Você está visualizando atualmente A importância de uma solução de armazenamento de arquivos confiável para o sucesso do seu negócio

A solução de armazenamento de arquivos é indispensável para o seu negócio.

Entretanto, ela deve ser funcional e confiável, ampliando as chances de sucesso e evitando ataques ou vazamento de dados.

Neste aspecto, vamos falar mais sobre alguns casos que mostram a relevância de escolher parceiros que darão todo o suporte que a sua empresa precisa. Confira!

Vazamentos de dados a serem lembrados

Em 2017 o mundo foi bombardeado com o caso do vazamento de informações pessoais de diversas plataformas. Como o Linkedin, MySpace, Las.FM, Minecraft e outras.

No arquivo dos hackers havia mais de 1,4 bilhão de senhas, sendo atualizado constantemente e colocando em risco a privacidade dos usuários. Afinal, com a senha, era possível ver dados pessoais, conversas e mais.

Outro vazamento importante foi o do Facebook, onde mais de 87 milhões de dados chegaram nas mãos de criminosos. Segundo o diretor da empresa, a empresa responsável por tratar os dados da rede social estava envolvida no esquema.

Basicamente, a Cambridge Analytica recebeu a acusação de compartilhar as informações dos usuários de forma indevida, manipulando eleitores e influenciando dos resultados eleitorais de 2016.

Já no cenário brasileiro, tivemos 5 casos que impactaram o mercado e trouxeram uma instabilidade para a economia:

Cadastro PIX

O Pix foi uma revolução importante para os brasileiros, eliminando o pagamento de altas taxas bancárias.

No fim de janeiro de 2022, o Banco Central avisou que um problema com a segurança resultou no vazamento de informações pessoais. Essas estavam vinculadas ao cadastro das chaves Pix.

Mais de 160 mil chaves foram expostas junto com CPF, nome completo e as informações bancárias. Tudo deixou senhas e extratos em perigo. As vítimas foram informadas via app ou internet banking.

Operação Deepwater

Essa operação ficou conhecida como Deepwater e foi uma das maiores da história nacional, envolvendo inclusive dados de pessoas falecidas.

Ao todo, mais de 223 milhões de indivíduos (vivos e falecidos) tiveram dados como nome, endereço, fotos, CPF e até renda mensal vazados. Cabe destacar quem um hacker de 24 anos foi preso em Uberlândia. O suspeito teria invadido o sistema do Exército, Senado e TSE.

O caso ainda não foi concluído.

Além desses vale destacar o caso da Enel, com mais de 290 clientes com dados vazados, bem como aquele envolvendo o Ministério da Saúde, que teria vazado dados de mais de 243 milhões de brasileiros (vivos e falecidos).

A importância de uma solução de armazenamento de arquivos confiável para o sucesso do seu negócioA importância de uma solução de armazenamento de arquivos confiável para o sucesso do seu negócio

Diante de todos os casos de vazamentos de dados ou demais ações criminosas envolvendo o avanço da tecnologia, muitas empresas ficam na dúvida de como proceder com seus negócios.

Inicialmente, é preciso buscar formas de alavancar a empresa, crescer de forma organizada e contínua, adotar tecnologias escaláveis, bem como garantir a segurança das informações/documentos da empresa.

Logo, é indispensável ter uma solução de armazenamento/gerenciador de arquivos confiável.

Nos dias atuais, a segurança é uma das principais maneiras de garantir resultados favoráveis ao passo que evita erros futuros. Além disso, o fluxo de informações é enorme e cresce a cada dia.

Neste cenário, tudo começa com um planejamento de mudança, conforme dados e setores. Em seguida, vem a escolha dos parceiros e o armazenamento estruturado.

A partir disso, os cuidados são garantidos, como total controle de acesso, camadas de criptografia nos arquivos e assim por diante.

Dessa forma, não se trata apenas de proteger externamente, contra espiões e hackers, mas garantir que ameaças internas sejam evitadas. Seja um erro de algum colaborador, alguém mal-intencionado e assim por diante.

Por exemplo, suponha que um colaborador esteja trabalhando em home office, usando seu computador pessoal que está com algum tipo de malware/vírus. Se ele tentar acessar os arquivos da empresa, esses devem ficar protegidos contra essa ameaça. Mesmo que não seja uma conduta propriamente criminosa.

A segurança de dados

Cabe destacar que, ao pensarmos em segurança de dados, não estamos nos referindo apenas a documentos da empresa. Como extratos bancários e contratos com fornecedores.

A segurança de dados também visa a proteção de informações sensíveis de clientes, gestores, colaboradores e outros.

No comércio de varejo, como lojas de roupas, por exemplo, é comum o cadastro de clientes. Geralmente, esse cadastro permite descontos e vantagens especiais. Mas, para isso, a empresa tem nome completo, data de nascimento, endereço, renda mensal bruta e até o número do CPF.

Ou seja, se essas informações “vazarem”, esses indivíduos podem estar sujeitos a ação de criminosos, como tentativas de empréstimos e cartões de crédito.

Por isso, é importante garantir a segurança máxima, sendo uma vertente que também traz autoridade e confiança para o seu negócio.

Afinal, o público não quer estabelecer uma relação em que corre algum tipo de risco.

Enfim, a solução de armazenamento de arquivos é indispensável para o seu negócio e você pode começar essa mudança agora com um dos nossos especialistas Webcenter. É a chave de eliminar altos custos e ter um pacote de soluções sob medida para sua empresa.

Deixe um comentário