Você está visualizando atualmente As tendências futuras do armazenamento de arquivos na nuvem e segurança da informação

A previsão da Gartner mostra um aumento de 20% (ao menos) nos gastos com a nuvem. Não à toa, conhecer as tendências futuras do armazenamento de arquivos na nuvem e segurança da informação começaram a ser pesquisadas.

Com mais um fim/início de ano no horizonte, as pesquisas apontam um upgrade das empresas em relação a armazenamento, medidas de atenção, regimentos internos e uso de tecnologias mais eficazes.

Pensando nisso, aqui na Webcenter separamos o que você precisa saber sobre o tema. Principalmente com o impulso de crescimento do mercado.

Boa leitura!

Tendências futuras do armazenamento de arquivos na nuvem

A princípio, quando falamos em tendência, consideramos o mercado atual, necessidades e o que de novo pode surgir nos próximos dias ou meses.

Claro que muitas coisas ocorrem entre um mês e outro, causando alterações. Principalmente no ramo tecnológico, as alterações acontecem com rapidez.

Justamente por isso, não é uma surpresa que novas ideias apareçam e os sistemas sejam atualizados mais rapidamente do que o esperado.

Conforme dados da e-Recovery, diariamente temos mais de 4,5 bilhões de usuários na rede e a expectativa é que o volume de dados em 2025 seja de 175 zetabytes.

Junto dessas tendências, observamos uma série de “problemas” que ocasionaram esse impulso de mudança. Desde o vazamento de dados, retomando o assunto de segurança, até o bug do Gmail em 2011.

Então, considerando as tendências futuras do armazenamento de arquivos na nuvem, destacamos 5 aqui no blog:

1# SMR para HD

A tecnologia SMR é recente no mercado e surge como uma nova maneira de gravar dados em discos rígidos, algo parecido com as trilhas, mas de alta densidade.

Dessa forma, todos os dados gravados são empilhados, como um tipo de telhado. Isso permite que mais dados sejam armazenados em um espaço menor.

Simultaneamente, esses dados passam por cortes que não comprometem o conteúdo, mas que ajudam na liberação de espaço, mantendo o chamado “cabeçote de leitura”.

Uma das vantagens dessa tecnologia, além da questão de espaço, é o baixíssimo investimento. Afinal, não é necessário adquirir novos equipamentos, mas sim realizar uma configuração.

2# NVMe para HD

Entre as tendências futuras do armazenamento de arquivos na nuvem, a tecnologia NVMe se refere a uma interface simples, eficiente, de baixa latência e escalonável.

Como resultado, vem como uma alternativa mais interessante para as interfaces legadas, como as SAS ou SATA.

Essa tecnologia se estende para o HD, mesmo com uma transferência mais lenta. Isso por ter um protocolo unificado e uma grande exploração deste mercado.

Portanto, a ideia das empresas que investem nessa mudança é a conexão direta com o CPU host, avançando primeiramente para os discos rígidos e, mais tarde, para outros dispositivos.

3# Data Processing Unit

O DPU é uma tecnologia que vem ganhando espaço desde 2021 visando otimizar a transferência de dados por meio de um dispositivo de descarregamento de rede.

Neste cenário, a forma como acontece o gerenciamento dos serviços mudam, sendo organizados para funcionar mais rápido, com máxima eficiência e de maneira confiável.

Além dessas, outras tendências importantes do mercado incluem o HD’s com Hélio, Armazenamento Hiper-Convergente e o DNA.

Este último se refere ao trabalho de pesquisadores de Harvard que, em 2012, codificaram mais de 53 mil palavras em HTML, 11 imagens JPEG e um programa Java.

Tendências na segurança da informação

Por fim, chegamos as tendências na segurança da informação, tanto ligado a questões cibernéticas gerais (como redes sociais), quanto no quesito de armazenamento.

Assim, uma pesquisa da 4infra aponta a segurança cibernética em 2024 deixa de ser algo isolado.

Como resultado, há expectativa é que ocorra um aumento na contratação de profissionais especialistas no assunto. Inclusive para que reuniões, documentos e sistemas sejam mais confiáveis.

Simultaneamente, a tendência inclui novas medidas de recuperação e redução/controle de dados.

Em suma, podemos destacar as seguintes tendências de segurança:

    • Planejamento para localizar dados;
    • Novas políticas de privacidade;
    • Novas técnicas de computação de preservação da privacidade;
    • Aumento no uso de armazenamento na nuvem;
    • Análise comportamental da rede;
    • Segurança de redes sem fio;
    • Fortalecimento dos dispositivos IoT;
    • Maior colaboração entre empresas, etc.

Enfim, conhecendo as tendências futuras do armazenamento de arquivos na nuvem e segurança da informação, o caminho a ser percorrido pelo seu negócio se torna mais claro.

Aqui na Webcenter você encontra os melhores serviços para o seu negócio, tudo em pacotes personalizados, conforme a sua necessidade. Desde E-mail Seguro a Hospedagem Inteligente, Smartbackup, Cloud Computing e mais. Conheça!

Deixe um comentário