Solução streaming para empresas: o que é e como aplicar?

Solução streaming para empresas: o que é e como aplicar?

Você já ouviu o termo “streaming”? Certamente sim, pois tem sido muito utilizado ultimamente. Entretanto, é provável que você só conheça as possibilidades dessa tecnologia no mercado de entretenimento, mas não saiba ainda que é possível pensar em solução streaming para empresas.

Pensando nisso, nós preparamos um conteúdo explicando o que é essa ferramenta, como ela funciona, qual a sua aplicabilidade nas empresas e os resultados positivos que podem ser alcançados com sua utilização. Ficou interessado em todas essas informações? Então, continue a leitura!

O que é e como funciona o streaming?

O streaming é uma tecnologia utilizada para transmitir áudio e vídeo pela internet. A inovação desse tipo de transmissão está no fato de que o usuário não precisa baixar as mídias em seu computador para ter acesso ao conteúdo. Tudo funciona online.

Para entender melhor: conhece a Netflix e o Spotify? Então, são bons exemplos dessa tecnologia! Esses aplicativos nos permitem ouvir músicas ou assistir a séries e filmes sem exigir downloads dos arquivos de áudio e vídeo.

É possível pensar em solução streaming para empresas?

Há pouco, mostramos exemplos sobre o uso do streaming para entretenimento, mas essa tecnologia também pode ser utilizada no setor organizacional de diversas maneiras. Destacamos as seguintes funções:

  • transmitir vídeos para treinamento dos funcionários;
  • realizar videoconferências;
  • enviar comunicados em áudio ou vídeos para os funcionários, entre outras ações.

Nas possibilidades apresentadas acima, destacamos apenas o uso interno do streaming, mas também é possível ir além e utilizá-lo em mídias sociais da empresa (criando pequenos vídeos para YouTube, Facebook e Instagram) e, assim, dinamizar o relacionamento o cliente.

Existem vantagens reais no uso do streaming para empresas?

O streaming não trabalha apenas com vantagens subjetivas, seu uso possibilita uma série de benefícios que podem ser mensurados. O principal deles é uma economia considerável para a empresa. Isso porque essa tecnologia:

  • não precisa de toda a infraestrutura necessária que seria utilizada para uma transmissão por meios tradicionais, como a televisão;
  • faz com que não seja necessário custear viagens e/ou acomodações para participações em eventos que podem ser transmitidos ao vivo;
  • dispensa a necessidade de reuniões com todos os convidados dividindo o mesmo espaço físico;
  • possibilita a divisão de tarefas que podem ser realizadas de qualquer lugar (que tenha um computador conectado à internet);
  • cria uma oportunidade para que palestras e eventos da empresa tenham maior audiência do que aqueles realizados em auditórios que possuem capacidade pequena de acomodação de público;
  • torna possível mensurar a audiência;
  • permite integrar transmissões com as redes sociais, o que ainda possibilita a monetização de anúncios que forem exibidos durante a cobertura.

Que resultados positivos essa tecnologia agrega?

Você conhece os 4 Rs das Relações Públicas? É uma teoria do pesquisador Manoel Marcondes Machado Neto. Segundo ele, para ter uma boa relação com os clientes, as organizações devem ter como base o que ele chama de “4 Rs”, ou quatro pilares: o reconhecimento, o relacionamento, a reputação e a relevância. Nesse sentido, as transmissões de conteúdo e a interatividade por vídeo que as plataformas de streaming oferecem podem ser excelentes estratégias para aplicar esses pilares.

Este conteúdo ajudou você a entender que é possível pensar em solução streaming para empresas? Então, nos siga nas redes sociais e não perca nenhuma das nossas atualizações: estamos no Facebook e no Twitter!

Powered by Rock Convert

Deixe uma Resposta