Você está visualizando atualmente Transformação digital: o que é e porque investir

A transformação digital é uma mudança crucial na forma como uma empresa se comporta em todos os ambientes, e entrega valor aos seus clientes.

Este recurso já se tornou uma estratégia importante entre as empresas que tem como objetivo se destacar das demais. 

A transformação digital é um termo abrangente usado para descrever a implementação de novas tecnologias e processos para melhorar as operações de negócios, tornando a satisfação do cliente maior com o serviço prestado.

Existem muitos obstáculos que as empresas enfrentam nos dias de hoje, conflitos no exterior, inflação, interrupções na cadeia de suprimentos e incerteza econômica. 

Pode ser tentador esperar que as tempestades passem antes de investir na transformação digital, mas essa pode não ser a melhor estratégia em um mundo que está mudando tão rapidamente.

A importância de se realizar uma auditoria

Aproximadamente metade das iniciativas de transformação digital falham, de acordo com o relatório feito pelo State of Commercial Operations Transformation de 2021 e financiado pela Conga. 

Portanto, pode ser um erro se as empresas mergulharem na transformação de suas operações sem uma visão geral de sua organização, seus respectivos pontos problemáticos e suas áreas de maior necessidade. 

É por isso que as jornadas de transformação digital devem começar com uma auditoria completa da empresa. Para isso, os gestores empresariais devem se perguntar o seguinte: 

  • Quais são os pontos problemáticos nas minhas operações comerciais?;
  • Temos ouvido comentários repetidos de clientes sobre qualidade dos serviços?;
  • Como a integração da tecnologia tornará o processo mais eficiente?;
  • Como repensar o próprio processo para fazer uma mudança significativa?;
  • Como posso economizar tempo e dinheiro para meus funcionários?;
  • Como aumentar a satisfação do cliente durante toda a jornada?.

Com essa auditoria realizada, os líderes também podem agilizar a adesão interna promovendo através de uma palestra, ou fornecendo curso de coach para melhor informar os gestores da importância de tal transformação.

Para todas as partes da empresa interessadas, eles podem apontar questões tangíveis dentro de seus processos, identificar quais áreas precisam de melhoria e fornecer uma meta alcançável para a organização conseguir superar. 

Ao gerar aceitação de todos os responsáveis internamente, as organizações também devem delinear claramente os benefícios para a empresa e como cada etapa da iniciativa de transformação digital está trabalhando para atingir esse objetivo.

Conecte-se e agregue valor à sua organização

Um bom lugar para começar sua transformação digital é construir iniciativas que focam em mudar seu modelo operacional. 

Um exemplo é contratar uma empresa que fornece anúncios para propaganda busdoor colocando um QR code com o objetivo de informar o cliente final que o canal para contato mudou e agora pode ser acessado por meio de aplicativo.

Dessa forma seu anúncio estará circulando pela cidade e atingindo um número maior de pessoas.

Mas o que realmente significa estar mais conectado? Bem, para começar, uma das principais maneiras pelas quais as empresas estão se conectando é tornando seus dados mais disponíveis e transparentes em todo o ecossistema digital. 

Isso realmente ajudará você a capitalizar mais clientes de novas maneiras. Por exemplo, organizar pesquisas dentro de obras e indústrias sobre a conscientização de um programa de prevenção de riscos ambientais materiais perfuro cortante.

Dessa forma, empresas que executam serviços de prevenção ambiental, têm a possibilidade de coletar e usar esses dados precisos para criar, oferecer ou aprimorar os serviços prestados.

Sendo possível utilizar dos mesmos dados para expor deficiências ou dores antes mesmo nunca identificadas por essas empresas e que possam precisar de serviços específicos da área como laudo de vibração ambiental, entre tantos outros, gerando assim mais receita.

Estar mais conectado ajudará a organização a cruzar o limite de sua transformação para permitir que o trabalho seja feito mais próximo dos fornecedores, parceiros e clientes e melhorando o valor de modo geral para a empresa.

Transformação digital: o que é e porque investirOtimize iniciativas com ferramentas de automação

A automação tende a se sobrepor a todos os outros pontos de partida, mas realmente ajudará você a reinventar a maneira como esse valor é entregue. 

Por exemplo, por meio de um totem iluminado com ferramentas de automação, os dados podem fluir em tempo real e serem atualizados automaticamente em todo o seu ecossistema digital.

Isso não apenas melhora muito a produtividade, mas também permite que você entenda seu público e, assim, ofereça mais valor aos clientes, gerando um saving financeiro para a empresa.

Isso tende a ser um ótimo ponto de partida para as organizações, pois ajuda a diminuir custos, reduzir o tempo de retorno e mudar a maneira como você se envolve com seus clientes.

Sobrando recursos para investir em uma infraestrutura melhor e quem sabe até para melhorar a climatização de ambientes comerciais, melhorando o ambiente para os funcionários e para os clientes.

Capacite seus parceiros de negócios e clientes

Enquanto as duas primeiras etapas estão focadas em melhorar o modelo operacional, esta irá ajudá-lo a mudar completamente seu modelo de negócios. 

Por exemplo, uma empresa que se utiliza de ferramentas e tecnologias certas, como rastreador veicular com bloqueador via celular, poderá oferecer capacitação para seus parceiros e clientes criarem valor para si mesmos.

E em seguida é possível disponibilizar oportunidades de emprego, o que multiplicará o potencial de um negócio, que terá uma mão de obra qualificada e sem sobrecarga.

Outra forma de gerar valor para seus clientes é por meio das redes sociais, sendo esse o canal de comunicação de uma empresa que está na mão dos clientes fidelizados e de possíveis clientes.

Sendo possível potencializar esse alcance através de campanhas nas principais redes sociais, além de providenciar um maior contato com os clientes e com leads.

A utilização das redes sociais para a divulgação de uma marca é de enorme importância, seja pela facilidade de compartilhamento ou pela demanda do novo cenário de consumo. 

As redes também possibilitam que empreendimentos dos mais diversos segmentos possam encontrar e se conectar com o público de uma maneira mais rápida e com menor custo.

Seguindo por esse caminho, um dermatologista, cirurgião plástico ou um especialista em bioplastia, podem utilizar da mesma estratégia para produzir conteúdos com dicas que gerem valor para o seu público, gerando empatia, confiabilidade e autoridade no assunto.

Mas, na prática, o que realmente isso significa?

Em vez da empresa provar a seus parceiros e clientes os benefícios de trabalhar com ela,o empreendimento estará fornecendo a eles as ferramentas para que eles possam descobrir isso facilmente por si mesmos.

Não apenas isso, mas também permite que seja fornecido um modelo de autoatendimento em todas as empresas relacionadas, para que se torne possível concentrar todos os recursos na melhoria de seus serviços e ofertas.

Plataformas programáveis ​​para agregar

Transformação digital: o que é e porque investirEsta última etapa é fundamental, pois ajudará a empresa a se concentrar na mudança de seus modelos de negócios e operacionais. Simplesmente utilizando outros para ajudar a criar e entregar o valor ao seu negócio. 

Por exemplo, em vez de usar seus próprios recursos para criar ferramentas que ajudariam a agregar valor, é possível terceirizar e ter especialistas fazendo isso para a empresa, para que seja possível se concentrar em outras áreas mais vitais.

Uma ótima ferramenta que o ajudaria a conseguir isso é uma solução CIAM (Customer Identity and Access Management). Em português, gerenciamento de identidade e acesso do cliente.

Essas plataformas facilitam e oferecem uma grande ajuda para que uma empresa consiga gerenciar e proteger os dados e as identidades de seus clientes. 

As plataformas mais recentes são totalmente baseadas em nuvem e gerenciadas para você de qualquer lugar e qualquer dispositivo com acesso à internet. 

Ou seja, o potencial para o valor que poderia trazer para qualquer empresa independente da área em que elas atuam é infinito.

Considerações finais 

Lembre-se a transformação digital é uma jornada para as empresas que estão iniciando seus esforços de transformação digital, é importante ter sempre em mente que a transformação digital é uma jornada muitas vezes longa e também um investimento. 

Portanto, é sempre bom realizar um planejamento e definir pequenas metas a serem alcançadas para tornar o trabalho mais simples de se cumprir, evitando frustrações e decisões erradas.

A transformação é um processo que permite que as empresas elevem continuamente o nível de serviço prestado, mantendo sempre a excelência  e levando qualidade para os clientes.

Ao mesmo tempo essas transformações permitem que o empreendimento cresça e se consolide no mercado em que atua, se transformando em uma referência no ramo. 

Como resultado, a transformação digital requer suporte contínuo de funcionários internos ou externos, partes interessadas e clientes.

É também um investimento para o sucesso futuro dos negócios, criando a base para operações comerciais aprimoradas e uma experiência perfeita para clientes atuais e futuros.

Não há melhor momento do que o presente para se envolver, engajar e se reinventar nesta jornada. A tecnologia está em grande e constante mudança, por isso é necessário que os empreendimentos estejam atentos nessa área.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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