Você está visualizando atualmente Inteligência Artificial e Big Data: como elas se relacionam?

Inteligência artificial e big data são dois recursos tecnológicos presentes no dia a dia de pessoas e empresas.

O big data, por exemplo, foi adotado pelo grande público, a partir do momento em que as redes sociais passaram a fazer parte do seu dia a dia.

Atualmente, ambos estão bem consolidados na sociedade e influenciam a vida das pessoas de muitas maneiras, o que gera discussões, principalmente em relação ao avanço da inteligência artificial.

Esses recursos trouxeram muitas facilidades para as empresas e governos, beneficiando a sociedade como um todo. E tudo, também levantaram algumas questões éticas em relação à posse, uso e armazenamento de dados.

O fato é que, para a maioria, ainda existem muito mais dúvidas do que certezas e cientistas de muitas áreas ainda se intrigam com as habilidades dessas ferramentas tecnológicas.

Mas, compreendê-las é fundamental, tendo em vista que fazem parte de nossa realidade e podem ajudar os negócios de muitas maneiras. Se você tem dúvidas sobre o assunto, não deixe de conferir o artigo.

Você vai entender o que é inteligência artificial e big data, a relação entre eles, como podem ser usados e quais são as vantagens de seu uso.

O que é big data?

Big data nada mais é do que a junção e análise estratégica de um grande volume de dados, tendo em vista a necessidade de processar as informações, para que elas possam gerar insights e oportunidades de negócios para as empresas.

Seu funcionamento depende de 7 aspectos importantes, são eles:

  • Volume;
  • Velocidade;
  • Vínculo;
  • Variedade;
  • Variabilidade;
  • Veracidade;
  • Visualização.

O volume nada mais é do que a quantidade de dados coletados por um sistema integrado academia e que precisam ser analisados. A velocidade é a agilidade na captação e tratamento dessas informações.

Quanto ao vínculo, diz respeito ao atendimento da conexão entre as informações, ao passo que a variedade está relacionada ao modo como os dados são gerados, podendo ser de maneira estruturada, semiestruturada ou não estruturada.

A variabilidade analisa variáveis como sazonalidades e eventos, enquanto a veracidade verifica o quanto os dados são acurados, evitando o acúmulo de informações inúteis.

Por fim, a visualização organiza os dados, por meio de esquemas visuais como gráficos e tabelas.

O que é inteligência artificial?

Inteligência artificial é a capacidade que uma máquina tem de realizar atividades de maneira inteligente. Portanto, trata-se de um dispositivo tecnológico que simula habilidades humanas, tais como percepção de ambiente, análise e raciocínio.

Também é um campo científico consolidado e que começou a se desenvolver na década de 1940. Além de envolver profissionais de tecnologia, também precisa de filósofos, linguistas, biólogos, psicólogos e neurocientistas.

Relação entre inteligência artificial e big data

O big data atua como uma fonte de combustível para a inteligência artificial, e mesmo que esses dois conceitos pareçam futuristas, já são utilizadas empresas de vários setores, como um fabricante de sistema de freio para carretinha reboque.

Mesmo estando presentes na sociedade de muitas formas, não vivemos em um mundo repleto de robôs, mesmo porque, a tendência é que a inteligência artificial atue sem ser vista.

O papel do big data é reunir uma grande quantidade de dados digitais e ajudar a criar modelos que se antecipam ao comportamento e à dinâmica de sistemas Inter ações complexos.

Só que as informações coletadas estão muito além da navegação pela internet, pois estão relacionadas a todos os rastros digitais que os indivíduos deixam.

Para que seja possível analisar e determinar o comportamento de cada usuário, é necessário fazer uso de ferramentas que ajudem a manipular o estudo das informações.

Saber um pouco mais sobre esses elementos, suas origens e decifrar condições futuras é a melhor forma de tomar decisões assertivas, e é justamente aqui que entra a inteligência artificial.

Por meio da automação de processos de identificação e análise de dados, fica mais fácil para uma empresa de sistema de vigilância por câmeras fazer uma varredura em grandes quantidades de dados para encontrar um padrão.

Quando os códigos são utilizados de maneira constante e em porções de informações mais extensas, fica mais fácil e rápido fazer as análises, ao contrário do que uma pessoa seria capaz de fazer.

Embora o aprendizado seja uma capacidade do ser humano, a pessoa utiliza raciocínios lógico e criatividade para criar alternativas e atingir um propósito.

A inteligência artificial segue o mesmo princípio, fazendo com que os resultados sejam mais específicos e assertivos. Para se aproximar da capacidade da mente humana, a máquina precisa acessar uma grande quantidade de informações, oferecidas pelo big data.

Como elas podem ser usadas?

A inteligência artificial e o big data podem ser usados para analisar o grande volume de dados, ajudando a gerar insights sobre problemas que a empresa esteja enfrentando, melhorar suas vendas e entender o comportamento dos clientes.

São tecnologias que também podem ser usadas para obter recomendações personalizadas. Um fabricante de central multimídia com câmera e sensor de estacionamento consegue uma análise descritiva.

Dessa forma, consegue analisar históricos e identificar os eventos. Outra aplicação é fazer uma análise diagnóstica para identificar padrões e receber relações entre dados.

A análise preditiva utiliza os dados históricos para fazer estimativas em relação ao futuro, ao passo que a análise prescritiva aplica o que foi analisado e melhora as tomadas de decisão.

Benefícios de usar a inteligência artificial e o big data

Como você viu, esses recursos tecnológicos podem atuar juntos e esse tipo de aplicação traz vantagens significativas para as empresas. Dentre as que mais se destacam estão:

Reconhecer padrões

As campanhas de marketing digital de uma empresa de ressonância magnética do encéfalo não se baseiam apenas na produção de conteúdos criativos e focados em persuadir os consumidores.

Mesmo que os anúncios sejam inteligentes, é fundamental saber se eles estão atingindo o público esperado. Ao fazer uma análise usando a inteligência artificial, fica mais fácil avaliar estatísticas relevantes para a companhia.

Por exemplo, a marca pode descobrir o horário em que o anúncio teve mais visualizações e engajamento, além de verificar quais regiões ele impactou mais e o tipo de audiência que atrai.

Todas essas informações devem ser coletadas e avaliadas para se certificar de que a estratégia de marketing está no caminho certo e vai atrair os resultados esperados. Também é uma forma de melhorar as condições e identificar o que precisa ser melhorado.

Conhecer as probabilidades de resultados futuros

Antes de lançar um produto ou serviço, muitas empresas gostariam de saber quais são as chances que essas soluções oferecem de atingir um bom desempenho de vendas nos próximos meses.

Um fabricante de crachá com chip consegue ter essa previsibilidade por meio da inteligência artificial. Uma pessoa não tem capacidade e condições para fazer isso.

Qualquer tentativa pode gerar um erro na estimativa de faturamento e com isso prejudicar as finanças do negócio.

Para que a verificação seja mais assertiva e descobrir se realmente vale a pena lançar determinado produto ou serviço, é fundamental recorrer à tecnologia da inteligência artificial e do big data.

A organização vai conseguir coletar e analisar informações valiosas referente à postura dos consumidores, seus hábitos de consumo, os problemas que enfrentam e com isso tomar uma decisão mais assertiva.

Detectar desvios de padrão

Vários segmentos enfrentam dificuldades para acompanhar o padrão de comportamento de seu público, a exemplo da segurança pública, que por meio de recursos humanos, não consegue enfrentar o aumento da criminalidade.

Vários recursos, como rastreador carros via satélite, ajudam a lidar com esse problema, mas a prevenção pode ser muito custosa se o efetivo estiver nas ruas o tempo todo para monitorar e evitar crimes.

Por outro lado, se houver o uso de um sistema capaz de identificar desvios de comportamento, fica muito mais prático e eficiente identificar delitos e acionar a segurança pública.

A inteligência artificial é o recurso mais recomendável neste sentido, pois ajuda a aperfeiçoar os sistemas públicos, além de ser uma tendência cada vez mais forte e evidente.

Assim como uma empresa de instalação elétrica ar condicionado split inverter pode usar essa ferramenta, outras esferas também podem aplicá-la, como no caso dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Considerações finais

Cada vez mais o big data e inteligência artificial fazem parte de nosso cotidiano, trazendo soluções para o dia a dia de empresas, governos e pessoas.

São recursos que beneficiam a sociedade, facilitam processos e viabilizam tarefas que o ser humano não consegue fazer.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre esses recursos e de que maneira eles podem atuar em conjunto.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário