Você está visualizando atualmente 5G: Entenda a importância e o impacto no Brasil

A rede 5G é uma nova tecnologia de conexão móvel, sendo uma evolução do 4G, atual rede utilizada pela maior parte das pessoas no país. 

A globalização e a difusão da utilização da internet trouxeram profundas mudanças na sociedade, como o trabalho, às relações familiares, financeiras, amorosas e de amizade, dentre diversos outros aspectos. 

Isso tudo, porque os meios de comunicação se transformaram em algo rápido e fácil. Com apenas um smartphone é possível transmitir uma mensagem para o outro lado do mundo, sem grandes dificuldades. 

A internet possibilitou a conexão entre pessoas que jamais teriam chances de conversar, devido à distância de suas localizações. Além de permitir o fácil acesso a informação, como a realização de curso troca de vidro celular online. 

Transações financeiras também atingiram níveis internacionais. Nunca foi tão fácil abrir um negócio e divulgá-lo utilizando a internet, que atualmente, não está mais restrita ao uso de computadores, expandindo-se para os smartphones. 

Estar conectado é essencial para todos os pais, essa conexão precisa ser cada vez mais rápida para manter as trocas de informações algo seguro e consistente. 

Visando informar o leitor sobre as novas tecnologias, esse texto vai apresentar o conceito de rede 5G, sua importância, vantagens e como ela funciona. 

O que é rede 5G?

A rede 5G é uma evolução da rede atual de internet móvel, a 4G, ou seja, é a quinta geração desse tipo de internet. 

Desenvolvida para comportar o grande volume de informações trocadas de maneira online e que apenas tende a crescer nos próximos anos, a rede 5G foi criada nos Estados Unidos e promete ser 50 vezes mais rápida do que a rede 4G. 

A evolução da internet móvel 

A internet móvel passou por uma série de evoluções ao longo dos anos até chegar ao que é hoje, algo extremamente rápido e seguro. 

Essas 5 gerações de internet serão discutidas ao longo dos próximos tópicos e todas elas trouxeram revoluções na sociedade, permitindo grandes trocas de informações, venda de produtos como serpentina cerca, dentre outras vantagens.

Rede 1 G

A rede wireless começou a ser desenvolvida em 1979, pela Nippon Telegraph and Telephone (NT) em Tóquio.

Em 1984 a empresa lança a rede 1G para cobrir todo o Japão, sendo exportada anos para os outros países e marcando a década de 80 com essa nova tecnologia.  

Em 1983, o DynaTAC da Motorola se popularizou, tornando-se um dos primeiros telefones móveis que tinham acesso às operações 1G.  

Os telefones móveis começaram a ser utilizados com maior frequência entre a população mundial. 

Porém, a rede 1G apesar de ser uma evolução, possuía uma série de desvantagens, como: 

  • Cobertura ruim; 
  • Baixa qualidade de som; 
  • Sem suporte de roaming; 
  • Baixa compatibilidade entre sistemas; 
  • Chamadas não criptografadas. 

Nessa época existia uma série de operadoras telefônicas que devido a inexistência de um suporte de roaming, funcionavam em diferentes frequências e portanto, não eram compatíveis entre si. 

Além disso, qualquer chamada poderia ser invadida e gravada, pois as informações não eram criptografadas. A rede 1G não era tão boa quanto um gerador para festa.

Rede 2 G

A segunda geração de redes móveis foi desenvolvida sob o padrão GSM na Finlândia em 1991. 

Foi nessa geração que as chamadas começaram a ser criptografadas e a voz digital era mais clara, com menos ruídos estáticos e de fundo. 

O 2G gerou novamente transformações na indústria de comunicação, trazendo mudanças culturais na sociedade. 

Pela primeira vez mensagens de texto, conhecidas como SMS, começaram a ser trocadas e se difundiram nos gostos da população. 

A rede 2G também possibilitou a troca de mensagens multimídia por telefone, conhecida pela sigla MMS, como fotos e vídeos. Dessa forma, se alguém quisesse vender alguns domos de ventilação, bastava apenas mandar uma foto. 

Com essa evolução houve uma adoção em escala da rede 2G por empresas e pessoas, pois era evidente que inovações iriam surgir nos próximos anos. 

As operadoras começaram a investir em infraestrutura para aumentar a velocidade da rede 2G, instalando novas torres de sinal. 

5G: Entenda a importância e o impacto no Brasil3G

A rede 3G foi lançada em 2001 pela empresa NTT DoCoMo, ela revolucionou o mundo, pois padronizou os protocolos de redes utilizados pelos fornecedores. 

Dessa forma, os usuários poderiam acessar dados de internet em qualquer lugar do mundo, pois os pacotes de dados eram padronizados. Essa mudança tornou os serviços de roaming internacional uma possibilidade real pela primeira vez.

O 3G era também 4 vezes mais rápido do que a rede 2G, comportando uma transferência de dados muito maior. 

O aumento da velocidade proporcionou o surgimento de diversos serviços que poderiam ser utilizados por smartphones, como vídeo chamadas, streaming de vídeo e voz. O 3G era rápido assim como as empresas que realizam a confecção de banner na hora.

Em 2007 o primeiro iPhone foi lançado, fazendo com que a rede 3G fosse ainda mais difundida e com altas expectativas de ser ampliada. 

4G

A rede 4G foi lançada por países europeus, sendo implementada em 2009 em Estocolmo, Suécia, Oslo e Noruega. 

Posteriormente foi lançado no restante dos países, sendo uma conexão extremamente alta, possuindo a capacidade de 1 gigabit por segundo para usuários estacionários. 

Essa alta conexão possibilitou a melhora de diversos serviços online, como o aumento da qualidade de vídeos e jogos. 

Apesar de todas as vantagens, a transição entre rede 3G para 4G não foi tão simples quanto a transição entre a rede 2G para 3G ou fazer um aluguel por hora sala comercial.

Pois, os dispositivos móveis, como smartphones e tablets, precisavam ser projetados especificamente para comportar o 4G.

Dessa forma, os usuários que desejavam usufruir de altas conexões foram obrigados a substituir seus aparelhos, o que fez com que a indústria aumentasse drasticamente os seus lucros. 

Atualmente a rede 4G é padrão no mundo, porém, algumas regiões possuem falhas constantes de conexão, algo que é possível observar até mesmo no Brasil, onde a conexão é perdida em regiões mais arborizadas. 

5G: Entenda a importância e o impacto no Brasil5G e internet das coisas

A rede 5G vem sendo estudada e desenvolvida há décadas, para suportar a troca constante de informações da internet das coisas (IoT).

A IoT é a próxima grande revolução digital, onde diversos dispositivos vão estar conectados a rede e compartilhando dados. 

A internet das coisas já está sendo implementada até mesmo nos smartphones, que são dispositivos com uma série de sensores conectados à rede e que ajudam o ser humano a realizar diversas tarefas. 

Desde as mais simples, como fotografia, comunicação, até mesmo pagamentos por aproximação. 

E o melhor de tudo é que os celulares já conseguem se conectar a outros dispositivos, como fones bluetooth, caixas de som, câmera de segurança wifi com gravação externa, geladeiras e assistentes virtuais. 

A internet das coisas possibilitará que os dados saiam dos centros de servidores e sejam utilizados nos dispositivos de borda, como são chamados os aparelhos não convencionais, como máquinas, geladeiras e carros que possuem habilidade para se conectar em WI-FI. 

No início dos anos 2000 os pesquisadores já sabiam que às redes 3G e 4G não possuíam capacidade para suportar todas as funcionalidades da IoT. 

Portanto, em 2008 a NASA começou a investir no desenvolvimento da tecnologia IoT, M2M (comunicação entre sistemas sem e com fio) e a rede 5G, lançando a empresa Machine-to-Machine Intelligence (M2Mi) Corp. 

As universidades internacionais também focaram no investimento de programas para desenvolvimento da rede 5G, como é o caso da Coreia do Sul, com o programa P&D 5G, e Nova York, que fundou a NYU WIRELESS.

Três empresas sul-coreanas, KT, LG Uplus e SK Telecom, lançaram a rede 5G no país em 2019. No Brasil, em 2020, as operadoras Vivo, Claro e Tim começaram a realizar a conectividade da rede 5G.

Brasil e a rede 5G

De forma geral, a rede 5G é algo extremamente recente, não sendo ainda disponibilizada por muitas operadoras e não estando com fácil acesso a população, pois ainda é necessário lançar no mercado dispositivos compatíveis com a rede 5G. 

Entretanto, a rede 5G já pode ser utilizada por empresas para tornar mais rápido os serviços bancários e suportes à saúde. 

Atualmente, com a rede 5G é possível até mesmo realizar cirurgias remotas, monitoramento remoto de sinais vitais e popularizar a telemedicina. 

Considerações finais

Atualmente as redes móveis são utilizadas até mesmo na segurança eletrônica de casas, apartamentos, serviços de redes, dentre outros exemplos. 

Com a implementação da rede 5G no país será possível acelerar a conexão de diversos dispositivos, permitindo a difusão do uso da internet das coisas, cirurgias remotas, transações financeiras mais seguras, dentre uma série de outras vantagens. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário