Você está visualizando atualmente Como a solução Webdrive da Webcenter ajuda a garantir a segurança dos dados do seu negócio

Nesse artigo, você vai descobrir como o gerenciamento de arquivos da Webcenter, a solução Webdrive, ajuda a garantir a segurança de dados do seu negócio.

Para isso, vamos explicar melhor o que é esse cuidado e quais as principais práticas adotadas. Lembrando que, desde 2020, está em vigor a legislação da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.

Isso significa que não se trata apenas de uma questão essencial para o posicionamento da sua marca/empresa, mas uma exigência legal para negócios físicos e digitais.

Assim, a perspectiva é garantir a seguridade das informações pessoais do seu cliente/usuário, bem como dos arquivos internos.

Segurança dos dados do seu negócio: uma perspectiva de prevenção

Primeiramente, quando falamos em dados estamos nos referindo a todo tipo de informação que circunda um negócio. Ou seja, vale para aqueles relatórios semanais de vendas, lucros e capital, dados do público e demais informações.

Sendo assim, qualquer tipo de estudo, instrução, pesquisa ou ciência deve estar devidamente protegido. Mesmo que algumas dessas informações sejam liberadas para o público e órgãos governamentais.

Imagine, por exemplo, que você tem uma loja que vende eletrônicos. Logo, faz a nota fiscal dos produtos vendidos para que os clientes possam solicitar garantia com o fornecedor, se necessário.

Isso quer dizer que você tem informações do produto e daquele que comprou, como números de telefone e documentos, endereços, etc.

Com a transformação digital que temos atualmente, onde tudo é muito rápido, a segurança dessas informações evita que os sistemas/pessoas se tornem sensíveis. Seja a um vazamento, bem como a uma ação criminosa.

A partir disso, a segurança dos dados do seu negócio se refere a todas as medidas que são adotadas para preservar/proteger essas informações.

Essas medidas são discutidas cada vez mais, visto que novas ferramentas surgem, novos golpes, leis e verificações e maior rapidez no compartilhamento.

Pilares da segurança

Diante de toda a preocupação em torno da proteção das informações, surgem alguns pilares básicos nos quais a segurança é baseada. Sendo oferecidos pela Webdrive, confira:

  • Confidencial: apenas indivíduos autorizados conseguem acessar as informações;
  • Disponibilidade: acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana para pessoas autorizadas;
  • Autenticidade e integridade: as informações não são corrompidas, com recuperação rápida e sem serem alteradas em casos de acidentes;
  • Conformidade: os dados são processados de forma correta, mantendo o padrão legal estabelecido.

Cabe destacar que o gerenciamento de arquivos Webcenter também possui versionamento de lixeira, compartilhamento simplificado com usuários externos e backup automatizado e ambiente fisicamente apartado.

Como a solução Webdrive da Webcenter ajuda a garantir a segurança dos dados do seu negócioAplicação prática

Quando falamos em segurança dos dados do seu negócio, e todos esses termos tecnológicos, muitos ficam com dúvidas sobre o que exatamente isso significa no dia-a-dia.

Afinal, parece simples dizer que traz disponibilidade, mas o que isso realmente significa na prática?

É por isso que falamos em aplicação prática. Em resumo, a seguridade visa três aspectos: tecnologia, processos e pessoas. Tanto para evitar ataques quanto para corrigir problemas, otimizar o funcionamento dos negócios e reduzir erros.

Assim, a tecnologia se refere a todas as soluções e ferramentas usadas para a proteção de dados. Como a nuvem, criptografia, senhas, etc.

Já os processos são os padrões do que será feito diante de um possível ataque. Logo, existem estruturas e orientações a serem seguidas. Como proteção extra, identificadores e sistemas de recuperação.

Por fim, as pessoas se referem ao impacto que essas medidas provocam na empresa e no público. Em síntese, você está protegendo a si, seus colaboradores, patrimônio e clientes. Isso traz maior transparência e confiabilidade. Sendo justamente isso que a Webcenter tem como premissa.

Inclusive, o Webdrive conta com proteção contra ransomware, que são os softwares que roubam informações através de computadores, causando a perda daquele dispositivo.

Como resultado, protege a sua empresa dessa perda, bem como das extorsões, geralmente solicitadas em moedas digitais, como o Bitcoin.

A importância para as empresas

Enfim, a pesquisa do IBM mostrou que as empresas tem 43% de chances de sofrerem um ataque cibernético. Logo, cabe a cada uma adotar estratégias e soluções que as blindem disso.

O mesmo estudo aponta que os danos por essas violações podem ultrapassar os R$ 4 milhões. Afinal, a empresa perde não apenas informações importantes de si, mas de clientes, colaboradores e fornecedores. Como resultado, há processos envolvidos.

Logo, cabe aos negócios mudar este cenário adotando parceiros que oferecem maior proteção. Afinal, com a prevenção, você reduz custos altíssimos, não apenas financeiros, mas de imagem. Para fazer isso, a dica é seguir os seguintes passos:

  • Mapeie todo o seu negócio;
  • Comece a mudança em setores;
  • Estruture e defina autorizações de acesso;
  • Aposte em soluções que funcionam;
  • Adote o sistema em nuvem e autenticação em dois fatores;
  • Nunca utilize em dispositivos pessoais;
  • Atente-se a LGPD;
  • Converse com as equipes e definam procedimentos de segurança e para ataques.

Para saber mais sobre as mudanças do mercado, ferramentas e sistemas, assine a newsletter e confira o blog regularmente ou converse com um de nossos especialistas para ter soluções personalizadas para a sua empresa.

Deixe um comentário