Você está visualizando atualmente As diferenças entre backup e armazenamento na nuvem

Diante de tantas novidades, as diferenças entre backup e armazenamento na nuvem parecem se fundir, fazendo com que muitos empreendedores e profissionais não saibam exatamente o que se destaca em cada um desses sistemas.

Principalmente agora, com a perspectiva de apostar em novas ferramentas para automatizar processos e melhorar a produtividade, conhecer o que está disponível no mercado é essencial.

Portanto, aqui você vai entender melhor cada uma dessas opções e como elas podem alavancar a sua empresa ou trabalho.

Conceitos básicos – Conheça a ideia geral de cada ferramenta

Primeiramente, é importante definir exatamente a que se refere cada uma dessas ferramentas, o que facilita muito a compreensão geral.

Assim, o armazenamento em nuvem é um sistema no qual todos os dados ficam arquivados na internet.

Como resultado, sobra mais espaço nos computadores e todo o gerenciamento e acesso é feito online.

Dessa forma, você pode acessar esses dados de qualquer lugar do mundo, em qualquer dispositivo, desde que tenha os dados de acesso e conexão com internet.

Já o backup em nuvem significa que os dados serão salvos em um servidor e armazenado de forma remota.

Vale destacar que o backup é feito de forma automática, a partir da criação de rotinas, e evita a perda de dados.

Principalmente em casos de desastres, acidentes ou outras situações.

Diferenças entre backup e armazenamento na nuvem

Bom, a partir dos conceitos, as principais diferenças entre backup e armazenamento em nuvem é que o primeiro permite a criação de rotinas e o segundo facilita o acesso através de qualquer dispositivo.

Além disso o armazenamento é focado em um servidor online, o que evita a necessidade de usar a memória dos computadores e torna o acesso mais simples.

Já o backup, evita a perda de qualquer dado através de sistemas automáticos, salvando esporadicamente, seja todo dia, semana, mês, etc.

Na prática, um facilita o acesso enquanto o outro funciona como uma medida de segurança, já que o backup permite a recuperação de arquivos e dados.

Dessa forma, trata-se de dois sistemas essenciais para as empresas e que pode mudar a maneira como todo o armazenamento é feito.

Entre as principais vantagens dessa adoção de ferramentas estão:

  • Escalabilidade;
  • Compatibilidade;
  • Redução de custos;
  • Facilidade em acesso;
  • Sistema fáceis, no qual você não precisa de equipes de T.I, entre outros.

Além disso, existem vantagens exclusivas.

Como o armazenamento em nuvem, que permite que você suba os arquivos de forma manual, acesso fácil de qualquer lugar, mais espaço, facilidade na produção, otimização de processos e mais.

Já o backup, funciona de maneira automatizada, cria relatórios e monitoramentos, permite o agendamento nos sistemas, oferece mais segurança e acesso remoto.

Portanto, a recomendação é que você converse com um especialista e já escolha as melhores ferramentas para começar a usufruir de todos esses benefícios e colocar a sua empresa para atuar pensando no futuro.

As diferenças entre backup e armazenamento na nuvemComplemente os sistemas da sua empresa

As diferenças entre backup e armazenamento em nuvem mostram que as duas ferramentas se complementam.

Então, o ideal é que você tenha as duas incorporadas na sua empresa, inclusive para evitar o possível sequestro de dados, mesmo com criptografia.

Na prática, você pode usar o armazenamento para informações diárias e mais simples, que são usadas todos os dias, e o backup para aqueles dados mais importantes, que precisam de maior atenção.

Assim, não corre o risco de perder nenhum dado e evita que invasores tenham acesso a qualquer informação relevante para a sua empresa.

Pensando nos desafios do mercado, a Webcenter consolida aquilo que existe de melhor na experiência de internet no mundo e oferece a cada cliente o melhor em tecnologia, experiência, segurança e confiabilidade.

Logo, você estará integrado com todas as atividades, apostando nos melhores serviços e com o mínimo de esforço.

Inclusive para apostar no RTO e no RPO para a recuperação em casos de desastres.

Deixe um comentário