Você está visualizando atualmente Integração CRM e ERP: quais as vantagens para a empresa?

O CRM e o ERP são dois dos sistemas mais utilizados no dia a dia das organizações. Com eles, é possível fazer uma gestão completa e simplificada de todos os processos da empresa e também do relacionamento com os clientes.

Apesar de muitas vezes serem usados separadamente, é melhor empregá-los de forma integrada, para que o gerenciamento seja realizado de maneira ainda mais eficiente. Assim, todas as funcionalidades que normalmente são disponibilizadas em dois sistemas distintos, se reúnem em uma única plataforma.

Quer saber quais são as vantagens de se optar pela integração de CRM e ERP na sua corporação? Confira as principais a seguir!

Aumento da produtividade

Uma das maiores vantagens da integração de CRM e ERP é o aumento da produtividade das equipes. Com as funcionalidades disponibilizadas pelo sistema, muitas tarefas são automatizadas, o que pode prevenir falhas humanas e evitar retrabalhos desnecessários, como aqueles gerados pela duplicação de dados em sistemas distintos.

Além disso, eles trabalham com mais agilidade, já que não precisam alternar entre os sistemas para checar e atualizar informações em ambos. Dessa forma, seus colaboradores têm capacidade de permanecer focados na análise dos dados e nas estratégias da empresa.

Maior conhecimento sobre o mercado e clientes

O CRM é capaz de proporcionar informações valiosas sobre seus clientes, como preferências de compras e contatos, e também permite fazer uma melhor análise de mercado. Essas informações, aliadas aos dados de gestão do ERP, permitem planejar otimizar estratégias e investimentos, obtendo e fidelizando consumidores e melhorando o posicionamento da empresa na determinada área de atuação.

É importante ter em mente que, para proteger dados tão importantes para a companhia, se faz necessário que o sistema integrado possua um bom nível de segurança da informação. Manter essa proteção em um sistema com banco de dados unificado é uma tarefa mais simples, principalmente com a prevenção garantida pela cloud computing.

Melhorias nos processos da empresa

Ao disponibilizar todas as informações importantes em uma mesma plataforma por meio da integração de CRM e ERP, há uma grande melhoria nos processos da empresa, pois eles são simplificados. Um exemplo é em relação a facilitação da comunicação interna, já que o CRM e o ERP conversam entre si, evitando que colaboradores de diferentes setores lidem com informações distintas em cada um dos sistemas.

Outro benefício da integração é a redução de problemas com o suporte e a manutenção dos sistemas. Lidar com essas questões é uma tarefa que pode sobrecarregar sua equipe de TI, principalmente quando os sistemas são oferecidos por fornecedores diferentes. Ao integrá-los, além de resolver inconvenientes da plataforma com maior rapidez, é possível obter uma redução de custos com manutenções.

Facilidade de utilização

Seus atuais e novos colaboradores encontram mais facilidade para aprender como aproveitar melhor as funcionalidades do CRM e do ERP de forma integrada. Isso representa um maior retorno de seu investimento na tecnologia, pois muitos funcionários deixam de utilizar os benefícios oferecidos por esses sistemas devido à dispersão de informações e falta de clareza em relação ao funcionamento.

Além disso, com a integração de CRM e ERP em nuvem é possível ter ainda mais praticidade para utilizar as funcionalidades do sistema. Ele pode ser acessado por meio de qualquer dispositivo conectado à internet, e conta com informações atualizadas em tempo real.

Como percebemos, a integração de CRM e ERP traz diversas vantagens para os negócios, principalmente quando conta com a estabilidade e a praticidade proporcionadas pela cloud computing. Ao optar pela implantação do sistema, certifique-se de buscar um bom fornecedor, para que o processo ocorra de forma simples e todas as necessidades da empresa sejam atendidas.

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