5 dicas e fatores que devem ser avaliados para migrar para a nuvem

5 dicas e fatores que devem ser avaliados para migrar para a nuvem

Migrar para a nuvem é uma das principais tendências de investimento tecnológico entre as empresas atualmente. Isso deve-se aos diversos benefícios que essa estratégia pode trazer, como a redução de custos, a segurança que ela proporciona e a facilidade de acessar as aplicações da empresa a qualquer momento, por meio da internet.

Porém, antes de migrar suas aplicações para a nuvem, é preciso avaliar alguns fatores importantes sobre o serviço para tomar a melhor decisão para o negócio. Quer saber quais são eles? Veja a seguir!

1. Defina os objetivos desejados

Antes de migrar para a nuvem, você deve estar ciente de seus objetivos e expectativas em relação ao serviço. Assim, será possível selecionar a melhor solução para sua empresa e definir quais são os recursos necessários para atender a todos eles. Alguns dos objetivos que podem ser alcançados são:

  • reduzir custos;
  • melhorar a comunicação interna entre setores;
  • aumentar a produtividade;
  • elevar a segurança da informação;
  • evitar problemas com servidores fora do ar.

2. Realize um planejamento

Antes de começar a migração, sua equipe de TI deve fazer um planejamento para calcular bem o investimento e verificar quais são as aplicações que serão migradas para a nuvem.

Muitas empresas acabam optando por migrar inicialmente apenas uma parte de suas aplicações e depois migrar gradualmente as demais, de acordo com sua necessidade. Nesses casos, é interessante estabelecer prazos para a conclusão de cada etapa do processo.

3. Garanta a proteção de suas informações

A proteção das informações empresariais é extremamente importante para manter o sucesso do negócio. Por isso, ao migrar para a nuvem, verifique quais são as aplicações da empresa que mais precisam de segurança e quais são os níveis de proteção oferecidos pelo serviço que você pretende contratar. Se necessário, busque formas adicionais de preservar os sistemas considerados mais importantes, como por exemplo uma solução de Disaster Recovery.

4. Faça um backup antes do processo

Apesar de o processo de migração normalmente ocorrer de forma rápida e sem maiores problemas quando feito de forma adequada, imprevistos podem ocorrer e é importante preveni-los.

Para isso, você deve fazer um backup consistente de todas as suas informações antes de começar o processo, para que possa recuperá-las depois. Assim, você não perde nenhum dado importante para o negócio caso surja algum problema inesperado.

5. Busque profissionais qualificados

Buscar uma empresa especializada, com profissionais que você realmente confie, é essencial para o sucesso do processo de migração. Eles devem tirar todas as suas dúvidas sobre o serviço antes de finalizar a contratação e prestar um suporte de qualidade após sua implementação.

Além disso, somente profissionais qualificados serão capazes de verificar o desempenho de suas aplicações na nuvem e orientá-lo sobre seu funcionamento para garantir que tudo ocorra bem.

Considerando os fatores que apresentamos neste post, você terá grandes chances de sucesso ao migrar para a nuvem e alcançar os objetivos que busca para seu negócio. Optando pelo serviço correto e fazendo um bom planejamento, a migração certamente ocorrerá da melhor forma e trará muitas vantagens.

Você está preparado para fazer a migração para a nuvem em sua empresa? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!

Powered by Rock Convert

Deixe uma Resposta

%d blogueiros gostam disto: