Você está visualizando atualmente O que é um data center e como funciona?

A tecnologia revolucionou o fluxo de trabalho de empresas e indústrias, acrescentando dinamismo e assertividade no dia a dia.

Mas, para que o operacional consiga funcionar corretamente, é indispensável contar com um data center.

São muitas as preocupações para garantir que a estrutura de dados efetivamente consiga funcionar, aliás, uma padronização é necessária para providenciar não só o funcionamento como também a segurança da informação.

A tecnologia exige uma longa lista de dados e informações a serem compartilhados, tratados e armazenados. Esse fato se aplica tanto nas tarefas operacionais, quanto no controle de acesso com portaria virtual.

A partir dos algoritmos a tecnologia consegue conectar as informações e apresentá-las de maneira legível aos usuários. O data center é a terminação que trabalha para que os dados sejam entregues e compartilhados.

Com isso, pode-se compreender que o fluxo e controle de dados é um ponto importante para empresas que desejam ganhar velocidade em seus processos, mas, ainda assim, é crucial dispor da estrutura ideal para tal.

Tendências da tecnologia para empresas

Nos últimos anos, a tecnologia tem conquistado papel importante nas estratégias empresariais. Essa é uma tendência em alta desde o período da revolução industrial, quando as fábricas tiveram os processos aprimorados.

O principal objetivo da tecnologia é otimizar as atividades operacionais. Devido a diferentes fatores como a ausência de conhecimento e o medo de perder o emprego, muitos profissionais se sentem resistentes quanto à aceleração tecnológica.

O intuito da tecnologia não é substituir a mão de obra humana, mas sim otimizar o fluxo de trabalho corroborando para a diminuição de atividades manuais.

Pode-se obter com a implementação da tecnologia muitas vantagens, incluindo a maximização da segurança ao contar com a instalação de sistema de exaustão de fumaça.

Tendo em vista os benefícios agregados com a tecnologia no mundo corporativo, deve-se entender o funcionamento na prática e como se dá a etapa de implementação.

Saiba o que é um data center

O data center é uma estrutura física instalada nas empresas que usam a tecnologia em seus procedimentos, também conhecido como o Centro de Processamento de Dados.

Apesar das informações populares serem transitadas pelos meios de comunicação digitais, como o e-mail e as plataformas de compartilhamento de documentos, as empresas devem contar com uma infraestrutura para gerenciar suas etapas de negócios.

Em outras palavras, isso quer dizer que, além de precisarem de uma conexão estável com internet fibra, as empresas precisam de um meio físico para concentrar funcionalidades importantes, como:

  • Servidores web;
  • Dispositivos de segurança;
  • Roteadores;
  • Equipamentos de processamento de dados.

Esses são alguns dos principais mecanismos presentes em um data center, cabendo enfatizar ainda que cada equipe de tecnologia da informação possui seus métodos de gerenciamento em conformidade com as necessidades do negócio.

Portanto, é importante destacar que existem diferentes modelos de estrutura de data center os quais carregam funcionalidades específicas, de acordo com o tipo de implementação necessária.

O que é um data center e como funciona?Os modelos de estrutura

Estão disponíveis diferentes formatos de estrutura para data center. No entanto, para definir o modelo ideal é válido compreender para que serve tal estrutura física bem como sua importância no dia a dia.

Ao observar o funcionamento de um consultório que realiza análises clínicas por imagem como o exame tomografia maxilar, é possível notar que ao longo do cotidiano são processados inúmeros dados de tamanhos e qualidades diferentes.

A capacidade de produção e memória de humanos nem sempre é assertiva para reunir um conglomerado de informações. Por esse motivo, foram desenvolvidos estudos para aprimorar o operacional, culminando na criação do data center.

O data center permite que os dados processados sejam armazenados em uma estrutura física, incluindo sistemas de refrigeramento, proteção contra o ataque de invasores e demais funcionalidades de tecnologia em um só lugar.

Sabendo da importância do recurso em pauta para as equipes de tecnologia da informação e as necessidades relatadas no mercado, deve-se buscar compreender os modelos de data center disponíveis.

Corporativo monolítico

O primeiro modelo é voltado para suprir as necessidades de organizações que atendem um amplo volume de dados, como bancos e seguradoras.

Aliás, é importante validar que, dependendo do modelo do negócio e do segmento de atuação das empresas, além de tramitar um grande volume de dados, são compartilhadas informações de cunho sensível.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é um conjunto de normas adotadas na Constituição para promover a segurança da informação e diminuir os ataques de usuários mal intencionados.

Embora não haja distinções para os ataques cibernéticos, sabe-se que os ambientes preferidos de hackers são bancos e instituições financeiras, pela alta possibilidade de sequestrar informações para o aumento de capital.

Como uma forma de se proteger de ataques, as empresas decidem instalar câmera de segurança wifi com gravação externa. Para a proteção cibernética, existe o modelo de data center monolítico.

Corporativo compartilhado

Quando se trata do armazenamento de dados e estruturas em tecnologia, os custos para viabilizar tais ações é de sobremodo elevado. Por isso, muitas organizações optam por investir no modelo data center compartilhado.

Contextualizando com o mercado brasileiro, é possível afirmar que as empresas nacionais se encaixam na categoria de PMEs (Pequenas e Médias Empresas), cujo funcionamento se dá com a ausência de investimento de terceiros.

Pelo fato de seu funcionamento ocorrer com capital próprio, as PMEs têm uma atenção especial para com o controle do fluxo de caixa. O ideal é diminuir custos e despesas, bem como os riscos e prejuízos.

O modelo de data center compartilhado permite que as marcas dividam os custos para manter o funcionamento da estrutura. A gestão e monitoramento é feita por equipes de tecnologia da informação individualmente.

Provedor de aplicações e serviços

Os desafios econômicos afetam diretamente os negócios, pois há oscilações de mercado e no poder de compra da população. Os impactos são vistos para quem vende aos clientes finais e também para quem faz negócios entre empresas.

Conforme abarcado pelo proprietário de uma assistência técnica que oferece o serviço de conserto iPad, as oscilações de mercado são o que trazem o dinamismo e, por esse motivo, as empresas devem estar preparadas para driblar os obstáculos.

A prestação de serviços por intermédio do modelo de outsourcing é uma tendência a nível mundial vigente em linhas de atuação como tecnologia, produção têxtil e alimentos.

Trata-se da segmentação de atividades em conformidade com a especialidade de cada empresa, sendo uma forma de otimizar o operacional.

Para quem deseja diminuir os custos e, ainda assim, dispor de um bom modelo de gerenciamento e estrutura em tecnologia, está disponível a terceirização de data center, onde as organizações podem firmar contratos com os provedores e terceiros.

Conheça os componentes de um data center

Após o entendimento dos princípios e importância de um data center, é indicado o conhecimento sobre os principais componentes deste recurso.

São eles que permitem o surgimento de diferentes soluções aos usuários e ao público em geral, como a emissão de recibo holerite online.

Assim, é desejável o entendimento da relevância e funcionamento dos principais componentes presentes em um sistema de data center.

1. Servidores e dispositivos de rede

O que é um data center e como funciona?Os servidores e dispositivos de rede são as terminações responsáveis pela formação da estrutura de um data center. A sua atuação é que permite tanto a armazenagem, quanto o processamento e compartilhamento de dados.

Para as empresas que atuam fortemente na tecnologia, incluindo estratégias de marketing digital, é possível fazer uma analogia com o método de palavras-chave no sentido de cruzamento de informação.

As palavras-chave são implementadas nos mecanismos de busca, permitindo que tanto clientes, quanto empresas possam se conectar. Ao inserir os termos grafica rapida perto de mim, os usuários obtêm resultados gerados a partir de algoritmos.

A grande diferença entre os algoritmos e os servidores e dispositivos de rede é que os dois últimos estão preparados para lidar com uma amplitude maior de dados, como os sistemas e plataformas de empresas.

2. Energia

Para que seu funcionamento se dê de maneira adequada, as estruturas de tecnologia precisam de uma fonte intermitente de energia.

Sendo válida a instalação de no-breaks e demais aparelhos que permitam o acúmulo intermitente de energia, visando maior estabilidade de rede e também a segurança.

3. Refrigeração

Por serem aparelhos ligados e conectados à fonte de energia diariamente, os data centers exigem atenção especial para a refrigeração. O intuito é manter a temperatura em uma média de 25ºC.

Para a melhor gestão da refrigeração, os profissionais da área de tecnologia da informação instalam ar condicionado, exaustores, filtros e até mesmo tanques de água. Também estão presentes sistemas contra incêndio.

4. Comunicação e segurança

Uma vez sendo o principal objetivo da tecnologia potencializar a troca de informação, os data centers possuem estruturas de telecomunicação para promover velocidade no compartilhamento de dados.

Ainda assim, as estruturas contam com sistemas de defesa contra o ataque de invasores, permitindo que a comunicação seja estabelecida de forma segura.

Considerações finais

A tecnologia possui papel fundamental no mundo corporativo, contribuindo para o ganho de dinamismo e atuando diretamente na otimização dos processos.

Por fim, é indispensável que as empresas invistam na estrutura de gerenciamento, processamento e monitoramento de dados, isto é, o recurso de data center.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário