Você está visualizando atualmente Já pensou em trabalhar com cloud computing? Conheça a tecnologia!

Trabalhar com cloud computing é a certeza de apostar em uma das tecnologias mais competitivas do mercado, atualizada e ideal para tornar um negócio realmente escalável.

Pensando nisso, separamos aqui tudo o que você precisa saber sobre a área para dar os primeiros passos em direção a este futuro. Confira!

Cloud Computing – O que é e como funciona?

Antes de mais nada, vamos a um breve resumo sobre para você começar a entender a área.

Assim, o cloud computing se refere a uma tecnologia que vem ganhando espaço no mercado: a computação em nuvem.

Basicamente, provedores dispostos ao redor do globo conseguem trocar e fornecer dados para os usuários, facilitando o acesso a informação enquanto as mantém seguras.

Em síntese, podemos definir como uma infraestrutura que entrega recursos de TI a partir de uma demanda, a da sua empresa.

Como resultado, os preços são mais acessíveis e, na maior parte das vezes, fixos, podendo ser elevado a partir das suas necessidades.

Justamente por isso, permite que você escalone a sua empresa, crescendo aos poucos e tendo as tecnologias que precisa em mãos.

Essa tecnologia funciona através de servidores remotos.

Assim, os servidores conseguem conectar os recursos de acordo com o aparelho que você está usando, em qualquer lugar do mundo.

Inclusive, separamos um post que aponta as principais vantagens dessa funcionalidade para a sua empresa, clique aqui e confira.

Tipos de cloud computing

Atualmente, existem três variações dessa tecnologia disponíveis no mercado, sendo elas:

Pública:

Disponível para empresas e usuários gerais, toda a capacidade e armazenamento são disponibilizadas por terceiros.

Logo, o contratante fica responsável pelo que é enviado a nuvem e o provedor é quem garante a segurança e manutenção.

Vale destacar que, aqui, as informações ficam disponíveis para outros usuários da rede.

Privada:

Uma das mais usadas por instituições governamentais, a nuvem privada a infraestrutura do cloud computing fica em uma área especial. Ou seja, apenas quem tiver autorização consegue visualizar os dados.

Neste caso, o provedor consegue realizar a personalização e disponibilizar serviços.

Geralmente, esse tipo de serviço é ideal para as empresas que precisam oferecer maior gestão e privacidade dos dados, como as financeiras.

Híbrida:

Como o próprio nome diz, o cloud computing híbrido mescla os dois tipos anteriores, formando uma combinação de dados que podem ou não ser acessados.

Dessa forma, facilita o compartilhamento de algumas informações ao passo que mantém outras restritas.

Já pensou em trabalhar com cloud computing? Conheça a tecnologia!Trabalhar com cloud computing – Conheça os principais serviços

De forma geral, o cloud computing faz uso de três tipos principais de serviços, cada qual subdividido e relevante a sua forma.

SaaS

SaaS OU Software como um Serviço, é o que garante o acesso da empresa que opera dessa forma a softwares de maneira direta e gratuita.

Basicamente, traz a vantagem de reduzir custos com licenças, instalações ou mesmo programas, já que você acessa através da rede online.

IaaS

A Infraestrutura como um Serviço é o que permite que você adquira recursos de acordo com uma demanda.

O que inclui data centers, serviços, soluções de hardware e outros, sempre voltados para a computação dos dados.

Basicamente, funciona de acordo com um aluguem, considerando as necessidades especificas da empresa e ideal para evitar custos extras no orçamento.

PaaS

Por fim, a Plataforma como um Serviço vem para oferecer recursos de acordo com a demanda de cada cliente. Seja para criar, mudar ou otimizar aplicações.

Ao mesmo tempo, inclui algum sistema operacional, como o Linux ou Windows, além da gestão dos bancos de dados.

Inclusive, não deixe de conferir os Materiais Educativos Gratuitos aqui da Webcenter para estar à par do mercado.

Já pensou em trabalhar com cloud computing?

Atualmente, a computação em nuvem surge como uma oportunidade para a maioria das empresas, sejam as menor ou grande porte.

Inclusive, nos últimos anos, novas discussões sobre as profissões e área do futuro tornaram-se cada vez mais recorrentes, mostrando a necessidade de inovar e não ficar preso as tecnologias do passado.

Então, a nuvem é um dos pontos altos, que traz benefícios interessantes para os negócios, desde a facilidade de acesos, preços mais acessíveis e redução na burocracia.

Logo, a tendência é que essa se torne a grande arma para os próximos anos e uma oportunidade de trabalho.

Inclusive, no quesito trabalho, é válido tanto para aqueles que querem atuar na área quanto para as empresas que querem alavancar seus serviços.

Para os profissionais, é essencial ficar de olho nas novidades do mercado, estudar os novos ramos e desenvolver meios de aplicação das soluções dentro das empresas.

Ou seja, além da venda, é essencial se prender um pouco mais ao pós clouding, para entender mais da demanda, mudanças, necessidades dos clientes e assim por diante.

Em outras palavras, unir teoria e prática e preparar-se para o mercado que já está em alta, mas que vai crescer ainda mais.

Aqui na Webcenter, trabalhamos com a ideia de consolidar o melhor da experiência de internet alinhado aos desafios do mercado.

Então, acompanhe a página e fique de olho no que está por vir para não perder nenhuma novidade do mercado e, se ainda ficou na dúvida, entre em contato com um de nossos especialistas.

Deixe um comentário