Webcenter

Tudo o que você precisa saber sobre armazenamento na nuvem

Início » Blog » Tudo o que você precisa saber sobre armazenamento na nuvem
Tudo o que você precisa saber sobre armazenamento na nuvem
Segurança

Armazenamento na nuvem é o recurso onde o usuário envia as informações presentes em seu dispositivo para um servidor remoto, liberando espaço da memória da máquina e podendo acessar os arquivos a qualquer momento e de qualquer lugar.

Hoje em dia, praticamente todas as pessoas e empresas utilizam esse tipo de armazenamento, tendo em vista que essa tecnologia se tornou muito importante no dia a dia. Mas mesmo sendo tão relevante, nem todo mundo compreende seu funcionamento.

Compreendê-lo é necessário para desmistificar suas características e conhecer uma tecnologia cada vez mais presente no dia a dia das organizações e dos usuários de modo geral.

A tendência é que ela continue crescendo e passe a fazer parte da nossa realidade de uma vez por todas, substituindo outras opções de armazenamento de dados. Se você também se interessa pelo assunto, não deixe de ler este artigo até o final.

Trazemos muitas informações importantes para as pessoas e para o negócio, como o conceito de armazenamento em nuvem, seu funcionamento, os tipos de armazenamento que você pode encontrar e os benefícios dessa ferramenta. Confira.

O que é e como funciona o armazenamento em nuvem

Armazenamento em nuvem nada mais é do que salvar arquivos digitais na internet. O propósito é liberar espaço das máquinas e outros dispositivos, possibilitando que o usuário tenha acesso aos documentos a qualquer momento e de qualquer lugar.

Quando se fala sobre seu funcionamento, quem não conhece ou não entende muito bem sobre o assunto pode acreditar que se trata de algo extremamente complexo, mas, na verdade, é um processo intuitivo.

Por meio da internet, uma gráfica faz o upload de um banner para manicure armazenado em seu dispositivo e o envia para a nuvem. Ela nada mais é do que uma estrutura formada por diversos servidores de empresas de tecnologia, como o Google.

Eles funcionam 24 horas por dia e nos 7 dias da semana para que os usuários possam acessar seus documentos, sempre que for necessário.

Depois que você envia os documentos, eles são distribuídos por diversos servidores, tendo como objetivo garantir a integridade de acesso, mesmo se parte da estrutura estiver com algum problema.

Depois que o documento é salvo na nuvem, o proprietário pode acessá-lo por meio de qualquer tipo de dispositivo, desde que tenha acesso à internet.

Em linhas gerais, é possível excluí-los do dispositivo e liberar espaço interno para outras necessidades. Um dos sistemas mais usados no mundo todo é o do Google, conhecido como Google Drive e integrado ao Gmail e ao Google Fotos.

O usuário pode habilitar uma função no smartphone e enviar automaticamente um documento ou foto para o espaço em questão.

Se uma empresa de laudo spda bombeiros utiliza este recurso, tem acesso gratuito a 15 GB de espaço que será compartilhado entre seu e-mail e a plataforma de imagens, e para ter acesso, basta criar uma conta no Gmail.

O sistema de armazenamento em nuvem é uma solução muito viável para as pessoas, mas, principalmente, para as empresas. No entanto, é possível aumentar a quantidade de espaço disponível, de acordo com as necessidades da organização.

Neste caso, existem alguns planos de armazenamento maiores, ou seja, ao invés de 15 GB, a empresa pode comprar pacotes de 100 GB, 200 gigas ou 2 TB.

Mas é importante dizer que o Google Drive não é a única plataforma de armazenamento em nuvem que você pode usar. Existem muitas outras, como:

  • OneDrive;
  • Dropbox;
  • iCloud;
  • Amazon Cloud Drive.

Todas elas e muitas outras seguem os mesmos princípios para seu funcionamento e a grande variação é a quantidade de espaço presente nos planos gratuito e pago.

Tudo o que você precisa saber sobre armazenamento na nuvemTipos de armazenamento em nuvem

Uma empresa de aluguel de impressora laser colorida pode utilizar diferentes tipos de armazenamento em nuvem. São eles:

Armazenamento em nuvem privada

O armazenamento em nuvem privada é designado especificamente para o usuário. Em outras palavras, é um modelo onde o indivíduo determina exatamente o que precisa para ter acesso a um bom armazenamento.

Esse tipo pode ocorrer em 2 formatos, sendo a hospedagem externa ou hospedagem na propriedade da organização. Independentemente de qual você escolha, o armazenamento privado é sempre a melhor opção para os negócios.

Portanto, uma pessoa não precisa desse tipo de serviço, a não ser que seja um empreendedor e tenha informações importantes armazenadas sobre clientes, parceiros, entre outros.

Esse tipo permite mais controle e flexibilidade, tanto do ponto de vista administrativo quanto do próprio sistema. O usuário pode mudá-lo, de acordo com as necessidades particulares da corporação.

Armazenamento em nuvem pública

Assim como um fabricante de placas informativas personalizadas pode optar pela opção privada, uma pessoa comum pode usar o armazenamento público.

Ele oferece menos controle sobre as questões administrativas, mas possibilita o acesso online por qualquer pessoa que esteja autorizada, podendo ser acessado no mundo todo.

Mas mesmo sendo uma nuvem pública e com pouco controle, não significa que seja pouco segura. Muito pelo contrário, esse tipo de armazenamento também traz segurança para os usuários, da mesma forma como o privado.

Os provedores de armazenamento se preocupam em garantir a segurança de todas as informações, independentemente do tipo de plano escolhido pelo usuário, ou seja, se ele paga ou não pelo serviço.

O que acontece é que existe pouca integração com as necessidades da empresa, mesmo assim, é uma boa opção porque não exige nenhum tipo de custo, nem manutenção, além de ser muito fácil de usar.

Armazenamento híbrido

Por fim, mas não menos importante, uma clínica de exame toxicológico admissional clt pode usar o armazenamento híbrido, que oferece as funções tanto do público quanto às customizações do armazenamento privado.

Se o seu negócio utilizar esse tipo de armazenamento, pode guardar dados importantes em nuvem privada e outras informações menos importantes, armazenadas em nuvem pública.

Isso é muito benéfico porque ajuda a corporação a reduzir consideravelmente os gastos gerais com armazenamento. Mas independentemente do tipo que você escolher, todos eles trazem muitas vantagens para os usuários.

Benefícios do armazenamento em nuvem

Optar por essa tecnologia traz muitas vantagens para empresas e pessoas, e dentre as que mais se destacam estão:

Dados mais seguros

Tudo o que você precisa saber sobre armazenamento na nuvemUma das maiores preocupações das empresas hoje em dia é em relação à segurança das informações que detêm. Vários problemas podem acontecer, como violações de dados e crimes cibernéticos que trazem muitos prejuízos para a companhia.

Mas por meio do armazenamento em nuvem, uma empresa de serviço de entrega de presentes consegue manipular os dados com muito mais segurança e privacidade.

Isso acontece porque os provedores de armazenamento implementam proteções de linha de base nas plataformas, criptografia, controle de acesso, entre outros.

A empresa só vai complementar as proteções por meio de novas medidas de segurança e permitir que apenas pessoas autorizadas possam acessar os dados em questão.

Acessibilidade aprimorada

Atualmente, boa parte das empresas adota o trabalho remoto e precisam garantir a acessibilidade de todas as informações para o dia a dia de trabalho de seus colaboradores.

Para isso, é muito importante que ela seja capaz de armazenar e organizar os arquivos em um servidor de armazenamento em nuvem, que possa ser acessado por pessoas de qualquer lugar, bastando apenas uma conexão com a internet.

Backup simplificado

Outra facilidade para uma empresa de impressão de fotos em grandes formatos é a possibilidade de fazer o backup de todos os dados armazenados no servidor remoto, o que traz mais tranquilidade para todos.

Geralmente, essas plataformas oferecem sistemas de armazenamento automáticos que permitem carregar e adicionar arquivos, logo após sua criação.

Facilita o compartilhamento

Por meio da computação em nuvem, todos os membros da equipe conseguem acessar os arquivos de maneira simplificada.

Inclusive, o gestor da empresa pode restringir o acesso apenas para pessoas que realmente precisam das informações. Isso garante o pleno funcionamento dos processos internos e ainda permite integrar os colaboradores que estejam em campo.

Redução de custos

Por fim, mas não menos importante, uma empresa especializada em projeto de jardim com piscina consegue armazenar informações valiosas, de maneira extremamente segura, sem que para isso precise gastar muito.

O plano é correspondente às necessidades da corporação, portanto, vai pagar apenas por aquilo que consome.

Considerações finais

Proteger seus arquivos é fundamental para garantir a continuidade dos processos internos da empresa ou, até mesmo, a privacidade do usuário como indivíduo na web.

O armazenamento em nuvem é a melhor solução para esse propósito, pois possui funcionamento simples e inteligente, mas que mesmo assim garante a segurança e a integridade de todas as informações, liberando espaço nos dispositivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos

Artigos Relacionados

Afinal, o que é e quais os benefícios da gestão de riscos em TI?

Vinicius

Backup local x Backup na nuvem: vantagens e desvantagens

Vinicius

5 dicas de proteção para evitar perda de dados na sua empresa

Vinicius

Deixe um comentário