Você está visualizando atualmente Como garantir a segurança de dados no armazenamento de arquivos na nuvem

Garantir a segurança de dados no armazenamento de arquivos na nuvem é indispensável para trazer mais estabilidade para o seu negócio, gerir corretamente o quadro de dados e acessos, bem como para criar um plano de expansão.

A partir disso, separamos aqui algumas dicas que irão otimizar o uso dessa tecnologia e que devem ser incorporadas a atuação da sua empresa. Boa leitura!

1 – Senhas: a importância de escolher uma segura

Todo sistema de nuvem possui uma senha de acesso e você terá que escolher uma.

Entretanto, um erro comum é escolher senhas que já conhece, que usa em outros sistemas (como e-mails pessoais) ou mesmo aquelas que possui dados básicos, como datas de aniversários e nomes de pets. Tudo isso é um erro.

As senhas para uma empresa devem ser independentes e únicas, usadas apenas para este fim, sem qualquer relação externa. Com isso, evita uma invasão e mantém tudo mais protegido. Ainda que não seja fácil de decorar.

O ideal é misturar letras, números e símbolos, escolhendo senhas complexas. Muitos optam por frases, substituindo caracteres semelhantes, ou mesmo aquelas sem qualquer “sentido” lógico.

2 – Garantir a segurança de dados com a liberação de senhas

É natural, e até esperado, que algumas pessoas tenham acesso à nuvem. Afinal, são aqueles colaboradores que precisam ter acesso a informações específicas, avaliar resultados e relatórios, etc.

Porém, tenha certeza de que esses colaboradores são confiáveis, regule o tipo de acesso e observe avisos de tentativas de entrada, modificações, downloads, etc.

Em muitos casos, as empresas liberam as senhas por setores. Ou seja, o setor de marketing tem acesso a um volume x de ou pastas específicas. Mas, se o colaborador precisar acessar outra pasta, terá de solicitar uma liberação para o responsável.

3 – Perguntas de segurança: fique atento a isso

As perguntas de segurança são meios de recuperação de senhas e acesso, quando se esquece a senhas, precisa atualizar alguma informação ou mesmo para questões de segurança extra. Ou seja, são importantes.

Entretanto, aqui vale a mesma das senhas: tenha cuidado com as informações óbvias demais ou que possam ser deduzidas por terceiros. Como nomes de pets, datas de aniversário, etc.

O que muitos empreendedores costumam fazer é escolher respostas que não tenham uma relação com a pergunta. Por exemplo, suponha que a pergunta de segurança seja: “qual o nome do seu primeiro cachorro?”. Ao invés de colocar o nome, a resposta é uma frase aleatória, um conjunto de números, um endereço, monumento, etc.

4 – Autenticação em duas etapas

A autenticação é um procedimento de segurança que verifica se uma pessoa ou sistema é autêntico. Inclusive, já está presente em diversas ferramentas que usamos no dia-a-dia, como o WhatsApp e e-mail.

Dessa forma, a autenticação em duas etapas significa cadastrar um e-mail ou celular para o qual o sistema envia um número de confirmação. Logo, aquele que está tentando acessar o sistema precisa desse número (código), para seguir com o login.

Portanto, é uma maneira efetiva de saber se estão acessando ou tentando acessar a nuvem logo na primeira tentativa, mesmo que o indivíduo tenha descoberto a “primeira” senha.

5 – Garantir a segurança de dados na nuvem escolhendo um serviço confiável

Por fim, vale destacar que a base da segurança das informações está no sistema que você escolhe para incorporar a sua empresa. Ou seja, cuidado com as opções “super baratas” e acessíveis.

O ideal é avaliar os fatores, modelo de funcionamento, custos, segurança e demais funcionalidades. Em alguns casos, uma mesma empresa oferece diferentes soluções para o seu negócio, facilitando o crescimento interno.

Uma dica é conferir se a empresa possui um sistema de criptografia, para as informações disponíveis ali se tornarem ilegíveis. Em síntese, mesmo se alguém invadir o sistema, terceiros não conseguirão compreender nada, pois não possuem as senhas de acesso. Ou seja, uma proteção extra.

Como garantir a segurança de dados no armazenamento de arquivos na nuvem_img2Aqui na Webcenter você também encontra o Webdrive, uma solução de armazenamento, compartilhamento, disponibilidade e segurança. Com essa tecnologia, seu negócio garante:

  • Rastreabilidade;
  • Versionamento e lixeira;
  • Acesso em qualquer lugar ou dispositivo;
  • Compartilhamento simplificado;
  • Modelo de custos simplificado;
  • Backup automatizado;
  • Recuperação rápida;
  • Proteção contra ransomware e mais.

Mas, se você precisa de outras soluções, converse com um especialista e informe qual a sua demanda. Se quiser conferir outras informações, tendências do mercado, mudanças e tecnologias, o Blog Webcenter conta com uma série de conteúdos exclusivos.

Deixe um comentário