Você está visualizando atualmente Segurança de dados na nuvem: mitos e verdades sobre a proteção de informações

Nesse post, traremos a segurança de dados na nuvem, mais especificamente os mitos e verdades sobre a proteção de informações.

O tema é recorrente nas empresas, quando surge uma necessidade de mudança, com o surgimento de novas tecnologias e mais. Por isso, separamos a base mais valiosa de dados para você ficar atualizado. Boa leitura!

1# Mito: as pequenas empresas não precisam investir em novas tecnologias

Para começar, um dos mitos que ainda circundam o mercado dos negócios se refere ao comparativo de pequenas e grandes empresas.

Durante muitos anos, os pequenos empreendedores acreditavam que não precisavam investir em avanços tecnológicos, sistemas automatizados ou mesmo em medidas de segurança.

Entretanto, esse é um mito que pode trazer diversos problemas.

Afinal, mesmo as pequenas empresas podem sofrer ataques cibernéticos, como invasões nas redes sociais, bem como ter uma perspectiva de crescimento.

Aqui na Webcenter, mostramos aos nossos clientes que começar a implementar tecnologias desde o início reduz desafios do mercado, melhora o funcionamento interno, reduz fragilidades, minimiza as vulnerabilidades do mercado e mais.

Logo, todas as empresas, independentemente do porte, devem investir em novas tecnologias.

2# Verdade: a segurança de dados na nuvem é um investimento baixo

Quando pensamos em novas tecnologias, grande parte das empresas se preocupam com o gasto financeiro. Afinal, será um valor novo anexado na planilha.

Por isso, é essencial dizer que a nuvem é um dos sistemas de menor custo do mercado quando considerando custo-benefício. Conforme dados, a economia média é de 20%.

Além disso, todas as vantagens impactam diretamente nos negócios, positivamente. Como resultado, impulsiona o seu negócio sob diversas perspectivas.

Em outras palavras, os dados na nuvem tem um baixo custo geral para a sua empresa e proporciona mudanças/avanços importantes.

3# Mito: a nuvem é um sistema vulnerável

Entre os mitos e verdades sobre a proteção de informações se refere a vulnerabilidade ou a segurança dessa tecnologia.

Na prática, a nuvem é um sistema com diversas camadas de proteção que, mesmo com a facilidade de acesso, evita que terceiros acessem os dados.

Dessa forma, funciona ao contrário: não investir nessas tecnologias que torna a sua empresa mais vulnerável.

Logo, ao migrar para a nuvem, você traz maior eficiência e segurança para o sistema, tornando as estratégias mais eficazes e a gestão otimizada.

4# Verdade: a nuvem detecta rapidamente as ameaças

Tanto os serviços de nuvem quanto outras tecnologias conseguem proteger o sistema e detectar rapidamente ameaças que tentam acessar dados da sua empresa.

Como resultado, fornece avisos, bloqueia o acesso e garante atualizações constantes, melhorando aquela tecnologia.

Essa medida é indispensável para que todo o conjunto de dados fique devidamente acessível, organizado e protegido. Cabe destacar que todas as senhas usadas devem ser “fortes”, não previsíveis e usando a autenticação em duas etapas.

5# Mito: a segurança de dados na nuvem depende unicamente da tecnologia

Esse é um dos mitos que atrapalham muitas empresas. Afinal, fica a expectativa de que investir no sistema resolverá todos os problemas.

Porém, você e toda a equipe devem compreender que se trata de um conjunto de normas e medidas para garantir a seguridade dos dados da empresa.

Assim, além de todas as tecnologias e ferramentas usadas para trazer o seu negócio para o novo mundo, todos os colaboradores devem atuar em conformidade com a segurança.

Isso significa ter uma nova cultura, com um pensamento mais crítico sobre o assunto, atento as atividades e informativos, mantendo tudo atualizado e sempre seguindo medidas de suporte.

Como o uso de senhas fortes, acesso em máquinas confiáveis, uso de antivírus, atualizações constantes, evitar download de arquivos ou abertura de e-mails duvidosos, etc.

Enfim, é válido destacar que todas as empresas estão sujeitas a ataques cibernéticos, alguns ataques são silenciosos e demandam tempo e atenção, nem todas as empresas são seguras e assim por diante.

Para saber mais, conferir novidades do setor ou conversar com um especialista e garantir um pacote de serviços personalizados para o seu negócio, converse com a Webcenter.

Deixe um comentário