Descubra 4 dicas de como evitar erro humano na tecnologia

Descubra 4 dicas de como evitar erro humano na tecnologia

Para manter a infraestrutura e os sistemas de TI da empresa sempre protegidos, é preciso investir em soluções de segurança adequadas. Porém, não são apenas os crimes cibernéticos que devem ser evitados, mas também os transtornos causados pelo erro humano na tecnologia.

Qualquer descuido de um dos colaboradores da empresa pode ser suficiente para colocar seus sistemas em risco. Como resultado, podem ocorrer problemas como a perda e o vazamento de dados, a indisponibilidade dos serviços de TI e o surgimento de vulnerabilidades de segurança.

Neste artigo, reunimos algumas dicas para evitar problemas com os sistemas de TI ocasionados por erros humanos. Confira!

1. Use soluções automatizadas

Uma das formas de se evitar o erro humano na tecnologia é adotar soluções automatizadas para facilitar o trabalho dos colaboradores e reduzir a realização de tarefas repetitivas. Assim, além de tornar a equipe mais produtiva e os processos mais padronizados, a empresa evita perdas financeiras e de reputação que podem ser causadas por essas falhas.

Um simples erro de digitação ou uma configuração feita de maneira incorreta pode causar falhas difíceis de serem identificadas e corrigidas, portanto o ideal é contar com o máximo de soluções automatizadas possível. Algumas opções que você pode adotar são:

  • os sistemas de gestão empresarial (ERPs);
  • o gerenciamento de senhas;
  • a criptografia;
  • os backups automáticos.

2. Conscientize e treine a equipe

É importante que todos os colaboradores sigam a política de segurança da informação adotada pela empresa e tomem alguns cuidados para evitar vulnerabilidades ou erros. Veja quais ações são recomendadas:

  • utilizar senhas fortes nos sistemas;
  • não usar dispositivos próprios não autorizados na empresa (como pen-drives) e sempre seguir as regras da política de BYOD, caso exista;
  • não clicar em links suspeitos de e-mails e sites;
  • manter os softwares sempre atualizados;
  • ter atenção ao configurar os dispositivos e softwares, para que tudo seja feito da maneira correta;
  • manter uma comunicação clara e eficiente com os demais membros da equipe e os clientes, para evitar interpretações erradas.

Para tanto, a empresa deve conscientizar a equipe e oferecer treinamentos para que todos tenham conhecimento sobre a necessidade de manter os sistemas em segurança, evitando comportamentos de risco.

3. Faça testes

Fazer testes nos sistemas da empresa e monitorar a performance do ambiente de TI ajudam a identificar possíveis erros humanos que já tenham ocorrido ou brechas que os favoreçam. Um dos fatores a serem considerados é a permissão que cada usuário tem para acessar ou modificar arquivos, já que esses privilégios devem ser constantemente monitorados.

Ao fazer o monitoramento da performance, também é possível detectar falhas de hardware devido a problemas de manutenção ou, até mesmo, acidentes ocorridos pela manipulação indevida dos dispositivos. Assim, a correção do problema acontece antes que os equipamentos parem de funcionar e provoquem a indisponibilidade dos serviços da companhia.

4. Aposte na terceirização

Fazer parcerias com empresas especializadas em soluções de TI também ajuda a reduzir o erro humano na tecnologia. Isso porque elas conhecem bem as vulnerabilidades que podem estar presentes no ambiente de TI.

Assim, tais companhias oferecem soluções específicas tanto para evitar ataques cibernéticos quanto para contornar os problemas causados por falhas humanas. Como vantagens dessas ferramentas, vale destacar a recuperação mais rápida em caso de acidentes e a rastreabilidade do acesso a arquivos. Além disso, é possível contar com o suporte da empresa terceirizada sempre que for necessário.

Como você viu, há diversas maneiras de evitar o erro humano na tecnologia — e muitas delas são fáceis de aplicar na rotina da empresa. É importante ressaltar que prevenir problemas do tipo é fundamental, já que os transtornos causados podem ser mais difíceis de resolver.

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