Você está visualizando atualmente Por que migrar para a nuvem?

Se você ainda se pergunta porque migrar para a nuvem ou mesmo quando é o melhor momento para fazer isso, aqui vai descobrir mais sobre o tema e entender porque a tecnologia é essencial para as empresas.

Justamente por isso, é interessante ir além das vantagens e considerar o impacto primário e posterior da nuvem após começar a usar. Confira!

Nuvem – Um cenário de tecnologia e desempenho

Primeiramente, a transformação digital começou a acontecer há vários anos, mas ganhou mais força a partir de 2010, com a popularização da internet.

Desde então, novos tipos de facilidades foram surgindo e facilitando a vida de pessoas físicas e jurídicas.

Justamente por isso, não demorou muito para que o mundo corporativo também se transformasse, adquirindo novas etapas, redução na burocracia e aumentando a competitividade.

Entretanto, não se trata apenas de escolher uma ferramenta e começar a usá-la, mas conhecer e entender como ela pode mudar os números de maneira prática e por um valor mais acessível.

Portanto, trata-se de alta tecnologia e desempenho para as empresas, a partir de um planejamento efetivo, funcional e que facilite a migração e escalabilidade.

A Webcenter, por exemplo, visa oferecer o melhor que existe no mercado, considerando as especificidades de cada negócio. Ao mesmo tempo, alinha os desafios do mercado em diversos ramos de atuação com segurança e pensando no que o seu negócio precisa.

Porque migrar para a nuvem?

O primeiro passo para entender porque migrar para a nuvem é ter em mente que não se trata de um luxo ou mesmo de uma funcionalidade destinada apenas para grandes empresas.

Pelo contrário, tal tecnologia auxilia todos os tipos de negócios.

Ao mesmo tempo, é uma necessidade de mercado, considerando as mudanças constantes e a necessidade de guardar, proteger e até compartilhas informações.

Por que migrar para a nuvem?Sendo assim, é extremamente importante para resguardar dados, que são cada vez mais relevantes em todos os setores.

Dessa forma, a nuvem já é considerada como um insumo produtivo, estratégico e que protege as empresas.

Além disso, facilita a organização de dados e reduz os custos com máquinas, manutenção e até com equipes de TI, que podem se dedicar a outras tarefas.

Mas não é só isso, o grande ponto é entender que a informação é um dos pontos mais relevantes atualmente.

Afinal, é com esses dados que as empresas atraem o público e aumentam a conversão.

Da mesma maneira, é preciso garantir que essas informações sejam protegidas, vide a LGPD, e acessíveis. Sendo um dos ativos mais relevantes para as empresas.

Logo, especialistas afirmam que migrar para a nuvem é competir no mercado bem como garantir a sobrevivência da empresa, já que é provável que aqueles que não o façam acabem sendo reduzidos ao longo dos anos.

Hoje, já é possível observar diversos setores que sofreram baixas, em empresas gigantes, por não se atualizarem.

De acordo com o Deloitte, em uma pesquisa de 2017, a média de crescimento de empresas pequenas e média que operam com sistema em nuvem é de 26%. Ou seja, são cada vez mais ágeis no mercado.

Vantagens de migrar para a nuvem

Entre as principais vantagens de apostar nessa tecnologia de forma planejada inclui:

  • Redução de custos com infraestruturas;
  • Aumenta a segurança da empresa;
  • Dá mais mobilidade e flexibilização para as atividades;
  • Reduz custos com manutenção;
  • Traz mais segurança para as informações;
  • Facilita a escalabilidade;
  • Mais eficiência;
  • Melhor aproveitamento da equipe, etc.

Impacto no mercado

Depois de conhecer algumas das vantagens de migrar para a nuvem, é provável que você já tenha uma ideia do impacto do mercado.

Basicamente, ao aderir a tecnologia, você terá acesso a um novo mundo de possibilidades, que o colocam para competir no mercado.

Portanto, ao mesmo tempo que facilita o trabalho no presente, ainda facilita a adaptação para os próximos anos.

Na prática, traz mais disponibilidade para as empresas atuarem de forma inteligente e atualizada, reduz os custos e eleva a infraestrutura.

Daí, vem a dúvida de quanto migrar para a nuvem, sendo que a resposta mais comum é: agora. Porém, tenha um pouco mais de calma.

O ideal é que você analise a estrutura atual da empresa, avaliando pontos fracos e fortes, necessidades vigentes bem como a demanda.

Muitas vezes, já é hora de mudar e empreendedores/empresários acabam adiando o processo.

Então, se a infraestrutura da empresa já está defasada, não consegue lidar com a demanda ou o investimento financeiro está alto, é hora de mudar.

Por isso, confira as Soluções Webcenter com um de nossos consultores especialistas para detalhar todas as necessidades da sua empresa e não deixe de conferir o blog para acompanhar todas as novidades do mercado.

Deixe um comentário