Você está visualizando atualmente Você sabe o que é ROI em TI? Aprenda agora e saiba como calculá-lo

A sigla ROI (do inglês “Return On Investment“) é um indicador econômico que consiste na aplicação de uma métrica para mensurar o lucro obtido a partir de uma determinada quantia de recursos investidos. O ROI em TI é muito importante para que os profissionais do setor possam demonstrar que realizar o investimento em um projeto da área trará benefícios para o negócio.

Dessa forma, vamos aprender, neste post, a importância do ROI em TI e como calculá-lo. Confira conosco!

Entenda a importância e as vantagens

Otimização da produtividade

O ROI é muito importante para a otimização da produtividade, uma vez que, com ele, você saberá quais investimentos estão sendo mais rentáveis para a empresa e poderá pensar em estratégias para aumentar a sua produtividade, e, consequentemente, a sua lucratividade.

Redução de custos

O ROI também traz a vantagem de redução de custos para a empresa. Como dito, com ele, você tornará os seus investimentos mais eficazes, sabendo o momento de parar e o de começar uma aplicação. Isso porque as aplicações em TI exigem gastos elevados e precisam ser bem planejados para que a empresa não tenha prejuízos.

Além disso, o ROI em TI é importante para a redução de custos porque proporciona menor quantidade de erros em processos, assim como diminui os gastos com produção e venda.

Melhorias nas estratégias de tomada de decisão

Uma das principais vantagens do ROI em TI é fazer com que a empresa tenha as melhores estratégias na tomada de decisão. Ele identifica o prazo de retorno dos investimentos para que você possa analisar de que a sua empresa precisa no momento.

Com o ROI, você poderá calcular as economias e benefícios quantificáveis que o projeto de TI proporcionará para a sua organização em um determinado período.

Aprenda como calculá-lo

Calcular o custo dos funcionários/terceiros

Vamos supor que você deseja calcular os custos que a sua organização tem com problemas na infraestrutura em TI. Para isso, você deve calcular os gastos que a sua companhia tem com a sua equipe de trabalho, somando salários e custos trabalhistas. Depois, divida esse custo pelos dias do mês e, por fim, pela sua carga horária para encontrar o quanto cada funcionário ganha por hora trabalhada.

Somar o valor da hora pago a eles pelos trabalhos feitos em TI

Depois de somar tudo e encontrar o valor da hora de trabalho, você deve somar a quantidade de horas em que o sistema da sua empresa trava e impossibilita o desempenho regular das atividades. Isso indicará o quanto a sua organização precisa investir em TI para reduzir esse prejuízo.

Você também pode somar o valor da compra de novos equipamentos e sistemas, além de gastos com o suporte técnico e subtrair pelo ganho obtido gerado pela otimização do desempenho das tarefas para revelar o quanto é lucrativo o investimento em TI.  .

Temos, também, para calcular as despesas em TI outros dois cálculos importantes: o CAPEX, que é o gasto da empresa para adquirir equipamentos, como a compra de computadores; e o OPEX, que se refere aos investimentos operacionais da companhia, por exemplo, serviço de cloud computing.

Neste post você viu o que é ROI em TI, a sua importância e as suas vantagens, além de entender como calculá-lo. Também é importante entender que executar internamente o processo de TI pode atrapalhar o fluxo de trabalho dos funcionários e, por isso, é sempre recomendável buscar por empresas especializadas para facilitar a mensuração de resultados.

E aí? Gostou do nosso texto? Deixe abaixo o seu comentário sobre o post, pois estamos à sua disposição para ajudá-lo.

Deixe um comentário