de recuperação de dados é a melhor estratégia para evitar problemas com a perda de informações importantes e sistemas que ficam longos períodos fora do ar. Contratempos como esses paralisam os negócios e geram perdas de cliente e lucros.

Felizmente, existem soluções em nuvem, como o DRaaS e o backup online, que permitem recuperar facilmente os dados do negócio em casos de desastres e situações emergenciais, e estão cada vez mais acessíveis para empresas de todos os portes.

Neste post, você entenderá quais são as principais diferenças entre DRaaS e backup online e por que eles são tão importantes. Acompanhe!

O que é DRaaS?

O Disaster Recovery as a Service (DRaaS) é uma solução baseada em Cloud Computing, que permite replicar os dados da empresa de forma contínua em um servidor secundário, assumindo o controle da situação em caso de emergências, como ataques cibernéticos, falhas humanas, alagamentos e outros desastres do tipo.

Ele resolve o problema da indisponibilidade dos sistemas empresariais, comum nesses casos. Essa indisponibilidade, quando não prevenida, pode prejudicar o andamento do negócio, já que os clientes ficarão insatisfeitos por não conseguirem acessar a plataforma da empresa e os colaboradores terão sua produtividade prejudicada.

O que é backup online?

O backup online consiste em utilizar a nuvem para fazer uma cópia dos dados empresariais, que poderão ser recuperados sempre que necessário. É possível fazer o backup de informações de todos os dispositivos da empresa e acessá-los facilmente por meio da internet.

A principal vantagem do backup em nuvem em relação aos outros tipos de backup é o fato dele ocorrer sempre em tempo real, o que garante que nenhum dado importante seja perdido em situações inesperadas.

Além disso, é possível contratar exatamente a quantidade de espaço necessária para armazenar os dados de sua empresa, o que permite obter melhores custos.

Quais são as diferenças entre eles?

O backup online tem como objetivo permitir o acesso aos dados da empresa armazenados na nuvem caso ocorra alguma falha nos sistemas empresariais, ou caso eles estejam fora do ar.

Já o Disaster Recovery oferece uma recuperação completa e imediata de desastres, fazendo com que as aplicações da empresa continuem funcionando normalmente até que o problema seja resolvido.

Um dos principais diferenciais do DRaaS é o fato de que ele reforça a disponibilidade da infraestrutura de TI. Dessa forma, caso ocorra algum incidente que comprometa qualquer um de seus elementos, como bancos de dados ou infraestrutura de redes, o funcionamento das aplicações da empresa é reestabelecido de forma rápida, garantindo a continuidade das atividades do negócio.

Agora que você já sabe quais são as principais diferenças entre DRaaS e backup online e como eles são indispensáveis para o seu negócio, não se esqueça da importância de procurar uma empresa especializada nessas tecnologias antes de contratar o serviço. Só assim você terá a certeza de que está fazendo um bom investimento.

Você está pronto para implantar uma solução de DRaaS ou backup online em sua empresa? Então entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!

Deixe um comentário