Você está visualizando atualmente Armazenamento de arquivos na nuvem: vantagens e desafios para empresas

O armazenamento de arquivos na nuvem traz uma série de vantagens e desafios para empresas, principalmente nos primeiros meses de adaptação e mudança.

Justamente por isso, é imprescindível compreender quais são essas situações que, provavelmente, irão ocorrer. Assim, é o fim das montanhas de papel, espaços com gavetas e porta documentos, manutenção e limpeza. Simultaneamente, este é o início da adaptação tecnológica do seu negócio, fazendo parte da transformação digital e escalando a sua empresa.

Vantagens do armazenamento de arquivos na nuvem

O armazenamento de arquivos na nuvem é um recurso onde as informações ficam em um servidor. Com isso, libera espaço das máquinas, são acessados mais rapidamente em qualquer lugar e ficam protegidos de uma série de riscos.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o assunto, incluindo como funciona e tipos, confira um post exclusivo da Webcenter. Então, vamos às vantagens:

1# Otimiza o acesso

Uma das principais vantagens do armazenamento de arquivos na nuvem é a facilidade em acessar documentos onde quiser, em qualquer momento. Ou seja, otimiza o seu acesso.

Não é segredo que muitas empresas ainda resistem a essa mudança, mesmo em mundo hiperconectado.

A realidade é que você e as equipes responsáveis não podem ficar a mercê de uma prateleira ou gaveta com diversos papéis, novos e antigos. Assim, precisam ter um acesso facilitado e imediato aquele documento que estão procurando. E é isso que esse sistema permite.

Tudo isso com controle de usuários, relatórios de acesso, criptografia de dados e permissões de compartilhamento.

2# Melhora os processos da empresa

O armazenamento de arquivos na nuvem permite que o trabalho atua colaborativamente, ou seja, melhora a produção e compartilhamento dos documentos. Neste cenário, é possível criar diferentes fluxos de trabalho de forma ágil.

Simultaneamente, melhora os processos internos, comunicando equipes, informando, compartilhando dados e facilitando a integração de outras ferramentas.

3# Proteção de dados e segurança

O armazenamento de dados no modelo antigo requer uma série de espaços e maquinários. Com isso, exige uma equipe especializada e a adoção de uma série de cuidados. Entretanto, ainda podem ocorrer problemas, como perdas de hardwares, superaquecimento, inundações, infiltrações, etc.

Tudo isso prejudica a segurança, tornando o sistema susceptível a problemas, como perdas e invasões.

A nuvem conta com uma série de esquemas de segurança que evitam violações, perdas ou crimes cibernéticos que comprometem a imagem da sua empresa e podem descredibilizar o seu negócio, dificultando a confiança por parte do cliente.

Armazenamento-de-arquivos-na-nuvem-vantagens-e-desafios-para-empresas_foto24# Armazenamento de dados na nuvem traz eficiência, reduz os custos e garante escalabilidade

A nuvem torna a sua empresa mais eficiente, facilitando o acesso, protegendo os dados, reduzindo o uso de espaços físicos. Além disso, reduz os custos de tempo de inatividade, fazendo o seu tempo se tornar realmente valioso.

Da mesma maneira, é financeiramente mais barato, principalmente a longo prazo. Afinal, traz uma série de benefícios que outros métodos de armazenamento não disponibilizam.

Já a escalabilidade se refere ao crescimento da sua empresa. Então, essa solução permite que você tenha apenas os recursos que usará, dimensionando conforme a necessidade e não ficando a mercê de caras equipes de T.I.

Pensando nisso, a Webcenter conta cm pacotes de soluções feitos sob medida para o seu negócio, clique em “fale conosco” e dê esse passo em direção ao futuro da sua empresa.

Desafios para as empresas

Por fim, separamos alguns dos principais desafios que as empresas encontram quando falamos no armazenamento de arquivos na nuvem. Afinal, se encontrar essas dificuldades, pode ficar na dúvida sobre aderir à transformação ou não.

Entender as necessidades e vantagens

A princípio, um dos desafios empresariais é entender quando é hora de adotar uma nova ferramenta ou estratégia para o negócio. Quando se trata de sistemas, softwares e soluções digitais, há a incerteza sobre a segurança, legislação ou mesmo acesso.

Dessa forma, entender quais são as necessidades reais da sua empresa e como solucioná-las, compreendendo as vantagens disso, é um caminho para adotar novas estratégias.

Garantir uma migração consistentes com o armazenamento de arquivos na nuvem

A migração se refere ao processo de mudança do ambiente físico para o digital. Ou seja, não é algo que ocorre em poucos minutos, de “um dia para outro”. Esse processo deve ser planejado de forma consistente e completa.

Geralmente, a migração ocorre por setores e datas, variando conforme cada tipo de empresa, volume de dados, etc.

Enfim, para saber mais, tirar dúvidas ou iniciar essa mudança e superar todos os desafios que possa encontrar, a Webcenter conta com especialistas que vão lhe ajudar a adotar as melhores soluções.

Deixe um comentário