Você está visualizando atualmente Saiba tudo sobre o armazenamento em flash

O armazenamento em flash surgiu com o grande aumento da necessidade de coletar de guardados e de analisar alguns dados importantes dentro de uma empresa.

As tecnologias voltadas para o armazenamento de dados viraram um assunto de grande importância para o departamento de TI (tecnologia da informação) fazer a atualização de sistemas.

Por isso, o armazenamento em flash veio para ajudar a melhorar a performance deste departamento quando precisarem lidar com grandes volumes de informações.

Para ajudar a entender um pouco mais do assunto, o artigo a seguir explicará o que é o armazenamento em flash e apresentará alguns benefícios.

Por fim, explicará a importância desse tipo de armazenamento e também quais são as diferenças entre memória ram e memória flash.

O que é o armazenamento em flash?

Todo mundo já usou um pendrive ou um cartão de memória com o intuito de armazenar alguns arquivos e conhece as vantagens, dessas mídias, como:

  • Tamanho;
  • Velocidade;
  • Confiabilidade;
  • Versatilidade.

Essas e outras características vêm de um tipo específico de EEPROM que leva o nome de memória flash, essa tecnologia já existe a anos, mas somente nos últimos tempos amadureceu para ser usada em corporações.

A memória flash nada mais é do que um pequeno chip que tem a capacidade de apagar ou de escrever vários endereços em uma única opção, como a memória ram.

Mas, ao contrário dela, essa tecnologia tem a capacidade de fazer a preservação de conteúdo da empresa emissora de laudo PPRA e PCMSO mesmo se não houver uma fonte específica de alimentação.

A tecnologia criada a menos de vinte anos apenas com pequenos chips nos dias de hoje se faz presente em milhares de servidores como um substituto ao disco rígido, que vem ficando obsoleto a cada década.

Quais são os seus benefícios?

Quando se pensa nas inúmeras vantagens que o armazenamento de flash pode trazer para uma empresa de exame oftalmológico completo, por exemplo, é fácil lembrar da grande ajuda que ele dá ao departamento de TI.

Maior velocidade de gravação e de leitura

Quando a memória de flash é comparada ao disco mecânico ou ao disco rígido ela pode mostrar que oferece velocidades muito maiores para a gravação e para a leitura de dados.

Quanto mais a empresa de vídeos porteiros precisa lidar com edições e visualizações de informação, mais clara fica a diferença que faz no departamento de TI.

Mais segurança para os dados

Além de maior velocidade em seu armazenamento, a memória flash proporciona também confiabilidade para os dados que guarda.

Como essa tecnologia não trabalha com partes móveis, ela se torna muito mais resistente a impactos e a outros acidentes que podem acabar corrompendo informações importantes.

Vale lembrar também que a velocidade de gravação e de leitura que esse armazenamento tem permite a realização de backups mega rápidos.

Em caso de problemas isso pode ajudar muito a fazer recuperações instantâneas e não ficar horas e horas tentando colocar um sistema no ar novamente.

Saiba tudo sobre o armazenamento em flashMelhor custo-benefício

Muitos acham que o armazenamento em flash tem custos bem mais altos do que os discos rígidos, e esse mito está cada dia menos convincente.

Os SSDs, Solid State Drives, ainda são mais caros que os HDs, Hard Disk Drives se for pensar em reais por gigabyte, mas essa diferença se supera pelos benefícios que o negócio adquire com ele.

Além de proporcionar um melhor desempenho, ela é confiável e tem uma capacidade de duração maior do que as tecnologias anteriores.

Além disso, os SSDs para uma empresa prestadora de serviço de busca e entrega ainda assim ocupam menos espaço, fazem menos barulho e consomem bem menos energia quando são comparados aos HDs.

Alto desempenho

A diferença de custo-benefício pode ser notada em alguns sistemas que exigem uma alta performance e o mínimo de atrasos possível.

Esse é o caso de algumas empresas que usam os seus próprios servidores como nuvens privadas ou usam a virtualização no local de trabalho.

Em casos assim, a performance dos sistemas operacionais vai depender muito de uma comunicação rápida do cliente e servidor, o que significa que o uso da memória flash pode influenciar na produtividade.

Como investir nessa tecnologia?

Nos dias de hoje existem muitas maneiras de se adquirir a memória flash, além da possibilidade de ser usada em distintos dispositivos, e pode ser desde um SSD interno ou externo, até mídias removíveis e computadores híbridos.

E é por conta dessa versatilidade que não existe há fórmula exata para se investir em memória flash, o que é possível é achar um hardware que satisfaça a demanda da empresa por armazenamento.

Para computadores, a melhor opção que uma empresa de sistema de portaria inteligente tem são os notebooks que vem com memória flash já embutida.

Esses aparelhos são leves e silenciosos, além de trazer mobilidade para quem os usa e não pode abrir mão de um bom desempenho que facilite a produtividade do negócio.

Mas, se existir a necessidade de configurar o servidor, o investimento deve ser um pouco mais específico, a aposta em SSDs avulsos é a mais indicada, isso ajuda a aumentar o desempenho da máquina sem precisar de grandes mudanças no hardware.

Por que essa é uma questão importante?

Inicialmente é possível pensar que é um exagero tratar de um aspecto sobre a infraestrutura de uma empresa como se ela impactasse tanto a produtividade, performance e qualidade das atividades.

Mas, com a importância de um bom armazenamento de informações, esse assunto vem se tornando cada vez mais relevante para a empresa fabricante de conector elétrico derivação.

As informações que o TI coleta e guarda vem se tornando uma questão de extrema importância dado o fato do mercado está exigindo cada dia mais o foco na inserção de análise de Big Data para estratégias de negócios novas.

Até porque como em qualquer outra área de uma empresa, a tecnologia se tornou uma grande aliada de planejamentos estratégicos para consolidar empresas de sucesso.

Diferença entre memória ram e memória flash

O random access memory (RAM), faz referência a todo tipo de armazenamento de informação e de dados. Mesmo que existam outros nomes como disco rígido, a memória ram se tornou o mais popular para dar nome à memória de um PC.

Ram funciona de uma maneira bem simples e específica, usa a energia elétrica para gravar e ler dados, e embora ofereça muita velocidade, sua desvantagem é precisar de muita energia.

Já a memória flash funciona de uma ótima maneira como memória RAM, mas ao invés de estar sempre usando a energia elétrica, ela consegue armazenar capacitores.

A vantagem de poder manter os dados mesmo quando eles não estão sendo alimentados é enorme, mas a desvantagem é que ele leva mais tempo para armazená-los na memória flash.

A memória ram é a mais rápida disponível, ela fornece uma alta velocidade de leitura e também de escrita, além de tempos de acesso bem menores.

Em comparação com a memória flash que é medida em milissegundos, os tempos de acesso da memória ram são medidos em nanossegundos.

A memória ram geralmente é usada em computadores, onde as comunicações devem sempre devem ser rápidas entre a memória e a CPU.

A memória ram carrega os arquivos essenciais e necessários para o computador funcionar da maneira como deve, dando o acesso imediato ao arquivo.

A memória flash é usada como uma alternativa para os outros tipos de mídias serem armazenadas, como os CDs ou os DVDs.

Ela é escolhida para quem não quer usar peças móveis, nela tudo é eletrônico, o que a torna muito mais confiável do que qualquer outra.

Além disso, seu tamanho é uma outra grande diferença, seus cartões de memória são pequenos e entregam grandes espécies de armazenamento.

Isso faz com que sejam uma ótima opção para dispositivos portáteis como o notebook já mencionado, mas além dele também tem outras opções, como:

  • Celulares;
  • Tocadores de música;
  • Câmeras digitais;
  • PDAs (Personal digital assistants).

Muitas empresas de impressão de revistas pequenas tiragens em seus dispositivos fazem o uso da memória ram em paralelo com a memória flash, para ter o melhor desempenho.

Considerações finais

Sendo assim, um gestor/ diretor do departamento de TI tem o papel fundamental de aplicar bons tipos de armazenamento como a memória flash.

É necessário analisar sempre a estrutura atual da empresa e verificar quais são as maneiras de fazer o sistema funcionar, além de procurar as melhores possibilidades de investimento.

Isso torna o armazenamento em flash a solução mais indicada para um negócio, assim como um sorteio de vagas de garagem em condomínio é a melhor opção para resolver problemas de disputa de vagas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário